A Receita Federal disponibilizou o “CCMEI Simplificado” no app MEI. Essa atualização facilita o acesso ao Certificado da Condição de Microempreendedor Individual (CCMEI), documento que comprova a formalização do MEI
Área do Cliente
Notícia
Atendimento limitado
Para priorizar o cidadão, que pena em filas, o Fisco só atenderá, a partir de hoje, as empresas com horário agendado pela internet
DECO BANCILLON
As constantes reclamações dos contribuintes contra o péssimo atendimento da Receita Federal, devido à falta de senhas, levaram a delegacia da Receita Federal em Brasília a mudar as regras para o fornecimento do serviço. A partir de hoje, as empresas que quiserem resolver pendências com o Fisco só poderão fazê-lo se tiverem agendado um horário pela internet. A marcação terá que ser feita com pelo menos um dia de antecedência. A opção ficará disponível a partir das 7h, e valerá apenas para as 300 primeiras pessoas jurídicas que entrarem no site da Receita. Aquelas que não conseguirem marcar o atendimento só poderão tentar novamente no outro dia. E assim sucessivamente, até que haja disponibilidade de senhas no site do Fisco.
A Receita diz que a medida tem como objetivo reduzir possíveis transtornos que poderiam ser causados no atendimento aos contribuintes. Entretanto, admite que o novo sistema pode gerar ainda mais problemas, uma vez que o número de senhas disponibilizadas às pessoas jurídicas chega a ser quase duas vezes menor que o de pedidos feitos para atendimentos no dia a dia dos guichês do Fisco.
O despachante Jonas da Silva, 35 anos, teme que a nova medida aumente ainda mais a espera por atendimento. “Já existe, hoje, um similar desse agendamento no site da Receita. Todos os dias, a partir das 7h, eles liberam as senhas pela internet, tanto para a pessoa física quanto para a jurídica. O problema é que acaba tudo em 20 minutos. E não acredito que vá ser diferente com esse novo sistema”, reclama o morador da Cidade Ocidental, município goiano distante cerca de 40 km de Brasília.
Há críticas também no que se refere ao atendimento presencial no posto da Receita em Brasília. A despachante Nayara Cândido, 28 anos, diz que é comum faltarem senhas mesmo para contribuintes pessoa física. “Cansei de ver pessoas que esperam por horas e horas e não são atendidas por falta de senha”, recorda.
Resposta
Para a Receita, a responsabilidade pelo mau atendimento em Brasília é do próprio contribuinte, que insiste em recorrer aos serviços pessoalmente. “A demanda é grande porque as pessoas não estão vivendo o tempo real (a internet)”, rebate a chefe do Centro de Atendimento ao Contribuinte da Delegacia da Receita em Brasília, Marlene Cambraia. Ela justifica que o agendamento é essencial para melhorar o atendimento “ao cidadão comum, que necessita de um atendimento de mais excelência do que o da pessoa jurídica”.
Segundo os números fornecidos pela chefe do posto da Receita em Brasília, trabalham no atendimento 44 funcionários, para uma demanda de cerca de 1,4 mil pessoas por dia. O número explica o porquê, na opinião de Marlene, de o órgão só oferecer 300 senhas diárias para o agendamento das empresas. “Eu até poderia colocar mais (senhas), mas, com certeza, não teria como atender a toda essa gente”, assinala.
Ela diz ainda que a nova medida funcionará como teste e poderá ser readequada caso haja necessidade. “Nessa primeira fase, a gente vai disponibilizar isso, mas, depois, aumentaremos pouco a pouco as senhas”. Além da internet, a requisição para atendimento da Receita pode ser feita pelo telefone 146 e nos postos, das 7h às 19h, com senhas até às 18h30.
falta de senha”
Notícias Técnicas
Desenvolvida pelo Serpro, nova funcionalidade permite simular e escolher a quantidade de parcelas conforme a realidade financeira do contribuinte
A convergência entre os entes federativos é fundamental para evitar judicializações futuras
A Receita Federal informa os contribuintes sobre o procedimento de vinculação de débitos passíveis de divisão em quotas na DCTFWeb
Negociações consideram boas práticas ambientais, sociais e de governança com base na Portaria nº 1.241/2023 e nos Objetivos da ONU
Notícias Empresariais
Mais do que replicar modismos, é preciso refletir sobre o que realmente sustenta um negócio são, humano e eficiente
Estagnação em PMEs: dados preocupantes e soluções estratégicas
Investimento em saúde mental deixou de ser uma escolha ética para se tornar uma obrigação estratégica e jurídica
Levantamento exclusivo do Infojobs mapeia os setores e regiões mais promissores para quem busca emprego no Brasil
Empresas estruturam remessas internacionais com isenção de IOF para reduzir carga tributária dentro das regras da CVM e da legislação vigente
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional