Atualização altera regras de escrituração, desativa validações, inclui novo campo e antecipa orientações sobre os tributos da Reforma do Consumo
Área do Cliente
Notícia
JT declara inválido pedido de demissão de servente escolar feito sem assistência sindical
De fato, consta no processo um documento em que a empregada informa que não desejava mais trabalhar no estabelecimento de ensino, a partir de 05.02.2010.
No recurso analisado pela 4a Turma do TRT-MG, o reclamado pretendia convencer os julgadores de que a reclamante, uma servente escolar, foi quem pediu demissão do emprego, não tendo sido dispensada, como entendido pelo juiz de 1o Grau. Mas a Turma decidiu acompanhar a sentença e manteve a condenação do centro educacional ao pagamento das parcelas rescisórias típicas da dispensa sem justa causa.
De fato, consta no processo um documento em que a empregada informa que não desejava mais trabalhar no estabelecimento de ensino, a partir de 05.02.2010. No entanto, conforme observado pelo juiz convocado Fernando Luiz Gonçalves Rios Neto, a reclamante trabalhava no reclamado desde 02.05.1998 e não houve assistência, seja do sindicato, seja do Ministério do Trabalho, ao seu pedido de demissão, na forma prevista pelo parágrafo 1o, do artigo 477, da CLT.
O relator destacou, ainda, que, apesar de as testemunhas terem afirmado que a empregada, em algumas ocasiões, chegou a dizer que gostaria de parar de trabalhar, em razão de sua aposentadoria, isso não significa que ela tenha pedido demissão. Deve-se levar em conta que ela trabalhou como servente por mais de dez anos, era pessoa humilde e, certamente, não sabia das consequências de um pedido de demissão.
"Como se sabe, milita em favor do empregado o princípio da continuidade do contrato de trabalho, sendo de se presumir que o trabalhador, como hipossuficiente, tem interesse em manter o emprego"- ressaltou o juiz convocado, esclarecendo que esse é o teor da Súmula 212, do TST. Além disso, a falta de homologação da rescisão contratual favorece a tese da trabalhadora, no sentido de que não pediu demissão.
( RO nº 00310-2010-091-03-00-0 )Notícias Técnicas
Em recurso na Corte, empresa argumentava que houve erro na decisão que validou a incidência do tributo
A nova lei sancionada pelo governo dispensa revisões médicas periódicas para os segurados do INSS com deficiências permanentes, irreversíveis ou irrecuperáveis
RFB lista com vantagens da escolha do regime tributário integrada ao CNPJ
Abono salarial PIS/Pasep para nascidos em setembro e outubro será liberado na próxima semana de julho
Notícias Empresariais
Negócios que escutam vencem não porque falam mais, mas porque entendem melhor o que realmente importa
A inteligência emocional pode não aparecer no currículo, mas é ela quem sustenta todas as conquistas que vêm depois
A ascensão das apostas esportivas no Brasil trouxe um desafio silencioso, mas crescente, para os departamentos de Recursos Humanos: a ludopatia
Empresas e órgãos públicos buscam soluções que gerem valor real e sustentável
Nova iniciativa quer tirar a burocracia do caminho e criar uma rede de apoio confiável para quem empreende no Brasil
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional