No último mês do ano é tempo do pagamento da 2ª parcela do 13º salário. E aí, você já sabe quanto vai receber ou como calcular o valor a ser pago aos empregados?
Área do Cliente
Notícia
Estruturação societária é crucial paraêxito das startups
O País vive um momento de efervescência no ecossistema de inovação. Segundo o Startups Report Brasil 2024, divulgado recentemente pelo Observatório Sebrae Startups, já conta com 18.056 empresas desse tipo em operação
“A escolha do modelo societário adequado pode ter impacto direto no sucesso da empresa, afetando desde a gestão e operação até a captação de investimentos e a responsabilidade dos sócios”, afirma a advogada Ana Paula Caiafa, do escritório Zürcher, Caiafa, Spolidoro & Schunck Advogados.
Dentre as opções mais comuns, a sociedade limitada (LTDA.) destaca-se pela simplicidade e flexibilidade de gestão, com menos exigências legais e burocráticas em relação a outras estruturas. Nela, a responsabilidade dos sócios é restrita ao valor de suas quotas no capital social, protegendo o patrimônio pessoal.
Outra vantagem é a possibilidade de distribuir lucros de modo proporcional ou desproporcional às quotas, conforme previsto no contrato social e mediante a instituição de critérios para recompensar um sócio que tenha contribuído com o crescimento daquele periodo em questão . “É uma alternativa bastante utilizada por startups em fase inicial, que buscam agilidade e proteção jurídica básica”, explica a advogada.
A sociedade anônima (S/A) costuma ser a escolha de empresas que projetam crescimento rápido e precisam captar recursos significativos. Essa modalidade, caracterizada pela emissão de ações, permite atrair investimentos tanto de investidores privados quanto, futuramente, por meio do mercado de capitais. Sua estrutura de governança, com conselhos de administração e fiscal, proporciona maior transparência e controle, aspectos que costumam seduzir investidores.
A facilidade na transferência de ações também favorece a entrada e saída de novos sócios sem necessidade de alterar o contrato social.
Outra possibilidade, porém, de utilização muito restrita, são as parcerias, que oferecem flexibilidade e colaboração, podendo assumir formas como sociedades em nome coletivo, comanditas simples ou comanditas por ações (tipo de sociedade comercial onde há dois tipos de sócios: os comanditados, que têm responsabilidade ilimitada e administram a empresa, e os comanditários, cuja responsabilidade é limitada ao capital investido e não participam da gestão).
Essas estruturas permitem acordos personalizados entre os sócios, participação ativa na gestão e compartilhamento de recursos, conhecimentos e responsabilidades. “Em startups que valorizam a colaboração e decisões conjuntas, as parcerias podem ser um caminho interessante”, avalia a especialista.
A escolha da melhor estrutura societária depende de fatores como perfil dos sócios, objetivos de crescimento, necessidade de captação de recursos e estratégia de governança. É fundamental considerar os objetivos de longo prazo, o papel que cada sócio deseja exercer, além dos aspectos legais e tributários de cada modelo. “Buscar orientação especializada desde o início pode evitar problemas futuros e aumentar as chances de sucesso”, conclui Ana Paula Caiafa.
Notícias Técnicas
Sanciononada a Lei 15.246, de 2025, que torna permanentes as mudanças propostas pelo Poder Executivo no Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF).
Nova regra visa evitar uso indevido de faturamento duplo e garantir tratamento fiscal justo
Mudanças da Receita aumentam o rigor sobre deduções de ICMS, afetando contabilidade, planejamento fiscal e compliance das empresas
O painel está disponível na página da Jurisprudência do TST e permite acesso rápido a informações sobre processos, incluindo temas analisados pelo STF
Notícias Empresariais
A autodisciplina transforma rotina em propósito e esforço em crescimento — e é assim que nasce o equilíbrio entre resultado e bem-estar
Veja como proteger seu empreendimento de possíveis sufocos financeiros
Modelo de governança corporativa deixou de ser exclusiva apenas às grandes instituições
Queda na percepção da situação atual é compensada pela alta nas expectativas, com destaque para o comércio
O modelo CLT desabou e o brasileiro precisou se virar para sobreviver
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional