Receita Federal divulga calendário com vencimentos de obrigações acessórias e contábeis
Área do Cliente
Notícia
São Paulo estabelece autorregularização de ISSQN para NFS-e
Portaria SEFAZ Nº 43/2025 disciplina regularização e fiscalização de notas fiscais de serviços eletrônicas de contribuintes do Simples Nacional
A Secretaria da Fazenda de São Paulo publicou a Portaria SEFAZ Nº 43, de 10 de outubro de 2025, publicada no Diário Oficial do Município desta segunda-feira (13), estabelecendo regras e procedimentos de autorregularização do Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN) e disciplinando a Fiscalização Programada relativa a Notas Fiscais de Serviços eletrônicas (NFS-e) emitidas e não declaradas no PGDAS-D por contribuintes optantes do Simples Nacional.
De acordo com a portaria, será emitida comunicação por meio do Domicílio Tributário Eletrônico – DTE Municipal aos contribuintes ou responsáveis que emitiram NFS-e no Sistema ISISS, abrangendo o período de janeiro de 2021 a dezembro de 2024, com o objetivo de permitir a autorregularização, conforme prevê o Decreto Nº 21.328, de 7 de outubro de 2022.
A portaria também prevê que, caso sejam identificadas NFS-e com fato gerador posterior ao período de janeiro de 2021 a dezembro de 2024 e que não tenham sido declaradas no PGDAS-D, essas poderão ser incluídas na mesma comunicação de autorregularização.
Prazos e procedimentos
Os contribuintes ou responsáveis que não realizarem a autorregularização dentro do prazo de 60 dias contados a partir do recebimento da comunicação ficarão sujeitos ao início do procedimento fiscal no Regime de Fiscalização Programada.
O regime de fiscalização programada permite à Secretaria da Fazenda identificar e cobrar créditos tributários de forma sistemática, priorizando contribuintes com pendências em relação às declarações de ISSQN e NFS-e emitidas, mas não informadas no PGDAS-D.
Impacto para os contribuintes do Simples Nacional
A medida reforça a necessidade de regularização de informações fiscais por parte dos optantes do Simples Nacional, garantindo a conformidade com a legislação municipal e evitando autuações futuras.
Segundo a portaria, a comunicação via DTE Municipal tem caráter formal e oficial, e o não atendimento ao prazo estipulado resultará no início automático do procedimento fiscal.
Orientações aos contribuintes
A Secretaria da Fazenda orienta que os contribuintes:
- Confiram a emissão de todas as NFS-e no período de 2021 a 2024;
- Realizem a autorregularização no prazo de 60 dias a partir do recebimento da comunicação via DTE;
- Incluam, se necessário, NFS-e com fato gerador posterior no mesmo processo de regularização;
- Acompanhem o andamento do procedimento fiscal, caso não efetuem a autorregularização.
O objetivo da medida é facilitar a conformidade tributária e reduzir a necessidade de processos administrativos ou autuações decorrentes de informações incorretas ou omissas.
Notícias Técnicas
O Informe Técnico 02.2024, versão 1.10, trouxe a inclusão de um novo meio de pagamento na emissão da NF-e e da NFC-e
Entre as principais novidades da Reforma Tributária sobre o consumo, está o novo mecanismo de cashback, que estabelece a devolução de parte dos tributos recolhidos para famílias de baixa renda
O governo federal criou, por meio de Lei, uma pensão especial de um salário-mínimo. O Decreto que regulamentou a lei, entrará em vigor em 29 de novembro de 2025.
Empregadores domésticos têm até hoje (31) para regularizar débitos do FGTS. Após o prazo, casos serão encaminhados à fiscalização
Notícias Empresariais
Trocar Posso fazer isso? por Como posso fazer isso? ativa a coragem e transforma medo em ação, segundo o FBI
No Brasil, IA aplicada sem políticas de capacitação pode gerar desemprego e concentração de renda; uso estratégico é essencial para equilibrar eficiência e inclusão
Advogado e presidente da Conaje alerta para armadilhas comuns em períodos de Selic elevada
Dados do Impostômetro mostram que tributos podem representar até 77% do preço final
Bancos só respondem em caso de erro grave em operações de câmbio, segundo Resolução 277 do BC
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional
