O eSocial terá novas configurações na Tabela 03 a partir de 2026, com alterações em códigos e descrições. Contadores precisam se preparar para as mudanças
Área do Cliente
Notícia
Nova taxação sobre VGBL é impraticável, dizem seguradoras
Setor alega não ter como operacionalizar nova cobrança de IOF anunciada pelo governo Lula
Segundo representantes do setor, não existe hoje um sistema operacional para recolher o imposto, nem um mecanismo de cruzamento de dados que permita identificar quando o contribuinte ultrapassa o limite mensal estipulado.
“A incidência de IOF em um seguro que visa a proteção da população na aposentadoria está na contramão de todo o esforço que vem sendo feito pelo mercado segurador para conscientização da importância do planejamento securitário e previdenciário de longo prazo, cada vez mais necessário no cenário de envelhecimento da população”, diz a nota.
As seguradoras afirmam ainda que os desafios impostos pelo aumento da longevidade “são enormes, principalmente para o sistema público de previdência”.
“Será necessário, portanto, um esforço coletivo, que engloba, necessariamente, as soluções viabilizadas pelos seguros com cobertura por sobrevivência.”
Governo aumenta IOF sobre previdência privada
A nova medida anunciada pelo governo federal determina alíquota de 5% de IOF sobre aportes mensais acima de R$ 50 mil em seguros de vida com cobertura por sobrevivência (VGBL).
Até então, esse tipo de investimento era isento do imposto, independentemente do valor aplicado. A equipe econômica justificou a mudança como uma resposta à prática de elisão fiscal — o uso de brechas legais para reduzir o pagamento de tributos —, especialmente entre pessoas de alta renda que migraram para os VGBLs após a taxação dos fundos exclusivos.
Para o setor segurador, a medida surpreendeu pela rapidez da aplicação e pela falta de estrutura para garantir a conformidade fiscal. Além disso, há críticas quanto ao impacto da mudança no planejamento de longo prazo da população.
A nova regra pode desestimular o uso do VGBL como ferramenta de previdência privada.
Recuo no exterior
Ainda na quinta-feira, o Ministério da Fazenda voltou atrás e cancelou a cobrança de IOF sobre aplicações de fundos de investimento no exterior. Também foi revogada a taxação adicional sobre transferências internacionais feitas por pessoas físicas com finalidade de investimento.
O recuo foi anunciado horas depois da divulgação da medida, diante da forte repercussão negativa entre investidores e da pressão sobre o dólar ao fim do pregão.
Nos últimos anos, fundos brasileiros têm ampliado suas aplicações fora do país como forma de diversificação e mitigação de riscos. Até agora, essas operações estavam isentas tanto de IOF quanto de Imposto de Renda.
Notícias Técnicas
Alterações no Simples Nacional permitem escolha do número de parcelas, prazos de até 60 meses e adesão 100% online
Agosto como divisor de águas: como as empresas podem se preparar para a nova legislação tributária
Em 11 de agosto de 2025, foi sancionada a Lei nº 15.191/2025, que ajusta a tabela progressiva mensal do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF)
Nova portaria altera critérios para contratação de serviços de TI, com reajuste salarial, novas exigências de experiência e fim da fiscalização trabalhista obrigatória
Notícias Empresariais
No Brasil, quase 12 milhões de pessoas vivem sozinhas. Movimento reflete mudanças de comportamento, novas demandas de consumo e um mercado imobiliário que aposta nos compactos de luxo
Negócios que tratam a incerteza como gatilho para inovação constroem resiliência, se destacam da concorrência e criam bases sólidas para prosperar no longo prazo
Até 2030, jovens de 16 a 30 anos representarão 58% dos profissionais no mundo. Eles querem mais do que um bom salário: exigem propósito, flexibilidade e respeito
Monitoramento e resposta a ameaças em tempo real
A previdência privada empresarial vem ganhando protagonismo como um dos principais diferenciais na escolha por uma nova colocação no mercado de trabalho
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional