Para algumas empresas, as férias coletivas são uma prática bastante comum. Geralmente, é uma carta na manga utilizada justamente no final do ano para enfrentar o desaquecimento comercial
Área do Cliente
Notícia
Emendas criticadas beneficiam empresas em recuperação judicial
Uma das emendas, de autoria do senador Romero Jucá (PMDB-RR), prevê a inclusão de empresas em recuperação no Refis, programa de parcelamento de débitos fiscais, passando o prazo dos atuais 84 para 120 meses.
Benefícios para empresas em dificuldades e para facilitar fusões e incorporações correm o risco de serem sacrificados, se prevalecer a fúria desferida por senadores contra emendas batizadas de "jabutis" (matérias estranhas) inseridas na Medida Provisória 668, uma das matérias do ajuste fiscal do governo aprovadas na semana passada pelo Senado.
Uma das emendas, de autoria do senador Romero Jucá (PMDB-RR), prevê a inclusão de empresas em recuperação no Refis, programa de parcelamento de débitos fiscais, passando o prazo dos atuais 84 para 120 meses.
"É melhor manter a empresa funcionando em condições especiais do que essa empresa fechar as portas, demitir, deixar de pagar impostos, enfim, deixar de contribuir para o crescimento do País', justificou Jucá.
"Muitas empresas, infelizmente, entrarão este ano em recuperação judicial no Brasil, e o Governo não pode virar as costas para essa questão", acrescentou.
O senador de Roraima fez essas observações no último dia 6, durante a votação, em comissão especial, do texto da MP elaborado pelo relator da matéria, deputado Manoel Junior (PMDB-PB).
Outra emenda destacada por Jucá é isenção de taxação de troca de ações no momento de incorporações e fusões de empresas. "A taxação da troca de ações mão pode ocorrer no momento da troca da ação, mas, sim, deve ocorrer no momento em que ela se realizar. Na hora em que for vendida é que virá a receita. Nós não podemos taxar a intenção ou a valorização de uma ação em tese sem ela estar realizada."
Elogios ao texto
O líder do governo no Congresso, senador José Pimentel (PT-CE), aprovou e elogiou o texto da MP 668, apresentado pelo relator da matéria, com as emendas para a construção do Parlashopping e de benefícios fiscais a vários segmentos.
As declarações de Pimentel, inseridas na ata da reunião, colocam por terra a acusação de que as emendas inseridas na MP foram "jabutis" (matérias estranhas) que teriam sido colocadas apenas pelos deputados durante a tramitação no plenário da Câmara.
Em verdade, as emendas foram aprovadas por unanimidade, no último dia 6 de maio, na comissão especial mista formada por senadores e deputados que integraram o colegiado, presidido pelo ex-governador de Minas e senador Antonio Anastasia (PSDB).
"Eu quero também adiantar que o nobre relator teve o cuidado de conversar com os vários líderes do Senado e da Câmara e que, no Senado, nós não temos nenhuma divergência", afirmou Pimentel.
E fez questão de registrar também que "essa construção teve acompanhamento direto do Ministério da Fazenda. Portanto, é fruto de um grande acordo o relatório."
As afirmações do líder do governo no Congresso coincidem com as declarações prestadas ao DCI pelo relator da MP e pelo autor da emenda do Parlashopping, deputado Beto Mansur (PRB-SP). Ele defende a construção de um anexo na Câmara dos Deputados por R$ 1 bilhão com recursos da iniciativa privada e rejeita a ideia de que seja um shopping.
O líder do governo no Senado, Delcídio Amaral (PT-MS), ficou de procurar ontem o Planalto, depois de avaliar "essas barbaridades" para pedir o veto da presidente Dilma.
Notícias Técnicas
Em 2024, foi publicada a Lei nº 14.973, que aprovou as novas determinações sobre a desoneração da folha de pagamento
A bitributação é caracterizada pela cobrança de tributos incidentes sobre o mesmo fato gerador, por entes federativos distintos e no mesmo período
O balanço patrimonial e as demais demonstrações contábeis de fim de ano são, em regra, uma análise do índice de desempenho econômico e financeiro de uma empresa nos últimos 12 meses
Nota Técnica 2025.002.v.1.32 reúne novas adequações dos leiautes da NF-e e NFC-e à reforma tributária do consumo
Notícias Empresariais
Em um mercado acelerado, a diferença competitiva não está em fazer tudo rápido, mas em decidir certo e executar sem volta desnecessária
A adoção de práticas éticas deixa de ser diferencial e se torna exigência estratégica para RH, lideranças e governança, impulsionada por novas normas, IA e pressão das novas gerações
Questão passou a ser tratada como sobrevivência empresarial
Notícias e indicadores que podem influenciar os preços dos ativos nesta quarta-feira, 26 de novembro
Em meio à expansão da inteligência artificial nas empresas, habilidades humanas como criatividade, empatia, colaboração e inteligência emocional tornam-se essenciais para a relevância profissional em 2026
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional