O eSocial terá novas configurações na Tabela 03 a partir de 2026, com alterações em códigos e descrições. Contadores precisam se preparar para as mudanças
Área do Cliente
Notícia
Tributação para autônomo ou PJ
A tributação para autônomo é assunto questionado no período da entrega da DIRPF. O nosso “amigo Leão” nos leva a refletir: será que é época de legalizar um CNPJ ou permaneço pagando imposto como Pessoa Física?
A tributação para autônomo é assunto questionado no período da entrega da DIRPF. O nosso “amigo Leão” nos leva a refletir: será que é época de legalizar um CNPJ ou permaneço pagando imposto como Pessoa Física?
A Receita Federal do Brasil tem intensificado a fiscalização e cobrança das contribuições previdenciárias sobre as remunerações dos contribuintes autônomos, dentre as quais se enquadram as atividades de arquitetura, engenharia, medicina e advocacia.
Os profissionais que prestam serviços individualmente, como pessoa física, é caracterizado como profissional autônomo, e por isso, é segurado obrigatório da Previdência Social (contribuinte individual). Desse modo, a contribuição é calculada com a aplicação de um percentual de 20% sobre o valor do salário de contribuição do profissional, que corresponde ao valor total recebido pela atividade, observado o teto do salário de contribuição.
Por outro lado, se o serviço for prestado por uma pessoa jurídica, a contribuição previdenciária somente deve incidir sobre os valores remuneratórios do profissional a título de pró-labore. Para isso, o profissional precisará do Contador para fazer a escrituração contábil, calcular os impostos e no final do encerramento do exercício, trará o resultado líquido que poderá ser pago de forma de distribuição de lucro aos sócios. Os valores pagos aos sócios de distribuição de lucros, a Receita Federal não pode exigir que recolha a contribuição previdenciária sobre esses valores.
O benefício de contratar um Contador, é que você não precisa se preocupar com o recolhimento do INSS sobre os rendimentos de autônomos, controlar e recolher o imposto de renda no Carnê Leão no decorrer do ano, e ainda poderá usufruir dos benefícios fiscais trazida pela última alteração na legislação do Simples Nacional, onde o Comitê Regulador do Simples aprovou novas atividades permitidas no Simples Nacional. Um exemplo disso são as atividades de Arquitetura, Engenharia, Medicina e Advocacia.
As atividades de Arquitetura, Engenharia, e Medicina, uma vez tributada pelo Simples Nacional, poderá contemplar a redução de imposto significativa, onde a alíquota, inicialmente, varia entre 6% e 15,50%. Já atividade de Advocacia, a alíquota, inicialmente, do imposto é 4,5%. Amplamente falando, esses percentuais ainda são elevados mas não se compara com a alíquota de IRPF que pode chegar à faixa de 27,50%.
Além da preocupação da incidência tributária, as atividades citadas precisam ser legalizadas junto com os órgãos fiscalizador das respectivas profissão.
A atividade Engenharia precisa registrar seu CNPJ no CREA. Uma vez finalizado o processo de registro, as alterações contratuais que vierem acontecer, será atualizadas junto ao órgão fiscalizador.
Notícias Técnicas
Alterações no Simples Nacional permitem escolha do número de parcelas, prazos de até 60 meses e adesão 100% online
Agosto como divisor de águas: como as empresas podem se preparar para a nova legislação tributária
Em 11 de agosto de 2025, foi sancionada a Lei nº 15.191/2025, que ajusta a tabela progressiva mensal do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF)
Nova portaria altera critérios para contratação de serviços de TI, com reajuste salarial, novas exigências de experiência e fim da fiscalização trabalhista obrigatória
Notícias Empresariais
No Brasil, quase 12 milhões de pessoas vivem sozinhas. Movimento reflete mudanças de comportamento, novas demandas de consumo e um mercado imobiliário que aposta nos compactos de luxo
Negócios que tratam a incerteza como gatilho para inovação constroem resiliência, se destacam da concorrência e criam bases sólidas para prosperar no longo prazo
Até 2030, jovens de 16 a 30 anos representarão 58% dos profissionais no mundo. Eles querem mais do que um bom salário: exigem propósito, flexibilidade e respeito
Monitoramento e resposta a ameaças em tempo real
A previdência privada empresarial vem ganhando protagonismo como um dos principais diferenciais na escolha por uma nova colocação no mercado de trabalho
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional