Quando as empresas estão com dificuldade financeira existe uma medida permitida por lei que pode ajudar a enfrentar o desaquecimento: as férias coletivas
Área do Cliente
Notícia
Novembro chegando: quem são as pessoas que terão direito ao 13º salário?
Idosos, trabalhadores CLT e domésticas estão entre os milhões que terão um reforço no orçamento
Com a proximidade de novembro, a expectativa pelo 13º salário cresce entre milhões de brasileiros. Este abono, instituído por lei, representa um salário adicional ao longo do ano e oferece um significativo alívio financeiro, especialmente no período de festas e despesas de final de ano.
No entanto, embora o 13º salário seja amplamente esperado, é fundamental compreender quem tem direito a ele e como seu pagamento é estruturado.
Acompanhe a leitura!
Quem recebe o benefício e quais as exceções?
O direito ao 13º salário é uma garantia a todo trabalhador sob a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), abrangendo uma vasta gama de categorias. Isso inclui os trabalhadores do setor privado, os servidores públicos, os empregados domésticos e até mesmo o Jovem Aprendiz.
Além disso, aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) também têm acesso a este recurso extra. Contudo, para este grupo específico, a Previdência Social costuma antecipar o pagamento das duas parcelas entre abril e maio.
Assim, apenas aqueles que começaram a receber o benefício previdenciário a partir de junho é que serão contemplados no cronograma padrão de final de ano.
Por outro lado, alguns grupos de trabalhadores e beneficiários ficam de fora da lista de contemplados. Não têm direito ao abono os indivíduos que recebem programas assistenciais (como BPC e Bolsa Família) ou aqueles cujos contratos de trabalho não possuem vínculo formal. Ademais, o trabalhador demitido por justa causa também perde o direito ao 13º salário.
Como é calculado e quando é pago o 13° salário?
O cálculo do 13º salário é relativamente simples, sendo proporcional ao tempo de serviço. Para determinar o valor devido, o trabalhador deve dividir o salário bruto por doze e, em seguida, multiplicar o resultado pelo número de meses trabalhados no ano vigente.
Assim, por sua vez, o pagamento é obrigatoriamente desmembrado em duas parcelas para os trabalhadores da iniciativa privada:
- Primeira Parcela: Deve-se pagar até o dia 30 de novembro, correspondendo a 50% do valor total do benefício. Em 2025, o prazo é até dia 28/11.
- Segunda Parcela: Deve-se pagar até o dia 20 de dezembro e representa o valor restante. (Em 2025, será no dia 19/12). É importante notar que é nesta segunda parcela que incidem os descontos obrigatórios, como INSS e Imposto de Renda (se aplicável), gerando uma quantia líquida ligeiramente menor.
Dessa forma, o 13º salário se consolida como uma peça fundamental do planejamento financeiro de fim de ano, exigindo apenas que os trabalhadores e empregadores atentem-se aos prazos e às regras de cálculo estabelecidas por lei.
Notícias Técnicas
Decisão do STJ reforça segurança jurídica para contribuintes e orienta tribunais regionais sobre aplicação das regras do Pert
Publicada Nota técnica de adequação dos leiautes do CT-e, do CT-eOS e da GTV-e para inclusão dos campos e das regras de validação referentes à Reforma Tributária do Consumo – RTC
Nova validação apontará divergências entre os dados informados nos descontos da parcela do empréstimo, permitirá melhor controle pelos empregadores e evitará possíveis erros
A RF esclareceu que os rendimentos de cotas de fundos de investimento detidas por PF residente no exterior, mas gravadas com usufruto em favor de residente no Brasil, devem ser tributados com base na situação fiscal.
Notícias Empresariais
O microshifting pode parecer o próximo passo natural da flexibilidade, mas sem regras e autocontrole, pode se tornar o passaporte para a exaustão
Resolução ineficaz de problemas e falhas de comunicação geram frustração e levam a cancelamentos
Idosos, trabalhadores CLT e domésticas estão entre os milhões que terão um reforço no orçamento
Advogado tributarista, Adriano Murta aponta erros comuns que fazem empresas e profissionais pagarem mais impostos do que o necessário e explica como corrigi-los de forma legal e segura
Notícias e indicadores que podem influenciar os preços dos ativos nesta quinta-feira, 9 de outubro
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional