Versão 11.3.5 do Programa da ECF válida para o ano-calendário 2024 e situações especiais de 2025, e para os anos anteriores
Área do Cliente
Notícia
Redução do INSS para os domésticos talvez não passe agora. Entenda o motivo
Muitas notícias nos últimos dias deram conta de que havia sido aprovado um projeto de lei pela Câmara dos Deputados, reduzindo a contribuição para o INSS de empregadores e empregados domésticos.
A PEC das domésticas era uma proposta de emenda à Constituição que pretendia igualar o trabalhador doméstico aos demais trabalhadores. Foi aprovada e hoje na Constituição Federal do Brasil consta que o empregado doméstico tem os mesmos direitos que o trabalhador comum. No entanto, muitos desses direitos precisam ser regulamentados por uma lei ordinária, ou seja, uma lei simples que determina como aquele direito vai ser conferido, critérios, forma etc.
Para o empregador é importante saber que:
• ?Já valiam antes da PEC: registro em carteira, INSS, férias, 13º Salário e aviso prévio.
• ?Já estão valendo: horas extras, jornada de 44 horas semanais e intervalo intrajornada.
• ?Não estão valendo: FGTS e adicional noturno.
Está sendo discutido há bastante tempo um projeto de lei que vai regulamentar esses direitos e definir regras mais claras para o trabalho doméstico. O número desse projeto de lei é PLP 302/13. A ideia é facilitar o cumprimento das obrigações trabalhistas e ajustar as contribuições de INSS e FGTS para que não haja um aumento muito grande do custo de se empregar um trabalhador doméstico, evitando assim demissões em grande escala.
O projeto de lei que foi aprovado na semana passada foi outro. O número desse outro PL é 7082/10 e a ideia dele é a formalização de muitos empregados domésticos que hoje atuam de maneira informal.
Ele prevê a redução da contribuição do empregador de 12% para 6% e a redução da contribuição do empregado que era de 8%, 9% ou 11% (progressivo) para uma porcentagem única também de 6%. Como quem dá com uma mão e retira com a outra, o mesmo projeto acaba com a possibilidade de dedução do gasto com o doméstico do imposto de renda do empregador.
Se não houver nenhum recurso, o projeto irá para a sanção presidencial, mas existe uma grande chance de haver recurso e a lei não passar como está por dois motivos: (i) o governo federal é contra e (ii) o PLP 302/13 que pretende regulamentar o trabalho doméstico tem uma proposta diferente de redução do INSS.
A conclusão é que ainda não há nada a comemorar. Certamente existe uma tendência de que o INSS para o empregador doméstico será reduzido, mas só poderemos garantir algo quando algum dos projetos de lei nesse sentido sejam sancionados pela presidente.
Notícias Técnicas
A Receita Federal publicou o Informe Técnico 2025.002 (versão 1.30), que atualiza as especificações utilizadas pelas empresas para o preenchimento da Nota Fiscal Eletrônica (NF-e)
Foi publicado o Informe Técnico 2024.001 v.2.30 que divulga atualização na tabela de NCM (Nomenclatura Comum do Mercosul) a partir de 01/02/2026
A Coordenação Técnica do Encat publicou o Manual de Orientação ao Contribuinte da NF-e ABI (Nota Fiscal eletrônica de Alienação de Bens Imóveis)
O governo federal sancionou na 6ª feira (21.nov.2025) as regras mais rígidas para compensação tributária.
Notícias Empresariais
A pressa emocional não é sinal de produtividade, mas de instabilidade. Empresas que reconhecem esse custo oculto conseguem recalibrar o ritmo, separando urgência legítima de ansiedade coletiva
O futuro das vendas não está apenas em dominar algoritmos, mas em entender o que motiva as pessoas por trás dos dados
Estudo revela que tecnologia, inovação e liderança devem dominar a formação executiva em 2026, reforçando o peso do treinamento corporativo para carreiras em evolução
Figura tem papel central para fomentar a empatia, ética e responsabilidade para o processo decisório
Especialista detalha como prever variações e reduzir riscos financeiros na gestão de despesas
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional