O parecer do senador Eduardo Braga para o 2º projeto de lei complementar de regulamentação da reforma tributária (PLP 108 de 2024) trouxe algumas mudanças sobre a aplicação de multas e penalidades
Área do Cliente
Notícia
Expectativa é por corte maior da Selic
Derrubando os juros para 9% ao ano, o BC estimularia as vendas, a produção e a arrecadação federal, adotando um jogo em que todo mundo ganha, segundo Alencar Burti, presidente da ACSP
Ao encerrar nesta quarta-feira (26/07), a sua reunião de número 208, o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central deverá anunciar mais uma redução da taxa de juro de referência da economia brasileira (Selic).
Alencar Burti, presidente da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) e da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp), espera que o Banco Central (BC) corte a taxa Selic em 1,25 ponto percentual (p.p.).
“O consenso do mercado é de corte de um ponto percentual, mas o desejável é que seja de 1,25 p.p, considerando que a inflação, no acumulado dos 12 meses, já está abaixo do limite inferior da meta, como mostrou a prévia do IPCA de julho."
Segundo Burti, a recuperação econômica está mais lenta do que se imaginava.
“Derrubando a Selic para 9% ao ano, o BC estimularia as vendas, a produção e a arrecadação federal, adotando um jogo cooperativo, em que todo mundo ganha. E há justificativas técnicas para isso”.
Para o presidente da ACSP, a inflação está caindo muito mais rapidamente do que os juros. E quanto mais isso acontece maiores ficam os juros reais, o que inibe o consumo e o financiamento no setor produtivo.
Ele comenta ainda que uma redução de um ponto não seria de todo ruim, pois o BC indicaria a intenção de prolongar o ciclo de quedas dos juros, estendendo os cortes para o início de 2018, sem interrupções.
“Pode ser também uma sinalização de que o órgão monetário está preocupado com o andamento da reforma previdenciária e com a capacidade do poder público de cortar gastos”.
A expectativa do economista da Associação Nacional das Instituições de Crédito, Financiamento e Investimentos (Acrefi), Nicola Tingas, é que esse corte seja de 1 ponto percentual.
Dado que a previsão é a mesma esperada pela maioria esmagadora do mercado, Tingas avalia que a nota que se seguirá ao término da reunião será mais comedida - e que os olhos dos agentes deverão se fixar sobre a ata da reunião a ser divulgada na semana que vem.
"A questão fundamental será a ata porque a nota será um pouco mais comedida", reforçou.
De qualquer forma, disse, o mercado e a Acrefi já veem a Selic em 8% para o final do ano. "Para o fim do ano que vem estamos com projeção de 7,5%", disse o economista. "A dúvida do mercado é até onde o BC pode ir", completou.
Notícias Técnicas
A medida entrará em vigor a partir de 1º de janeiro de 2026, observando-se integralmente o princípio constitucional de anterioridade, seguindo as regras estabelecidas pelo artigo 150, inciso III.
Entenda os impactos e como se preparar para o novo cenário até 2032
Por lei, quem não se adaptar deve pagar tributos mesmo no período de teste, mas o maior risco é operacional
Implicações do novo sistema de recolhimento para o fluxo de caixa e a infraestrutura tecnológica
Notícias Empresariais
Levantamento do Sebrae mostra que o país criou 412 mil novos empreendimentos no mês; setor de Serviços lidera
Ao lidar com falhas de forma madura, profissionais mostram resiliência, inteligência emocional e disposição para evoluir
Uma das Comissões da Câmara dos Deputados aprovou um projeto que eleva o limite de faturamento do MEI para R$ 150 mil ao ano
Houve salto de mais de 1.000% nas contratações em julho, com 6.099 novos contratos firmados
Estimativa aponta que impacto seria de 138 mil empregos perdidos, mas será mitigado pelo pacote de socorro do governo
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional