Receita Federal divulga calendário com vencimentos de obrigações acessórias e contábeis
Área do Cliente
Notícia
O que fazer quando você comete um erro no trabalho
Ao lidar com falhas de forma madura, profissionais mostram resiliência, inteligência emocional e disposição para evoluir
Errar faz parte da vida profissional. Mesmo os melhores líderes e colaboradores estão sujeitos a falhas. O que diferencia profissionais de destaque é a forma como lidam com esses momentos. Transformar um erro em aprendizado pode fortalecer tanto a carreira quanto a relação de confiança com a equipe.
A postura adotada após uma falha pode ter mais impacto do que o erro em si. Reconhecimento, transparência e disposição para aprender são atitudes que definem maturidade profissional.
Reconheça rapidamente
Assumir o erro demonstra responsabilidade. Quanto antes o problema for admitido, maiores as chances de corrigi-lo antes que se torne irreversível.
Evite justificativas excessivas
Explicar o contexto pode ser útil, mas longas desculpas podem soar como fuga de responsabilidade. O foco deve estar na solução.
Comunique-se com clareza
Informar líderes e colegas sobre o ocorrido é sinal de respeito e evita ruídos. A transparência ajuda a preservar a confiança.
Busque soluções imediatas
Mais importante do que reconhecer a falha é mostrar proatividade para corrigi-la. Apresentar alternativas reforça credibilidade.
Reflita para evitar recorrências
Depois de resolver a situação, é hora de analisar o que levou ao erro e definir mudanças de comportamento ou processo.
Erros como aprendizado
Errar não significa fracassar. Ao lidar com falhas de forma madura, profissionais mostram resiliência, inteligência emocional e disposição para evoluir. O erro, então, deixa de ser um peso e passa a ser parte do crescimento.
Notícias Técnicas
O Informe Técnico 02.2024, versão 1.10, trouxe a inclusão de um novo meio de pagamento na emissão da NF-e e da NFC-e
Entre as principais novidades da Reforma Tributária sobre o consumo, está o novo mecanismo de cashback, que estabelece a devolução de parte dos tributos recolhidos para famílias de baixa renda
O governo federal criou, por meio de Lei, uma pensão especial de um salário-mínimo. O Decreto que regulamentou a lei, entrará em vigor em 29 de novembro de 2025.
Empregadores domésticos têm até hoje (31) para regularizar débitos do FGTS. Após o prazo, casos serão encaminhados à fiscalização
Notícias Empresariais
Trocar Posso fazer isso? por Como posso fazer isso? ativa a coragem e transforma medo em ação, segundo o FBI
No Brasil, IA aplicada sem políticas de capacitação pode gerar desemprego e concentração de renda; uso estratégico é essencial para equilibrar eficiência e inclusão
Advogado e presidente da Conaje alerta para armadilhas comuns em períodos de Selic elevada
Dados do Impostômetro mostram que tributos podem representar até 77% do preço final
Bancos só respondem em caso de erro grave em operações de câmbio, segundo Resolução 277 do BC
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional
