A Cidadania Fiscal da Receita Federal do Brasil publica a 2ª edição do Manual de Atendimentos NAF – Passo a passos executivos
Área do Cliente
Notícia
Rentabilizando a LGPD
Muito se tem falado da Lei Geral de Proteção de Dados – LGPD, suas implicações, a pouca adesão das empresas e entidades em se adequar e também sobre as sansões e multas pela falta de conformidade com a Lei
Muito se tem falado da Lei Geral de Proteção de Dados – LGPD, suas implicações, a pouca adesão das empresas e entidades em se adequar e também sobre as sansões e multas pela falta de conformidade com a Lei.
Mas o que eu quero tratar neste artigo é de como a adequação à LGPD pode trazer retorno às empresas.
Inicialmente, é bom pensar no retorno Intangível de estar adequado à Lei. Segundo uma pesquisa realizada pela CISCO, 70% das empresas entrevistadas afirmam ter recebido benefícios comerciais atrelados aos investimentos realizados no processo de adequação à Lei.
* Dentre estes benefícios destacamos:
* Mitigação em perdas decorrentes da violação de dados pessoais;
* Fidelização e confiança por parte dos clientes;
* Atração de investimentos.
O que podemos perceber aqui é um benefício claro atrelado à CONFIANÇA e CREDIBILIDADE trazida pela Lei. Sem dúvida só aqui já vale o investimento. Ainda mais porque o dono dos dados, ou seja: eu e você, chamados pela Lei de titular, estamos cada vez mais cientes da importância da preservação de nossos dados e exigindo o cumprimento por parte das empresas.
Em outra pesquisa promovida pela Cisco, há a informação de que 76% dos consumidores acham difícil entender o que está acontecendo e como seus dados estão sendo usados. Fica confuso ao consumidor saber o que as empresas estão realmente fazendo com eles.
É essa a segurança e a transparência que o consumidor busca e quem conseguir demonstrar com certeza gozará do prestígio do grande público.
Ainda tratando de retorno sobre o investimento em adequação à LGPD, mas desta vez, do ponto de vista financeiro, vê-se que o ROI (Retorno sobre o investimento) da média global dos entrevistados sendo de US$ 1,00 investido na proteção de dados com retorno de US$ 2,70.
Esta informação por si só é suficiente para a decisão das empresas na busca pela conformidade com a Lei 13709/2018 que não só evitará as sanções (incluindo nestas as multas) mas retorno de fato, financeiro e de reputação e imagem.
Notícias Técnicas
Principais regras, obrigações acessórias e prazos de recolhimento do IRRF conforme a Lei nº 15.270/2025
As alterações abrangem a redução do imposto devido, a tributação mensal das altas rendas e o ComprovaBet
Último dia para pagamento dos documentos de arrecadação será 30 de dezembro (terça-feira)
A Receita Federal disse nesta 5ª feira (18.dez.2025) que é bastante simples garantir o direito à não retenção do IRRF no caso de lucros apurados até 2025.
Notícias Empresariais
Uso indevido de dados no treinamento dessas ferramentas e vigilância excessiva são apontados pelos principais riscos. Confira também outros destaques de Legislação
Quando a empresa reduz o risco social de tentar e aumenta a clareza do que importa, o brilho volta
A equação é simples. IA não cria inteligência do nada. Ela amplifica aquilo que a empresa já tem
Erros de planejamento e na gestão financeira são os principais responsáveis pelo fechamento de 60% das pequenas empresas com menos de cinco anos no país
Prática cresceu com o aumento da preocupação com a saúde mental e sua relação com os indicadores de produtividade, engajamento e retenção
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional