Informações são essenciais para garantir o pagamento do Abono Salarial e subsidiar estatísticas oficiais sobre o mercado de trabalho; envio fora do prazo pode gerar multas
Área do Cliente
Notícia
Jornada de trabalho: empresários discordam da emenda constitucional
A discussão em torno aprovação da PEC (Proposta de Emenda à Constituição) 231/95 continua dividindo opiniões.
A discussão em torno aprovação da PEC (Proposta de Emenda à Constituição) 231/95 continua dividindo opiniões. A proposta prevê a diminuição da jornada de trabalho de 44 para 40 horas semanais, sem redução de salário, e aumento adicional na hora extra de 50% para 75%.
Nesta semana, a Cebrasse (Central Brasileira do Setor de Serviços) divulgou levantamento que mostrava total insatisfação dos empresários dos setores de serviços, das entidades ligadas à indústria e comércio com a proposta de emenda constitucional.
O presidente da Cebrasse, Paulo Lofreta, afirmou também que o setor de serviços é responsável por 67% do PIB e por quase 50% do total da mão-de-obra brasileira empregada no país.
Contra a emenda
Para Lofreta, a iniciativa "não passa de promoção política demagógica, de olho nas eleições". Ele disse ainda que o setor empresarial "já arca com a maior carga tributária do mundo, taxas de juros exorbitantes para financiamento da produção de capital de giro, e também como uma Justiça do Trabalho injusta com o empresariado e extremamente paternalista com os empregados".
O levantamento da Cebrasse teve apoio de várias entidades, entre elas, o Seac (Sindicato Estadual das Empresas de Asseio e Conservação), que confirmaram o excesso de encargos pagos pelos empresários, além de citar que a redução da carga horária acarretará em maior desemprego, pois o momento atual é de cortes de gastos e curtos recursos.
Para Adonai Arruda, empresário do setor de turismo no Paraná, uma alternativa seria que "a alteração tenha validade apenas paran funcionários de indústria e de bancos, que podem cumprir jornada de segunda a sexta-feira, sendo que áreas de serviços passem a ter uma leitura diferente, sem essas características".
Para a CNC (Confederação Nacional do Comércio), a redução na jornada de trabalho deve respeitar as peculiaridades de casa setor produtivo e a Constituição Federal prevê medida por meio de acordo ou convenção coletiva de trabalho.
A favor
Em agosto, durante uma comissão especial da Câmara, o ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi, afirmou que, se aprovada, a medida não provocará a falência de empresas nem a demissão de empregados. "Não temos que construir, nesse momento, uma luta de classes. Não temos que construir uma luta entre empregados e empresários. O processo de redução da jornada de trabalho não representa a falência das empresas".
Lupi também afirmou ainda que a aprovação da medida não acarretaria alta significativa no custo do produto da empresa, uma vez que a participação da massa salarial corresponde a 22% desse valor e que vários setores da economia têm a jornada de trabalho semanal de 40 horas, incluindo o serviço público. "As empresas que praticam as 40 horas melhoram a produtividade do trabalhador", afirmou o ministro.
Os representantes das demais centrais sindicais, entre eles, o presidente da UGT (União Geral dos Trabalhadores), Ricardo Patah, também defenderam a redução da jornada de trabalho, por acreditarem que a medida seria um dos principais fatores de inclusão social.
Patah lembrou que o comerciário, que trabalha 54 horas por semana, é uma das categorias que mais sofre. "Essa jornada é injusta para as mães que precisam conciliar o trabalho com as tarefas do lar". Para ele, a jornada de trabalho excessiva contribui para causar acidentes de trabalho.
Notícias Técnicas
Informações devem ser prestadas por meio do Portal e-CAC, conforme determina o Convênio ICMS 134/16; descumprimento pode gerar penalidades
A entrega do DCP é obrigatória para manter o direito ao crédito presumido do IPI, que reduz a carga tributária sobre insumos usados na produção para exportação.
Mudanças decorrem da nova norma IFRS 18 e seguem agora para avaliação do CFC e CVM.
Objetivo da medida é ampliar a segurança dos mais de 169 milhões de usuários do GOV.BR
Notícias Empresariais
Mais do que técnica, os empreendedores que deixam marcas no mundo são aqueles que cultivam hábitos mentais alinhados com o futuro que desejam criar
Por que a saúde mental precisa estar no centro das estratégias corporativas de bem-estar
Especialista alerta: omissão na escolha ou no controle de terceirizadas pode gerar danos milionários e crise de imagem
Somente no mês de junho foram mais de 106 mil pessoas contratadas, 64% das carteiras assinadas foram em microempresas e empresas de pequeno porte
Estudo mostra que consumidores e empresas já obtiveram uma economia de R$ 107 bilhões desde a criação do Pix, em 2020
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional