Versão 11.3.5 do Programa da ECF válida para o ano-calendário 2024 e situações especiais de 2025, e para os anos anteriores
Área do Cliente
Notícia
Medidas de austeridade poderiam ter sido evitadas com maior controle e melhor gestão
Na última sexta-feira (4), o Governo do Estado do Rio de Janeiro apresentou um pacote de austeridade que conta com medidas drásticas: desde cortes em programas sociais até a alta do ICMS e o aumento da contribuição previdenciária para servidores e a
Na última sexta-feira (4), o Governo do Estado do Rio de Janeiro apresentou um pacote de austeridade que conta com medidas drásticas: desde cortes em programas sociais até a alta do ICMS e o aumento da contribuição previdenciária para servidores e aposentados do estado. O Conselho Regional de Contabilidade do Estado do Rio de Janeiro (CRCRJ) vem, por meio desta nota, posicionar-se contrariamente ao caminho tomado.
A má gestão é a porta aberta para a falência do Estado, e após tantos anos de gastos desenfreados – resultado da ausência de órgãos e ferramentas de controle interno eficientes -, a população sairá como a maior prejudicada. A ordem pública não se faz com magia, nem mesmo com medidas desesperadas, mas sim com técnicas e controle. E é por isso que nós, do CRCRJ, lutamos há tantos anos pela criação da Controladoria Geral do Estado, sem acréscimo de despesa.
Órgão central de controle, ela influenciará de maneira significativa na redução de gastos e na melhoria da qualidade da receita. Essa melhoria será evidente, tal qual foi durante os primeiros anos do governo César Maia, com a criação da Controladoria Geral do Município do Rio de Janeiro, responsável, em grande parte, ao que se chamou, à época, de “superávit incontrolável”, tamanha foi a economia gerada para os cofres públicos.
Se o objetivo é reequilibrar as contas públicas, deve-se começar, sim, pelo corte de despesas, mas não de maneira a prejudicar ainda mais a população, e sim com racionalidade e se valendo de ferramentas técnicas que só a Contabilidade pode oferecer.
Desde a posse do governador Luiz Fernando Pezão, nos reunimos algumas vezes com ele e sempre reafirmamos tal posicionamento. Apesar de concordar conosco e afirmar conhecer as experiências positivas decorrentes da criação do órgão de Controladoria, como nos municípios do Rio de Janeiro e Barra do Piraí, ele não o implementou. Desconhecemos as razões, mas compreendemos as consequências.
Queremos uma Controladoria Geral do Estado atuante e independente, formada por servidores de carreira. Pois, no atual cenário, sairão ainda mais prejudicadas as empresas, a população e os servidores. E aí sim, viveremos um verdadeiro estado de calamidade pública.
Governador, ainda há tempo de fazer o que é certo! Estamos à disposição para auxiliá-los.
Vitória Maria da Silva - Presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Estado do Rio de Janeiro – CRCRJ
Estou à disposição para maiores informações e/ou entrevistas!
Obrigada,
Gabriela Vasconcellos
Gerência de Comunicação/CRCRJ
21 2216-9504
Notícias Técnicas
A Receita Federal publicou o Informe Técnico 2025.002 (versão 1.30), que atualiza as especificações utilizadas pelas empresas para o preenchimento da Nota Fiscal Eletrônica (NF-e)
Foi publicado o Informe Técnico 2024.001 v.2.30 que divulga atualização na tabela de NCM (Nomenclatura Comum do Mercosul) a partir de 01/02/2026
A Coordenação Técnica do Encat publicou o Manual de Orientação ao Contribuinte da NF-e ABI (Nota Fiscal eletrônica de Alienação de Bens Imóveis)
O governo federal sancionou na 6ª feira (21.nov.2025) as regras mais rígidas para compensação tributária.
Notícias Empresariais
A pressa emocional não é sinal de produtividade, mas de instabilidade. Empresas que reconhecem esse custo oculto conseguem recalibrar o ritmo, separando urgência legítima de ansiedade coletiva
O futuro das vendas não está apenas em dominar algoritmos, mas em entender o que motiva as pessoas por trás dos dados
Estudo revela que tecnologia, inovação e liderança devem dominar a formação executiva em 2026, reforçando o peso do treinamento corporativo para carreiras em evolução
Figura tem papel central para fomentar a empatia, ética e responsabilidade para o processo decisório
Especialista detalha como prever variações e reduzir riscos financeiros na gestão de despesas
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional