Receita Federal divulga calendário com vencimentos de obrigações acessórias e contábeis
Área do Cliente
Notícia
Selic alta: 4 erros que levam o microempreendedor ao endividamento
Advogado e presidente da Conaje alerta para armadilhas comuns em períodos de Selic elevada
Com a Selic mantida em 15% pela 16ª semana consecutiva, segundo o Boletim Focus divulgado na segunda-feira (13), o crédito continua caro e a sobrevivência de micro e pequenas empresas exige cuidado redobrado. O Brasil tem 24,2 milhões de empresas ativas, sendo 93,8% de micro e pequeno porte, de acordo com o Mapa de Empresas do governo federal. Só no segundo quadrimestre de 2025, mais de 1,6 milhão de novos negócios foram abertos, mas outros 942 mil fecharam no período.
Nesse cenário, não basta apenas buscar alternativas de financiamento. Evitar erros básicos é fundamental para não aumentar o risco de endividamento, alerta Fábio Saraiva, advogado e presidente da Conaje (Confederação Nacional de Jovens Empresários).
Segundo ele, os quatro deslizes mais comuns são:
• Assumir dívidas sem planejamento - Comprometer o caixa sem avaliar prazos e condições pode gerar efeito bola de neve.
• Não comparar opções de crédito - Aceitar a primeira proposta do banco pode sair caro diante das taxas e exigências diferentes no mercado.
• Usar financiamento de longo prazo para despesas de curto prazo - Essa distorção enfraquece a saúde financeira do negócio.
• Misturar contas pessoais e empresariais - Além de dificultar o controle, aumenta o risco de desorganização e endividamento.
“Esses pontos enfraquecem a empresa e podem gerar endividamento desnecessário”, afirma Saraiva. Ele destaca também que corrigir essas falhas pode ser o primeiro passo para atravessar o momento de juros altos com mais segurança. “Muitas vezes, evitar um mau contrato já é tão importante quanto conseguir acesso ao crédito”, completa.
Notícias Técnicas
O Informe Técnico 02.2024, versão 1.10, trouxe a inclusão de um novo meio de pagamento na emissão da NF-e e da NFC-e
Entre as principais novidades da Reforma Tributária sobre o consumo, está o novo mecanismo de cashback, que estabelece a devolução de parte dos tributos recolhidos para famílias de baixa renda
O governo federal criou, por meio de Lei, uma pensão especial de um salário-mínimo. O Decreto que regulamentou a lei, entrará em vigor em 29 de novembro de 2025.
Empregadores domésticos têm até hoje (31) para regularizar débitos do FGTS. Após o prazo, casos serão encaminhados à fiscalização
Notícias Empresariais
Trocar Posso fazer isso? por Como posso fazer isso? ativa a coragem e transforma medo em ação, segundo o FBI
No Brasil, IA aplicada sem políticas de capacitação pode gerar desemprego e concentração de renda; uso estratégico é essencial para equilibrar eficiência e inclusão
Advogado e presidente da Conaje alerta para armadilhas comuns em períodos de Selic elevada
Dados do Impostômetro mostram que tributos podem representar até 77% do preço final
Bancos só respondem em caso de erro grave em operações de câmbio, segundo Resolução 277 do BC
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional
