O MEI deve apresentar, até 31 de maio de cada ano, a Declaração Anual do Simples Nacional do Microempreendedor Individual (DASN-SIMEI)
Área do Cliente
Notícia
“O BNDES tem sido decisivo para a retomada da indústria no Brasil”, diz Mercadante
Avanço expressivo da indústria brasileira é resultado do esforço do governo Lula em neoindustrializar o país
O Instituto de Estudos para o Desenvolvimento Industrial (Iedi) divulgou nesta terça-feira (7) estudo em que o Brasil foi posicionado, em 2024, na 25ª posição do ranking da indústria da transformação no mundo. No ano anterior, o país estava no 45º lugar. O estudo foi realizado a partir de dados da agência da ONU para promoção do desenvolvimento industrial.
Esse avanço expressivo da indústria brasileira é resultado do esforço do governo Lula em neoindustrializar o país a partir de políticas públicas articuladas e inovadoras, especialmente a Nova Indústria Brasil (NIB), liderada pelo vice-presidente e ministro Geraldo Alckmin e da qual o BNDES é ator fundamental.
"Em dois anos, no BNDES, já aprovamos mais de R$ 196 bilhões em 145,5 mil operações em crédito na NIB, mais de 70% do total previsto para o programa até o fim do governo", disse Alozio Mercadante, presidente do BNDES.
Além disso, em 2024, as aprovações de crédito do BNDES para a indústria superaram as aprovações para o agronegócio, fato que não acontecia desde 2017 e que indicam a melhoria na qualidade do crédito disponibilizado pelo BNDES. As aprovações de crédito do Banco para micro, pequenas e médias empresas, incluindo a indústria, bateram recorde no ano passado.
"Tivemos ainda aprovações recorde para a indústria de fármacos, o maior valor de aprovações de crédito para o setor automotivo desde 2017, o maior volume de aprovações de crédito para exportações desde 2014 e o segundo maior volume de crédito aprovado para biocombustíveis da história do BNDES, só para ficar em alguns exemplos", disse Mercadante.
Todo esse avanço foi possível graças a instrumentos fundamentais para impulsionar o crédito, como o Fundo Clima e a adoção da taxa TR para inovação, que dão maior competitividade para a indústria nacional. "No ano passado, captamos de forma inédita R$ 9,8 bilhões em LCD, mais um instrumento específico para financiar a indústria", detalhou Mercadante.
"O BNDES tem sido decisivo para a retomada do setor industrial brasileiro e será ainda mais importante neste momento de grandes desafios com o novo cenário geopolítico de guerra comercial. Há riscos importantes para setores da indústria, mas também uma janela de oportunidades. A diplomacia presidencial de Lula está contribuindo para a retomada de parcerias e para a abertura de novas fronteiras. O G20, a COP30, os BRICS e a recente agenda presidencial no Japão e no Vietnã são demonstrações importantes de novas oportunidades para a indústria", disse Mercante.
"Estamos construindo uma nova indústria, cada vez mais verde, digital e inovadora, fundamental para colocar o Brasil na sociedade do conhecimento, com adensamento de cadeias produtivas e a geração de empregos de qualidade em nossos país", finalizou.
Notícias Técnicas
Entenda melhor o pagamento dos benefícios do INSS para aposentados, pensionistas e outros beneficiários nos próximos dias
Ministro ressalta que as discussões no GT sobre Emprego reafirmam o papel do BRICS como ator relevante na definição de políticas globais para o trabalho
A escalada dos transtornos mentais no ambiente de trabalho revela a urgência de políticas de bem-estar e a necessidade de romper com modelos
Prazo estendido até 30 de maio de 2025 e também vale para pagamento do imposto
Notícias Empresariais
Para estrategista-chefe da Monte Bravo, tendência é de novo pico histórico do Ibovespa nos próximos dias, mas se trata de um 'copo meio cheio e meio vazio'
A ausência de informações pode levar à malha fina e gerar sanções da Receita Federal
Previsão do Boletim Focus é de que a inflação encerre 2025 acima do intervalo de tolerância da meta
O chanceler brasileiro Mauro Vieira disse, na reunião dos ministros das Relações Exteriores do Brics que terminou nesta terça-feira
Entenda as regras sobre o descanso no 1º de maio e saiba quando a compensação é necessária
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.