No último mês do ano é tempo do pagamento da 2ª parcela do 13º salário. E aí, você já sabe quanto vai receber ou como calcular o valor a ser pago aos empregados?
Área do Cliente
Notícia
TRF-6 libera indústrias da obrigação de divulgar relatórios salariais
Decisão limita efeitos de decreto e portaria do MTE e garante, por ora, sigilo às indústrias do Estado
A 4ª turma do TRF da 6ª Região decidiu suspender, em caráter provisório, a obrigatoriedade de publicação dos relatórios de transparência salarial e de critérios remuneratórios prevista no decreto 11.795/23 e na portaria MTE 3.714/23.
A medida vale para todas as empresas do setor industrial em Minas Gerais com mais de cem empregados.
O caso
A ação foi proposta pela Fiemg - Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais, que contestou a legalidade dos atos normativos sob o argumento de que eles extrapolam os limites da lei 14.611/23, que trata da igualdade salarial entre homens e mulheres.
Para a entidade, a regulamentação impôs obrigações não previstas em lei, como a ampla divulgação de dados sensíveis, com risco de violação à LGPD e de práticas anticoncorrenciais.
O juízo da 10ª vara Federal de Belo Horizonte havia negado liminar à Fiemg, mas a decisão foi revertida pelo relator do agravo de instrumento, desembargador Lincoln Rodrigues de Faria, que reconheceu a plausibilidade dos argumentos apresentados.
Voto do relator
Para o magistrado, os atos do Executivo extrapolaram o poder regulamentar ao criar obrigações autônomas não previstas na lei, como a forma detalhada de exposição das remunerações e critérios de promoção interna.
Segundo ele, ainda que os dados fossem anonimizados, em muitas estruturas empresariais seria possível identificar os profissionais, especialmente em cargos de direção ou funções específicas, o que afrontaria a LGPD.
O relator também destacou parecer técnico do Cade que apontou riscos de práticas anticoncorrenciais decorrentes da ampla publicidade das informações salariais, já que poderiam favorecer coordenação entre concorrentes.
Com base nisso, votou por dar provimento ao agravo e confirmar a suspensão da exigência de divulgação dos relatórios, limitada às indústrias de Minas Gerais com mais de cem empregados.
Processo: 6002221-05.2024.4.06.0000
Notícias Técnicas
Sanciononada a Lei 15.246, de 2025, que torna permanentes as mudanças propostas pelo Poder Executivo no Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF).
Nova regra visa evitar uso indevido de faturamento duplo e garantir tratamento fiscal justo
Mudanças da Receita aumentam o rigor sobre deduções de ICMS, afetando contabilidade, planejamento fiscal e compliance das empresas
O painel está disponível na página da Jurisprudência do TST e permite acesso rápido a informações sobre processos, incluindo temas analisados pelo STF
Notícias Empresariais
A autodisciplina transforma rotina em propósito e esforço em crescimento — e é assim que nasce o equilíbrio entre resultado e bem-estar
Veja como proteger seu empreendimento de possíveis sufocos financeiros
Modelo de governança corporativa deixou de ser exclusiva apenas às grandes instituições
Queda na percepção da situação atual é compensada pela alta nas expectativas, com destaque para o comércio
O modelo CLT desabou e o brasileiro precisou se virar para sobreviver
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional