No último mês do ano é tempo do pagamento da 2ª parcela do 13º salário. E aí, você já sabe quanto vai receber ou como calcular o valor a ser pago aos empregados?
Área do Cliente
Notícia
Especialista da FIPECAFI analisa pontos críticos da Selic e Fed
Na visão do Especialista em Mercado Financeiro e professor na FIPECAFI, Rogério Mauad
Na próxima quarta-feira (17), o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central anuncia sua decisão sobre a taxa Selic. A expectativa predominante no mercado é de manutenção no patamar de 15% ao ano, cenário que reflete uma combinação de fatores internos e externos que ainda não oferecem espaço seguro para o início de um ciclo de afrouxamento monetário.
O professor Rogério Mauad, especialista em Mercado Financeiro da Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras (FIPECAFI), levantou uma série de análises a respeito do futuro da Selic, destacando os elementos que devem orientar a decisão do Copom.
Inflação e expectativas:
O que mais pesa ao Copom não é a última leitura cheia do IPCA, mas os núcleos (serviços subjacentes, médias aparadas, exclusões) e a difusão.
Expectativas: o problema não é um ou dois anos acima da meta; é quando vários horizontes ficam acima. Isso sinaliza desancoragem parcial. Enquanto esse leque não “fecha”, a função perda do BC piora se cortar a meta da taxa Selic cedo demais.
O Copom vai querer vários meses de núcleo benigno seguidos (não “um mês bom, outro ruim”) e queda visível na dispersão.
Atividade e mercado de trabalho:
Lado real da Economia mostra moderação gradual, mas não colapso — típico de política monetária restritiva que já fez efeito principal via canal de crédito (encareceu e encurtou prazos), porém ainda encontra consumo de serviços resiliente.
Hiato do produto: é levemente negativo para neutro — insuficiente, por si, para entregar a desejada desinflação de serviços.
Fiscal, prêmio de risco e câmbio:
O que trava a mão do Copom é o prêmio doméstico: quando o fiscal parece frágil, a taxa neutra sobe e o câmbio deprecia. Isso contamina expectativas e retarda a queda da inflação de serviços.
Enquanto o mercado “precificar dúvida” sobre trajetória fiscal do Governo Federal, a Selic acima do neutro vira âncora de expectativas. Antecipar corte nessas condições piora o balanço de riscos.
Condições externas – Fed:
Futuros cortes de juros do Fed ajudam? Ajudam, porque aliviam dólar e condições financeiras globais. Mas não substituem o que é doméstico: serviços, expectativas e prêmio fiscal.
Portanto, Fed mais “dovish” não é gatilho automático para o Copom, é condição permissiva, não determinante.
Hoje, a taxa real implícita está elevada (prêmio doméstico). O termo (inflação – meta) segue positivo. O hiato do produto não é suficientemente negativo para “puxar para baixo” a Selic de forma segura.
Resultado: a expectativa na meta da Taxa Selic de equilíbrio “de curto prazo” é mais pela manutenção em 15% ao ano do que pelo início do ciclo de afrouxamento.
Notícias Técnicas
Sanciononada a Lei 15.246, de 2025, que torna permanentes as mudanças propostas pelo Poder Executivo no Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF).
Nova regra visa evitar uso indevido de faturamento duplo e garantir tratamento fiscal justo
Mudanças da Receita aumentam o rigor sobre deduções de ICMS, afetando contabilidade, planejamento fiscal e compliance das empresas
O painel está disponível na página da Jurisprudência do TST e permite acesso rápido a informações sobre processos, incluindo temas analisados pelo STF
Notícias Empresariais
A sustentabilidade se torna um imperativo para a sobrevivência e o sucesso das empresas
Atualmente, profissionais não mudam de emprego apenas por salário; mudam por propósito
Com a taxa básica de juros estacionada e o Ibovespa nas alturas, investidores voltam as atenções ao comunicado do Banco Central, que pode redefinir o humor da Bolsa e do câmbio
Dado faz parte da pesquisa Pratique ou explique: análise dos informes de governança das companhias abertas brasileiras (2025)
A forma de distribuir os lucros pode influenciar o caixa das empresas e o valor de quem investe
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional