A Cidadania Fiscal da Receita Federal do Brasil publica a 2ª edição do Manual de Atendimentos NAF – Passo a passos executivos
Área do Cliente
Notícia
Em sede de Recurso Repetitivo, STJ define que ICMS, PIS e Cofins integram a base de cálculo do IPI
A Primeira Seção do STJ decidiu, sob a sistemática dos recursos repetitivos Tema 1.304, que os valores referentes ao ICMS, PIS e Cofins devem ser incluídos na base de cálculo do IPI
A Primeira Seção do Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu, sob a sistemática dos recursos repetitivos (Tema 1.304), que os valores referentes ao ICMS, PIS e Cofins devem ser incluídos na base de cálculo do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI). A tese firmada uniformiza o entendimento em todo o país e tem efeito vinculante sobre os processos suspensos com a mesma matéria. A decisão foi tomada no julgamento realizado em 10 de dezembro de 2025, noticiada previamente pelo Rota (AQUI), tendo o acórdão sido publicado apenas ontem, em 17 de dezembro.
O julgamento envolveu mandado de segurança impetrado por uma empresa industrial, que buscava afastar a exigência da inclusão de PIS e Cofins no cálculo do IPI. O Tribunal Regional Federal da 4ª Região havia negado a segurança, e o recurso especial da empresa foi escolhido como representativo da controvérsia.
Segundo o relator, ministro Teodoro Silva Santos, a tese do Supremo Tribunal Federal no Tema 69 que afastou o ICMS da base de cálculo do PIS e da Cofins, não pode ser aplicada por analogia ao IPI. Isso porque, enquanto as contribuições incidem sobre o faturamento, o IPI tem como base o “valor da operação” de saída do produto industrializado, que inclui os tributos “por dentro” do preço.
De acordo com a decisão, a inclusão dos tributos na base do IPI é compatível com o artigo 47, II, “a”, do Código Tributário Nacional e com o artigo 14, II, da Lei nº 4.502/1964. A corte entendeu que a exclusão dos tributos implicaria uma reconstrução artificial da base de cálculo, em desacordo com a legislação vigente.
A jurisprudência do STJ, conforme destacado no voto, já vinha consolidada no mesmo sentido em diversos precedentes, entre eles os Recursos Especiais 610.908/PR, 675.663/PR e 2.013.239/RS. A ausência de norma que autorize a exclusão de tributos do valor da operação foi considerada ponto central para a rejeição da tese do contribuinte.
A tese firmada foi clara: “Não é possível excluir o ICMS, o PIS e a COFINS da base de cálculo do IPI, a partir do conceito de ‘valor da operação’ inserto no art. 47, II, a, do CTN; e no art. 14, II, da Lei nº 4.502/1964”.
Com a uniformização, ações judiciais em todo o território nacional que discutam o tema deverão seguir o entendimento firmado pelo STJ.
Referência: Recurso Especial n° 2.119.311/SC (Tema 1.304)
Data da publicação do acórdão: 17/12/2025
Notícias Técnicas
Principais regras, obrigações acessórias e prazos de recolhimento do IRRF conforme a Lei nº 15.270/2025
As alterações abrangem a redução do imposto devido, a tributação mensal das altas rendas e o ComprovaBet
Último dia para pagamento dos documentos de arrecadação será 30 de dezembro (terça-feira)
A Receita Federal disse nesta 5ª feira (18.dez.2025) que é bastante simples garantir o direito à não retenção do IRRF no caso de lucros apurados até 2025.
Notícias Empresariais
Uso indevido de dados no treinamento dessas ferramentas e vigilância excessiva são apontados pelos principais riscos. Confira também outros destaques de Legislação
Quando a empresa reduz o risco social de tentar e aumenta a clareza do que importa, o brilho volta
A equação é simples. IA não cria inteligência do nada. Ela amplifica aquilo que a empresa já tem
Erros de planejamento e na gestão financeira são os principais responsáveis pelo fechamento de 60% das pequenas empresas com menos de cinco anos no país
Prática cresceu com o aumento da preocupação com a saúde mental e sua relação com os indicadores de produtividade, engajamento e retenção
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional