Medida reforça o compromisso da instituição no combate à organizações criminosas que utilizam estruturas empresariais e do mercado financeiro
Área do Cliente
Notícia
Muito mais que mudança nos impostos: reforma tributária promete mudar realidade da profissão contábil
A verdadeira transformação da reforma tributária acontecerá longe dos holofotes: nos bastidores da rotina contábil
A tão aguardada Reforma Tributária brasileira sobre o consumo promete simplificar um dos sistemas fiscais mais complexos do mundo. Na teoria, unificar tributos e implantar o Imposto sobre Valor Agregado (IVA) soa como um alívio para empresas e contribuintes. Mas, na prática, o que ninguém conta, e que os contadores já começam a sentir, é que a verdadeira transformação acontecerá longe dos holofotes: nos bastidores da rotina contábil.
Segundo o especialista tributário na Contmatic, Silvio Costa, o principal desafio, ao contrário do que muitos imaginam, não será apenas entender as novas regras, mas sim a convivência simultânea entre o modelo atual e a nova sistemática de tributação durante o período de transição. “Isso significa que os contadores precisarão dominar dois mundos: o velho e o novo. Essa dualidade vai exigir organização minuciosa, conhecimento técnico e capacidade de comunicação clara com os clientes para evitar inconsistências e riscos fiscais”, esclarece.
Uma das propostas da reforma, que é a implementação do IVA Dual, com a criação da Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS) e do Imposto sobre Bens e Serviços (IBS), substituindo o Pis, Cofins, ICMS e ISS, irá mudar profundamente a escrituração contábil e fiscal. “Cada um desses tributos terá sua própria lógica, alíquotas, e possíveis regimes diferenciados, exigindo não apenas atualizações nos sistemas ERP, emissão de notas e plataformas de apuração, mas também um novo olhar sobre os processos internos. Assim, os contadores não poderão operar apenas no modo “executor”, precisarão entender o negócio do cliente para interpretar corretamente as novas regras aplicáveis”, enfatiza o especialista.
Nesse cenário, é preciso ter no radar que a unificação e substituição dos tributos atuais já citados, embora pareça simplificar no longo prazo, trará uma onda de complexidade inicial: as empresas precisarão lidar com legislações paralelas, reconfiguração de processos, adaptações tecnológicas, e um esforço de aprendizagem contínuo por parte de toda a equipe.
O especialista ainda alerta que, com a Reforma Tributária, abrem-se novas oportunidades de serviços e faturamento para os contadores. “A crescente demanda por expertise técnica e consultoria personalizada tende a elevar os honorários, especialmente para escritórios que se propuserem a atuar de forma estratégica. Essa é uma das grandes oportunidades para o setor: transformar a dor da transição em valor agregado, fortalecendo a confiança e o vínculo com os clientes, sobretudo os pequenos e médios empresários que dependem fortemente de orientação especializada”.
A mudança exige, ainda, uma requalificação dos profissionais da contabilidade, que devem se preparar desde já. Silvio alerta que não basta decorar alíquotas ou preencher obrigações, o novo modelo requer compreensão da não cumulatividade plena, interpretação de créditos financeiros e domínio das regras de transição. “O contador passa então a ser protagonista na tomada de decisões empresariais, integrando planejamento tributário, gestão de riscos e comunicação direta com stakeholders internos e externos”, pontua o especialista.
Por fim, o compliance fiscal também será redefinido. A fiscalização se tornará mais automatizada, cruzando dados em tempo real, o que exige controles internos mais robustos, investimentos em tecnologia e uma atuação contábil preventiva e estratégica. Além disso, a transparência será ampliada, exigindo que as empresas mantenham informações organizadas e facilmente auditáveis, sob o risco de autuações mais rápidas e rigorosas por parte do fisco.
“Dessa forma, a Reforma Tributária não é apenas uma mudança de tributos, é uma virada de chave na maneira como se pensa e se faz contabilidade no Brasil. Quem souber se antecipar, terá nas mãos uma oportunidade única de crescimento e diferenciação no mercado”, finaliza Costa.
Com informações Contmatic
Notícias Técnicas
Nota Técnica da Receita detalhará quais documentos fiscais serão obrigatórios a partir de 2026 e como as empresas devem se adaptar às novas exigências de IBS e CBS
A RFB publicou a Instrução Normativa nº 2.290, que modifica a IN RFB nº 2.119/2022 para estabelecer novos critérios e procedimentos para a prestação de informações sobre beneficiários finais
A não incidência dos novos tributos da reforma tributária na base de cálculo do ICMS e do ISS em 2026 é tida como certa pelo Comsefaz
Decisão da Corte reforça coerência constitucional do processo, evitando surpresas para empresas
Notícias Empresariais
Quando o ritmo é guiado por propósito e autocuidado, o trabalho deixa de ser corrida e se torna construção
O antigo debate entre estilos de negociação duros e brandos perde o sentido; a verdadeira distinção está na competência
Brasileiros temem queda de renda após a aposentadoria e buscam equilíbrio entre finanças, propósito e longevidade
Contas a Pagar é o espelho da maturidade dos processos e revela o quanto a empresa domina sua gestão financeira
Conceito é caracterizado por aqueles que transitam entre diferentes funções, projetos e formatos de contrato
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional