O MAT representa um marco na busca pela modernização do ambiente de negócios brasileiro
Área do Cliente
Notícia
Juros para empresas atingem maior patamar desde 2005
Houve elevação de taxas nas linhas de capital de giro, desconto de duplicatas e conta garantida em junho, segundo a Anefac
Os juros das operações de crédito para consumidores e empresas subiram, no mês passado, aos maiores patamares desde a década de 2000.
Segundo pesquisa da Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade (Anefac), as taxas subiram em junho pelo 21º mês consecutivo.
As taxas aplicadas para empresas subiram em três linhas em junho: capital de giro, desconto de duplicatas e conta garantida. O juro médio avançou 0,01 ponto percentual (p.p.) no mês passado ante o anterior, para 4,63% ao mês (72,14% ao ano), o patamar mais alto desde fevereiro de 2005.
No caso da conta garantida, a taxa subiu 0,02 p.p., para 8,05% ao mês (153,22% ao ano), o patamar mais elevado desde o início da série histórica, em 1995.
No caso das pessoas físicas, houve aumento nos juros em cinco das seis linhas pesquisadas: juros do comércio, cartão de crédito rotativo, cheque especial, empréstimo pessoal de bancos e empréstimo pessoal de financeiras.
A única queda foi na taxa do financiamento de veículos. O juro médio subiu 0,10 p.p. em junho ante maio, para 8,06% ao mês (153,50% ao ano), o maior nível desde setembro de 2003.
No cartão de crédito, a taxa subiu 0,10 pp, para 15,22% ao mês (447,44% ao ano) em junho, o maior nível desde outubro de 1995.
Em relação aos juros do comércio (crediário), houve alta em 11 dos 12 tipos de lojas pesquisadas, com a média geral subindo 0,02 pp, para 5,86% ao mês (98,05% ao ano).
A única queda foi em veículos, onde a taxa recuou 0,01 pp, para 2,31% aos mês (31,53% ao ano). No geral, a taxa mais alta foi registrada em Minas Gerais, com 5,97% ao mês (100,54% ao ano).
SEGUNDO A ANEFAC, AS ALTAS PODEM SER ATRIBUÍDAS A ALGUNS FATORES, COMO O CENÁRIO MACROECONÔMICO QUE AUMENTA O RISCO DE ELEVAÇÃO DA INADIMPLÊNCIA.
"ESTE CENÁRIO SE BASEIA NO FATO DOS ÍNDICES DE INFLAÇÃO MAIS ELEVADOS, AUMENTO DE IMPOSTOS E JUROS MAIORES REDUZIREM A RENDA DAS FAMÍLIAS. AGREGADO A ISTO A RECESSÃO ECONÔMICA, QUE DEVE PROMOVER O CRESCIMENTO DOS ÍNDICES DE DESEMPREGO", DIZ O DIRETOR EXECUTIVO DE ESTUDOS DA ANEFAC, MIGUEL JOSÉ RIBEIRO DE OLIVEIRA.
"O FUTURO É UM POUCO INCERTO. COMO EXISTE A EXPECTATIVA DE QUE O BANCO CENTRAL POSSA VIR A REDUZIR A TAXA BÁSICA DE JUROS (SELIC), NOS PRÓXIMOS MESES, ESTE FATO PODE CONTRIBUIR PARA A REDUÇÃO DAS TAXAS DE JUROS DAS OPERAÇÕES DE CRÉDITO", ACRESCENTA.
A Anefac lembra que, considerando todas as elevações da Selic promovidas pelo Banco Central desde março de 2013, houve aumento de 7,00 pontos porcentuais (ou alta de 96,55%) na taxa básica de juros, para o nível atual de 14,25%.
No mesmo período, a taxa de juros média para pessoa física apresentou elevação de 65,53 pp (+74,49%). Já na pessoa jurídica, houve elevação de 28,56 pp (+65,53%).
Notícias Técnicas
O MTE, por meio da Secretaria de Inspeção do Trabalho, notificou cerca de 165 mil empregadores que não estão cumprindo suas obrigações no Programa Crédito do Trabalhador, conforme a Lei nº 10.820/2003.
Oportunidade de autorregularização é referente a rendimentos de arrendamentos de imóveis rurais e as divergências ultrapassam R$ 1,7 bilhão
A iniciativa é descrita pela CNM como uma ferramenta de inteligência fiscal no âmbito do Simples Nacional
Para facilitar o uso do portal web da EFD-Reinf pelos usuários do e-CAC, foi incluída nova opção na pesquisa avançada dos eventos da série R-4000
Notícias Empresariais
Liderar em um mundo incerto exige mais do que técnica. Exige visão de futuro, empatia e a capacidade de aprender, desaprender e reaprender
Deixar a sucessão para depois pode ser o fator que decide se a empresa vai durar ou virar apenas uma memória de família
Em um mercado automatizado, a conexão humana e a empatia se destacam como chaves para o crescimento consistente
Apesar das reservas robustas, o déficit em transações correntes cresce e aumenta a dependência de capitais voláteis, elevando a vulnerabilidade do País às oscilações do mercado global
Persistir, mais do que crescer, é o verdadeiro sinal de força no empreendedorismo brasileiro
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional