A Portaria nº 579/2025, publicada pela Receita Federal no Diário Oficial da União de 17 de setembro de 2025, traz alterações importantes à Portaria RFB nº 568/2025
Área do Cliente
Notícia
Empresas podem tirar vantagem da nova carteira para beneficiários do INSS
Antes, o segurado tinha que gerar um documento em formato PDF pelo aplicativo ou site do INSS, imprimi-lo e utiliza-lo como comprovante.
Todos os beneficiários de auxílios do Instituto Nacional do Seguro Social -INSS, como aposentados, pensionistas e pessoas que estão afastadas do trabalho, por exemplo, já estão com a oportunidade de acessar ao novo cartão Meu INSS+, que dá acesso a informações de suma importância sem necessidade de impressão do comprovante.
Antes, o segurado tinha que gerar um documento em formato PDF pelo aplicativo ou site do INSS, imprimi-lo e utiliza-lo como comprovante. Agora, isso não é mais necessário.
Outra novidade do novo cartão, lançado no dia 22 de maio, e que é totalmente virtual, é a concessão, a beneficiários, de descontos em cinemas, shows, serviços diversos, farmácia, telemedicina, seguros, viagens, entre outros. Para isso, basta acessar o aplicativo ou site Meu INSS e clicar no ícone “carteira do beneficiário”.
De acordo com o governo, o clube de vantagens do Meu INSS+ é fruto de uma parceria entre o Ministério da Previdência, o INSS e os bancos do Brasil e Caixa Econômica Federal, que vão disponibilizar serviços aos usuários, correntistas ou não.
Em evento comemorativo em alusão ao lançamento do cartão, Carlos Lupi, ministro do Trabalho, informou que, pelo menos,19 milhões de pessoas terão acesso direto aos descontos oferecidos, que podem chegar a 70% no caso das farmácias, por exemplo. Ademais, bancos privados já mostraram interesse em participar da parceria.
As empresas interessadas em fazer parte do Clube de Vantagens do Meu INSS+ devem procurar o Banco do Brasil ou a Caixa Econômica Federal para obter mais informações.
Já para as pessoas interessadas em emitir a carteira do beneficiário, confira abaixo o passo a passo:
- Acesse o aplicativo Meu INSS;
- Na página inicial do aplicativo, clique no item ‘carteira do beneficiário’;
- Selecione uma foto para a carteira do beneficiário;
- Clique no quadrado informando que está ‘ciente que ao apresentar a carteira os dados do benefício serão compartilhados através do QR Code’; em seguida, clique em ‘continuar’;
- Pronto, estará disponível a carteira do beneficiário.
Notícias Técnicas
Municípios que concentram mais de 70% da população já caminham para o padrão nacional
Nova versão do MDF terá vigência a partir de 2026 e reúne relatórios exigidos pela Lei de Responsabilidade Fiscal
A Declaração de Conteúdo Eletrônica (DC-e) substituirá a antiga declaração em papel. Entenda os detalhes
Os contribuintes do Imposto sobre Serviços estabelecidos em Curitiba passarão a emitir a Nota Fiscal de Serviços eletrônica exclusivamente por meio do Emissor Nacional, sistema da Receita Federal.
Notícias Empresariais
No mundo do trabalho, a forma de se vestir vai além de estilo pessoal
A ansiedade cresce porque tudo parece acontecer ao mesmo tempo. E nada parece suficiente. É fácil confundir pressa com progresso
A norma ISO/IEC 27001:2022 já exige a consideração das mudanças climáticas na gestão de riscos. Saiba como se preparar
Tensões geopolíticas e previsão de corte de juros do Fed impulsionam cotação
Informalidade recua, mas número de trabalhadores nessa situação ainda cresce
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional