Portaria altera anexos contábeis para dar maior transparência na movimentação patrimonial
Área do Cliente
Notícia
Empresas devem ficar atentas ao novo sistema eSocial
No final do ano de 2013 o presidente da Confederação Nacional de Bens, Serviços e Turismo, encaminhou uma carta à Presidência da Republica com argumentos que preocupam o setor e impossibilitam que essas novas regras seja cumpridas.
Sistema eletrônico que vai ajudar na rotina contábil e jurídica das empresas, obrigando todos os empregadores (pessoas jurídicas e físicas) a prestar informações tributárias, trabalhistas previdenciárias e da folha de pagamento em tempo real ao Governo Federal, este é o eSocial que vem causando debates e preocupação em sindicatos, contadores e empregadores de todo o Brasil.
No final do ano de 2013 o presidente da Confederação Nacional de Bens, Serviços e Turismo, encaminhou uma carta à Presidência da Republica com argumentos que preocupam o setor e impossibilitam que essas novas regras seja cumpridas.
ensando nisso o Sincomercio (Sindicato do Comércio Varejista de Adamantina e Região) procurou um escritório contábil que já a está aderindo a este novos sistema para esclarecer dúvidas e ajudar ao comerciante que contem empregado a se inteirar deste assunto.
O contador Marcelo Lopes, do escritório de serviços contábeis Lopes, explica como será esta nova fase no setor contábil e administrativo nas empresas.
Sobre os custos que esta nova regra trará para os empregadores Lopes destaca. “De início os custos serão invisíveis, já que as empresas terão que se organizar primeiramente, para assim saber quais serão as dificuldades em se adaptar a este novo sistema”. Mas segundo pesquisa do IBPT (Instituto Brasileiro de Planejamento Tributação), os custos com consultorias contábeis e jurídicas para atender o eSocial subirá 10%. Custos adicionais por conta de adequações ou criações de sistemas informatizados, treinamento com funcionários serão de 7%.
Lopes enfatiza que a dependência das informações das empresas aumentará, já que os dados terão que ser apresentados em tempo real. Um exemplo é a CAT (Comunicação de Acidente do Trabalho), que deverá ser transmitida rigorosamente como determina a lei “A empresa deverá comunicar o acidente do trabalho, ocorrido com seu empregado, havendo ou não afastamento do trabalho, até o primeiro dia útil seguinte ao da ocorrência e, em caso de morte, de imediato à autoridade competente, ou seja, o INSS” explica.
No sistema antigo o tempo para relatar fatos empregatícios era uma ponto favorável ao contador e empregador, agora as coisas deverão ser mais rápidas, exigindo agilidade de ambas as partes. Porém Lopes confirma que será uma fase de mais transparência de acordo com as leis trabalhistas.
O Sincomercio alerta a todos os contadores e empregadores, que as multas aplicadas por não cumprimento de envios de informações serão excessivas, vale ao responsável se organizar, participando de palestras e tudo que envolve o seu esclarecimento.
Veja quando sua empresa deverá migrar para o sistema eSocial
- Empresas tributadas pelo Lucro Real devem efetuar o cadastramento em 30 de abril e entregar a folha de pagamento via eSocial em 30 de maio de 2014.
-Empresas tributadas pelo Presumido, Simples Nacional e demais (inclusive Fiscais) devem efetuar o cadastramento em 30 de setembro de 2014 e entregar a folha de pagamento via eSocial em 30 de outubro de 2014.
Notícias Técnicas
Mudança não afetará benefícios ativos e usará a Carteira de Identidade Nacional (CIN) como documento de referência
A atualização acompanha as recentes alterações do Ajuste SINIEF 54/2022, que autorizou produtores rurais, portadores de Inscrição Estadual vinculada ao CPF
A suspensão será realizada para que a equipe técnica possa executar manutenções e atualizações na infraestrutura de TI
A reforma tributária do consumo avança mais um passo na modernização dos documentos fiscais eletrônicos
Notícias Empresariais
Líderes que cuidam do clima emocional durante transições criam ambientes mais estáveis e preparados para o novo
O ambiente macroeconômico parece habituado a uma instabilidade funcional, mas 2026 colocará desafios significativos para as lideranças brasileiras
Gratificação pode ser utilizada para diferentes finalidades, mas é importante planejar-se para conseguir aproveitar o benefício
Encerra no dia 30 de novembro o Mutirão Nacional de Negociação e Orientação Financeira para o consumidor negociar suas dívidas bancárias em atraso
A Inteligência Artificial é uma aliada estratégica para eficiência e desenvolvimento humano nas empresas
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional