O parecer do senador Eduardo Braga para o 2º projeto de lei complementar de regulamentação da reforma tributária (PLP 108 de 2024) trouxe algumas mudanças sobre a aplicação de multas e penalidades
Área do Cliente
Notícia
Reforma trabalhista reduz conflito entre patrão e funcionário
Antônio Pipponzi, presidente do IDV, vê potencial no projeto que tramita no Senado para diminuir o número de ações trabalhistas, estimado em 3 milhões ao ano
A reforma trabalhista tem potencial para reduzir a judicialização existente nas relações do trabalho, disse Antônio Carlos Pipponzi, presidente do Instituto do Desenvolvimento do Varejo (IDV), durante audiência pública realizada no Senado para discutir o tema.
Segundo ele, as leis atuais alimentam uma indústria jurídica que movimenta três milhões de reclamações trabalhistas por ano. “Essa indústria só aumenta a informalidade e faz crescer os custos de toda a cadeia produtiva. Quem sofre com isso são os consumidores, para quem os custos são repassados”, disse Pipponzi durante a audiência.
O Senado discute o Projeto de Lei Complementar (PLC) 38, de 2017, que traz cerca de cem propostas de mudanças às leis trabalhistas, como a prevalência dos acordos coletivos sobre o convencionado na Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT), a previsão do home office, modalidade não existente na legislação atual, e a regulamentação da jornada de 12 horas seguidas por 36 horas de descanso, também não prevista atualmente.
O projeto, que se encontra na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado, foi aprovado ao final de abril na Câmara dos Deputados e agora precisa ser revisado pelos senadores.
O presidente do IDV lembrou que o varejo é a porta de entrada de muitos jovens no mercado de trabalho, mas que acabam estagnados na profissão por causa das leis atuais. “Muitos sonham em fazer faculdade, mas sem uma jornada flexível, eles ficam presos. São obrigados a ficar nove horas no ambiente de trabalho”, disse.
Pipponzi se refere nesse caso a previsão do trabalho intermitente existente no projeto. Essa modalidade, que não existe nas leis trabalhistas atuais, permite que um trabalhador seja contratado por períodos, sendo remunerado por horas ou dias.
Para o representante do varejo, a economia mudou significativamente desde que a CLT foi criada, sendo que as leis precisam acompanhar tal evolução. “Em pleno século 21 não cabem mais legislações trabalhistas fabris, que não atendem a realidade atual, em especial a do varejo físico e principalmente do virtual”, disse.
A Comissão do Senado já prevê mais uma audiência pública sobre o PLC 38/2017 para os próximos dias. Também ficou acertado que o relatório sobre o projeto será apresentado na próxima semana pelo senador Ricardo Ferraço (PSDB-ES).
Notícias Técnicas
A medida entrará em vigor a partir de 1º de janeiro de 2026, observando-se integralmente o princípio constitucional de anterioridade, seguindo as regras estabelecidas pelo artigo 150, inciso III.
Entenda os impactos e como se preparar para o novo cenário até 2032
Por lei, quem não se adaptar deve pagar tributos mesmo no período de teste, mas o maior risco é operacional
Implicações do novo sistema de recolhimento para o fluxo de caixa e a infraestrutura tecnológica
Notícias Empresariais
Levantamento do Sebrae mostra que o país criou 412 mil novos empreendimentos no mês; setor de Serviços lidera
Ao lidar com falhas de forma madura, profissionais mostram resiliência, inteligência emocional e disposição para evoluir
Uma das Comissões da Câmara dos Deputados aprovou um projeto que eleva o limite de faturamento do MEI para R$ 150 mil ao ano
Houve salto de mais de 1.000% nas contratações em julho, com 6.099 novos contratos firmados
Estimativa aponta que impacto seria de 138 mil empregos perdidos, mas será mitigado pelo pacote de socorro do governo
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional