Ministério da Economia esclarece incidência de encargos sobre remuneração paga pelo empregador antes do auxílio-doença
Área do Cliente
Notícia
É o fim da simbiose entre Estados Unidos e China
Neste artigo, o especialista comenta sobre o fim da interação entre as potências econômicas globais.
Como é do conhecimento de todos, atualmente, um grande choque entre duas superpotências globais está transformando as geopolíticas mundiais. Após a queda da União Soviética, em 1989, a expectativa era de um mundo pacífico e sem confrontos. Infelizmente, essa percepção mudou com a entrada da China na Organização Mundial do Comércio (OMC), em 2001.
À época, o país asiático desempenhava um papel conveniente para o Ocidente, exportando vastos volumes de produtos, principalmente para os Estados Unidos.
Essa conjuntura permitiu uma política monetária estadunidense mais flexível, sem gerar inflação relevante. Assim, trilhões de dólares injetados na economia foram absorvidos por uma expansão monumental das fronteiras de produção mundial a custos muito baixos.
Simultaneamente, a China, para equilibrar o colossal déficit comercial norte-americano, tornou-se um grande comprador de produtos financeiros do país ocidental, tanto do governo quanto do setor privado. Esse arranjo momentâneo resultou na acumulação, pelos Estados Unidos, da maior reserva internacional do mundo. No entanto, toda essa dinâmica começou a mudar, especialmente após a invasão russa na Ucrânia.
O bloqueio dos treasuries em posse dos russos como punição instigou a China a uma massiva venda desses títulos, evidenciando a vulnerabilidade da sua posição diante do governo norte-americano. Essa reação ilustra o rompimento do vínculo que caracterizava as relações entre as duas potências, como mencionado anteriormente.
O governo de Xi Jinping, mais socialista e menos aberto, encontra um Ocidente receoso do poderio chinês, buscando conter o avanço do gigante asiático em diversas frentes.
E esse desentendimento entre essas potências parece ser duradouro. Apesar de reuniões entre líderes, o cenário indica uma intensificação das hostilidades, tanto em termos econômicos quanto militares.
Aqui, vale ressaltar que essa batalha não é exclusivamente estadunidense; muitos países democráticos do Oriente também estão engajados em conter a expansão chinesa. O Quad (do inglês Quadrilateral Security Dialogue), uma aliança composta por Estados Unidos, Japão, Austrália e Índia, exemplifica esse realinhamento estratégico.
O novo século delineia um mundo dividido, com cadeias produtivas mais fragmentadas e custos mais elevados, marcando um novo paradigma global.
Notícias Técnicas
Lei 14.905/2024 altera forma de corrigir débitos trabalhistas, exigindo atenção das empresas para evitar impactos financeiros
O parecer do senador Eduardo Braga para o 2º projeto de lei complementar de regulamentação da reforma tributária (PLP 108 de 2024) trouxe algumas alterações sobre a incidência de tributos
O País vive um momento de efervescência no ecossistema de inovação. Segundo o Startups Report Brasil 2024, divulgado recentemente pelo Observatório Sebrae Startups, já conta com 18.056 empresas desse tipo em operação
Aprenda como blindar seu negócio e seus clientes com contratos robustos e compliance
Notícias Empresariais
A cena do ambiente de trabalho moderno já deixou claro: colaboradores equilibrados financeiramente tendem a ser mais produtivos, engajados e colaborativos
Unifesp: 10,9 milhões já geram problemas emocionais, familiares ou profissionais
Profissionais fora da curva podem impulsionar inovação, diversidade e resultados, mas exigem atenção especial no recrutamento e gestão
Entre as ações previstas, estão lançamentos de produtos, descontos e combos promocionais
CIOs precisam adotar uma mentalidade de RH para gerenciar a IA agêntica
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional