A RF publicou, na última 6ª feira (30.jan.2026), o Ato Declaratório Executivo RFB nº 1, que atualiza a Tabela de Incidência do Imposto sobre Produtos Industrializados (Tipi)
Área do Cliente
Notícia
Contratação de consignado ligado a qualquer produto, serviço ou seguro
Em mais uma iniciativa, que se soma àquelas já adotadas pelo setor para a proteção do consumidor e combate a fraudes na contratação de crédito consignado
Em mais uma iniciativa, que se soma àquelas já adotadas pelo setor para a proteção do consumidor e combate a fraudes na contratação de crédito consignado, a Autorregulação do setor criou regras que proíbem bancos condicionarem a concessão de crédito consignado à contratação de qualquer produto, serviço ou seguro.
As regras já estão em vigor e devem ser cumpridas por todos os bancos que fazem parte da Autorregulação. Ao criar ainda mais limitações a esse tipo operação, a nova medida reforça controles, responsabilidades e mecanismos de correção para proteger o consumidor contra abusos e assegurar transparência na oferta e na contratação do crédito consignado.
A regra nova estabelece que qualquer contratação de produtos, serviços ou seguros, relacionados ao crédito consignado, somente poderá ocorrer de forma facultativa, mediante instrumento contratual apartado, ficando assegurada a manifestação livre, informada e inequívoca da vontade do consumidor.
Esse aprimoramento resulta do monitoramento contínuo de reclamações e do diálogo permanente com o INSS, reguladores e órgãos de proteção e defesa do consumidor. A nova regra reafirma princípios como transparência, liberdade de escolha e combate a práticas abusivas.
“Ao enfrentar práticas como essas de vendas condicionadas, reafirmamos, de maneira inequívoca, que o setor não pactua com condutas que violem a vontade do consumidor, ou seja, os bancos querem garantir a liberdade de escolha, combater contratações não solicitadas e fortalecer mecanismos de prevenção e correção de práticas abusivas.”, afirma Isaac Sidney, presidente da Febraban.
“Essa medida fortalece a relevância do crédito consignado e eleva o padrão de conduta do mercado. Ao deixar explícito que qualquer produto associado ao consignado só pode ser contratado dentro de padrões pré-estabelecidos, o setor dá um passo importante para ampliar a confiança do consumidor, prevenir abusos e garantir uma relação mais equilibrada e transparente entre bancos e clientes”, afirma Leandro Vilain, CEO da ABBC – Associação Brasileira de Bancos.
Autorregulação
A Autorregulação do Consignado é uma iniciativa da Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e da Associação Brasileira de Bancos (ABBC) para coibir o assédio comercial e as fraudes na oferta e contratação de crédito consignado público e privado. As regras são voltadas à proteção do consumidor e à qualificação de correspondentes bancários, e se aplicam a empréstimos consignados e cartão de crédito consignado.
Os compromissos voluntários assumidos pelos bancos no âmbito da Autorregulação são constantemente atualizados e aperfeiçoados para incorporar novas medidas voltadas ao fortalecimento do Sistema e à ampliação da proteção do consumidor.
Desde o início da autorregulação, em 2020, mais de 2,1 mil sanções foram aplicadas a correspondentes bancários, dos quais 128 perderam o direito de exercer a atividade em definitivo e estão impedidos de prestar serviços aos bancos autorregulados.
O descumprimento das regras também sujeita as instituições financeiras à aplicação de sanções, como multas, bem como a medidas administrativas aos correspondentes e agentes de créditos a eles vinculados, que incluem a suspensão definitiva de atuar com as instituições financeiras autorreguladas. Atualmente, participam da Autorregulação 76 instituições financeiras que representam cerca de 99% do volume total da carteira de crédito consignado no país.
Notícias Técnicas
O Comitê Gestor do IBS realizou duas lives institucionais para apresentar as diretrizes iniciais do Piloto IBS, esclarecer dúvidas técnicas e orientar empresas
Obrigatoriedade de novos tributos na Nota Fiscal eletrônica já está em vigor em 2026 e expõe falhas na organização de dados, sistemas e processos fiscais das empresas do Regime Normal
Negócios que não regularizaram a situação terão de adotar outro regime tributário, enquanto novas empresas seguem regras próprias para adesão
A nova lei de incentivos pode descaracterizar a LRF, gerando burocracia e comprometendo a credibilidade fiscal
Notícias Empresariais
Pressão sempre existirá. A diferença está em quem a transforma em foco e quem a espalha como ruído
Uma carreira pode até pagar bem. Mas, se não devolve nada além disso, costuma cobrar caro em outros lugares
Quando formação, práticas e experiências se alinham, o aprendizado deixa de ser discurso e passa a construir, na prática, a cultura que empresas e lideranças dizem valorizar
A IA está redefinindo o jogo ao mostrar que eficiência não se configura apenas em uma métrica operacional. É, sobretudo, uma vantagem
Além da precificação, entenda como pequenos negócios podem buscar diferenciação no mercado
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional