No último mês do ano é tempo do pagamento da 2ª parcela do 13º salário. E aí, você já sabe quanto vai receber ou como calcular o valor a ser pago aos empregados?
Área do Cliente
Notícia
75% dos pequenos empreendedores não utilizam ferramentas de IA nos negócios, aponta estudo
Pesquisa realizada pela SumUp revela que 75% dos micro e pequenos empreendedores brasileiros desconhecem os potenciais de uso da Inteligência Artificial (IA)
Pesquisa realizada pela SumUp revela que 75% dos micro e pequenos empreendedores brasileiros desconhecem os potenciais de uso da Inteligência Artificial (IA). O estudo buscou identificar o nível de conhecimento, a percepção e a adoção da IA, além de analisar as barreiras e o apoio almejado por esses empreendedores.
Dentre a minoria que adota ferramentas baseadas em Inteligência Artificial, 75% dos negócios usam a tecnologia no marketing e nas redes sociais dos negócios. A segunda área que mais usa IA é a de atendimento ao cliente (43,7% dos respondentes).
45,3% dos entrevistados veem a IA como uma oportunidade para pequenos negócios. 50% dos participantes da pesquisa não têm opinião formada. Apenas 4,7% das pessoas consideram a tecnologia uma ameaça.
O principal benefício percebido por quem utiliza IA é o aumento da produtividade (68,7%), seguido pela tomada de decisões mais assertivas (18,8%) e melhoria na experiência do cliente (12,5%).
A pesquisa destaca ainda que a falta de conhecimento técnico é o principal desafio enfrentado por quem tentou implementar IA, situação apontada por 31,2% dos entrevistados. Quase metade dos entrevistados (48,4%) possui apenas noções básicas sobre IA – sabem o que é, mas não chegam a utilizar as ferramentas disponíveis. Outros 25% declaram não ter nenhum conhecimento, enquanto 20,3% conhecem de maneira intermediária, e apenas 6,3% se consideram avançados no assunto.
Entre os empreendedores que ainda não utilizam de soluções de IA, a falta de conhecimento sobre como aplicá-las (38,3%) e a percepção de que não veem necessidade para o negócio (36,2%) são os maiores impedimentos.
As pessoas que não usam IA atualmente foram perguntadas sobre a possibilidade de usarem ferramentas de IA no futuro. Apenas 8,5% afirmam que o farão nos próximos 12 meses; 38,3% declaram que não o farão, enquanto 53,2% deles talvez apostem na tecnologia. Esse mesmo público também respondeu que a melhor ferramenta de apoio com relação a IA são cursos e treinamentos gratuitos ou acessíveis (27,7% das respostas) e vídeos educativos nas redes sociais (17%).
"Os dados da pesquisa reforçam que a Inteligência Artificial, embora vista como uma oportunidade, ainda é um território pouco explorado pelos micro e pequenos empreendedores devido à falta de conhecimento sobre o tema. A capacitação em IA será fundamental para que esses negócios possam colher os benefícios trazidos por essa tecnologia, como uma maior produtividade e competitividade, por exemplo", comenta Mariana Lazaro, CFO da SumUp para Américas.
Notícias Técnicas
Sanciononada a Lei 15.246, de 2025, que torna permanentes as mudanças propostas pelo Poder Executivo no Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF).
Nova regra visa evitar uso indevido de faturamento duplo e garantir tratamento fiscal justo
Mudanças da Receita aumentam o rigor sobre deduções de ICMS, afetando contabilidade, planejamento fiscal e compliance das empresas
O painel está disponível na página da Jurisprudência do TST e permite acesso rápido a informações sobre processos, incluindo temas analisados pelo STF
Notícias Empresariais
A autodisciplina transforma rotina em propósito e esforço em crescimento — e é assim que nasce o equilíbrio entre resultado e bem-estar
Veja como proteger seu empreendimento de possíveis sufocos financeiros
Modelo de governança corporativa deixou de ser exclusiva apenas às grandes instituições
Queda na percepção da situação atual é compensada pela alta nas expectativas, com destaque para o comércio
O modelo CLT desabou e o brasileiro precisou se virar para sobreviver
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional