Versão 11.3.5 do Programa da ECF válida para o ano-calendário 2024 e situações especiais de 2025, e para os anos anteriores
Área do Cliente
Notícia
Com os juros elevados, qual o melhor investimento a fazer com o 13º salário?
Cenário atual favorece tanto os conservadores quanto quem busca diversificar; entenda
O pagamento do 13º salário deve injetar R$ 369,4 bilhões na economia brasileira até o fim de dezembro, segundo levantamento do Dieese. Como a taxa básica de juros no Brasil segue em patamares elevados, utilizar parte desse dinheiro extra em investimentos pode ser uma boa opção, segundo especialistas consultados pelo Terra.
“Aplicações conservadoras oferecem remuneração relativamente alta, o que é uma vantagem para quem vai aplicar e quer segurança. Se o investidor quer liquidez (acessar esse dinheiro em prazos curtos ou médios) ou quer “guardar sem risco” parte do recurso, a renda fixa é uma opção clara”, sugere Marcos Piellusch, professor de finanças da FIA Business School.
Entre as opções de investimentos em renda fixa estão CDBs, LCIs, LCAs e Tesouro Selic, que são ativos que garantem liquidez e preservam o poder de compra. “O segredo é casar o prazo do investimento com o prazo da meta. Assim, o investidor evita precisar resgatar em um momento ruim do mercado”, orienta Paulo Cunha, CEO da iHUB Investimentos.
Os especialistas também ressaltam que, se o investidor possui objetivo de ganho maior, superar a inflação, ou acumular patrimônio para médio ou longo prazo, pode valer a pena olhar para outras classes de investimento com maior risco e maior chance de retorno. O cenário atual é de juros altos, de 15%, mas a trajetória de queda favorece tanto os conservadores quanto aqueles que buscam diversificar.
“Para muitos, investir parte ou boa parte em renda fixa ainda faz muito sentido, mas faz bastante sentido também pensar em diversificação em função do seu perfil, prazo e dos objetivos”, pondera Marcos Piellusch.
Quais “outros investimentos” considerar além da renda fixa?
Ações: se você tiver horizonte de médio/longo prazo (5, 10 anos) e risco/volatilidade for aceitável, ações podem render mais que renda fixa.
ETFs: permitem o investimento em um conjunto de ações, aumentando a diversificação e reduzindo o risco.
Fundos imobiliários (FIIs): renda imobiliária ou valorização de imóvel podem proporcionar outra alavanca de retorno.
Crédito privado/debêntures/fundos de crédito: rendimentos maiores, mas risco maior
Investimento no exterior/câmbio: pensando em diversificação internacional.
Para quem ainda não tem uma reserva de emergência, o 13º é o momento ideal para começar.
“O 13º salário é uma ótima oportunidade de formar uma reserva. Esse valor deve ser aplicado em investimentos seguros, líquidos e com rendimento diário, como Tesouro Selic, CDBs de liquidez diária ou fundos DI atrelados ao CDI”, orienta Cunha.
Notícias Técnicas
A Receita Federal publicou o Informe Técnico 2025.002 (versão 1.30), que atualiza as especificações utilizadas pelas empresas para o preenchimento da Nota Fiscal Eletrônica (NF-e)
Foi publicado o Informe Técnico 2024.001 v.2.30 que divulga atualização na tabela de NCM (Nomenclatura Comum do Mercosul) a partir de 01/02/2026
A Coordenação Técnica do Encat publicou o Manual de Orientação ao Contribuinte da NF-e ABI (Nota Fiscal eletrônica de Alienação de Bens Imóveis)
O governo federal sancionou na 6ª feira (21.nov.2025) as regras mais rígidas para compensação tributária.
Notícias Empresariais
Atualmente, a chave para uma liderança plena está no Quociente Espiritual (QS)
A infraestrutura de TI deve ser escolhida com um custo inteligente, investida de forma planejada, com visibilidade e controle
Cenário atual favorece tanto os conservadores quanto quem busca diversificar; entenda
O que realmente separa o trader consistente do amador é invisível: é a mente
A pressa emocional não é sinal de produtividade, mas de instabilidade. Empresas que reconhecem esse custo oculto conseguem recalibrar o ritmo, separando urgência legítima de ansiedade coletiva
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional