A Cidadania Fiscal da Receita Federal do Brasil publica a 2ª edição do Manual de Atendimentos NAF – Passo a passos executivos
Área do Cliente
Notícia
Nova lei amplia proteção a pessoas com fibromialgia e doenças semelhantes
Nova lei institui programa nacional com foco em atenção integrada, pesquisa e inclusão de pessoas com fibromialgia e condições semelhantes
Foi publicada em 23 de julho de 2025, a lei 15.176/25 que altera a Lei nº 14.705/2023, ampliando o escopo de proteção por meio da criação de um Programa Nacional voltado a oferecer atenção integrada, incentivo à pesquisa e inclusão social, representando um avanço significativo na consolidação dos direitos das pessoas acometidas por Fibromialgia, Síndrome da Fadiga Crônica, Síndrome Complexa de Dor Regional e outras condições correlatas.
Uma das principais diretrizes da nova legislação é o atendimento multidisciplinar, reconhecendo a complexidade das doenças crônicas e a necessidade de cuidados integrados envolvendo profissionais de diversas áreas, como médicos, fisioterapeutas, psicólogos e assistentes sociais.
A norma se preocupou com a disseminação de informação e capacitação, posto que prevê campanhas nesse sentido para a sociedade, com o objetivo de reduzir o estigma e ampliar o conhecimento sobre essas enfermidades. Também foi estabelecido o incentivo à capacitação de profissionais, garantindo que o atendimento seja especializado e humanizado.
Outro ponto relevante foi o estímulo à inclusão das pessoas com fibromialgia e doenças correlatas no mercado de trabalho, reconhecendo a necessidade de adaptação de funções e ambientes, quando necessário, para promover igualdade de oportunidades.
A Lei nº 15.176 ainda autorizou a elaboração de um cadastro nacional para mapear as condições de saúde, necessidades assistenciais e mecanismos de proteção social das pessoas diagnosticadas. Além disso, incentiva a pesquisa científica e estudos epidemiológicos, essenciais para compreender a magnitude dessas doenças no Brasil.
Outro marco relevante introduzido com essa alteração legal é a possibilidade de se permitir a equiparação da pessoa com fibromialgia e doenças correlatas à pessoa com deficiência, desde que haja avaliação biopsicossocial por equipe multiprofissional, conforme os critérios do Estatuto da Pessoa com Deficiência (Lei nº 13.146/2015).
Referida previsão legal poderá facilitar o acesso a direitos como reserva de vagas em concursos públicos, benefícios previdenciários e fiscais (Isenção de IPI na compra de veículos por pessoas com deficiência), bem como políticas inclusivas.
O novo texto legal entrará em vigor 180 dias após sua publicação, tempo destinado para que os entes federativos, instituições de saúde e entidades de apoio se adaptem às novas diretrizes.
Notícias Técnicas
Principais regras, obrigações acessórias e prazos de recolhimento do IRRF conforme a Lei nº 15.270/2025
As alterações abrangem a redução do imposto devido, a tributação mensal das altas rendas e o ComprovaBet
Último dia para pagamento dos documentos de arrecadação será 30 de dezembro (terça-feira)
A Receita Federal disse nesta 5ª feira (18.dez.2025) que é bastante simples garantir o direito à não retenção do IRRF no caso de lucros apurados até 2025.
Notícias Empresariais
Uso indevido de dados no treinamento dessas ferramentas e vigilância excessiva são apontados pelos principais riscos. Confira também outros destaques de Legislação
Quando a empresa reduz o risco social de tentar e aumenta a clareza do que importa, o brilho volta
A equação é simples. IA não cria inteligência do nada. Ela amplifica aquilo que a empresa já tem
Erros de planejamento e na gestão financeira são os principais responsáveis pelo fechamento de 60% das pequenas empresas com menos de cinco anos no país
Prática cresceu com o aumento da preocupação com a saúde mental e sua relação com os indicadores de produtividade, engajamento e retenção
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional