No último mês do ano é tempo do pagamento da 2ª parcela do 13º salário. E aí, você já sabe quanto vai receber ou como calcular o valor a ser pago aos empregados?
Área do Cliente
Notícia
Fazenda prevê perda de 65 mil empregos com tarifaço, com maior impacto na indústria
Estimativa aponta que impacto seria de 138 mil empregos perdidos, mas será mitigado pelo pacote de socorro do governo
O Ministério da Fazenda prevê que os impactos do tarifaço do presidente Donald Trump sobre a economia brasileira devem gerar a perda de 65 mil empregos até dezembro de 2026, com a indústria sendo o setor mais afetado.
A Fazenda divulgou nesta quinta-feira o boletim macrofiscal, estudo que detalha as previsões de crescimento do PIB, inflação, e análise do setor externo. Esta edição trouxe uma simulação dos impactos das tarifas adicionais de 40% sobre produtos brasileiros.
Segundo o estudo, as sobretaxas causariam uma perda de 138 mil empregos, com a indústria sendo o setor mais afetado (-71,5 mil), seguido por serviços (-51,8 mil), e agropecuária (-14,7 mil).
No entanto, os técnicos apontam que as medidas anunciadas de socorro anunciada pelo governo devem reduzir esse número pela metade, chegando a perda de 65 mil empregos entre agosto de 2025 e dezembro de 2026. O plano “Brasil Soberano” , lançado pelo governo, ofereceu pacote de socorro a exportadores afetados pelo tarifaço, como linhas de créditos mais baratas, incentivo para manutenção de empregos e compras governamentais.
A simulação, aponta que as tarifas adicionais dos EUA atingem cerca de 40% das exportações brasileiras para aquele mercado. Dentre os segmentos com maior redução estimada de empregos destacam-se o de cimento e minerais não metálicos; máquinas, eletrônicos e móveis; produtos de metal; químicos e farmacêuticos; madeira e papel; metalurgia; e têxteis e vestuários.
O estudo, no entanto, aponta que os impactos sobre a economia e inflação serão reduzidos, com um impacto de 0,1 ponto percentual sobre o crescimento do PIB, e sem choques sobre o IPCA.
Segundo a Fazenda haverão “impactos setoriais relevantes, mas efeitos macroeconômicos mitigados pela política pública, preservando cadeias produtivas e incentivando a diversificação exportadora.”
Notícias Técnicas
Sanciononada a Lei 15.246, de 2025, que torna permanentes as mudanças propostas pelo Poder Executivo no Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF).
Nova regra visa evitar uso indevido de faturamento duplo e garantir tratamento fiscal justo
Mudanças da Receita aumentam o rigor sobre deduções de ICMS, afetando contabilidade, planejamento fiscal e compliance das empresas
O painel está disponível na página da Jurisprudência do TST e permite acesso rápido a informações sobre processos, incluindo temas analisados pelo STF
Notícias Empresariais
A autodisciplina transforma rotina em propósito e esforço em crescimento — e é assim que nasce o equilíbrio entre resultado e bem-estar
Veja como proteger seu empreendimento de possíveis sufocos financeiros
Modelo de governança corporativa deixou de ser exclusiva apenas às grandes instituições
Queda na percepção da situação atual é compensada pela alta nas expectativas, com destaque para o comércio
O modelo CLT desabou e o brasileiro precisou se virar para sobreviver
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional