As atualizações dizem respeito a verificações necessárias no conjunto de regras aplicadas tanto à SEFIN Nacional, documentos fiscais autorizados no ambiente nacional
Área do Cliente
Notícia
IPCA deve registar primeira deflação do ano, dizem especialistas
Mercado espera primeira queda do IPCA no mês de agosto. Índice que mede a inflação oficial do país será divulgado nesta quarta-feira (10/9)
O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que mede a inflação do país, deve ter o primeiro registro de deflação do ano, segundo integrantes do mercado financeiro. Os dados referentes ao mês de agosto serão publicados, nesta quarta-feira (10/9), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
No mês passado, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15), que é uma prévia da inflação oficial do país, registrou queda de 0,14%. Segundo a instituição, o principal fator para a deflação foi a queda de 4,93% na energia elétrica residencial, após a inclusão do Bônus de Itaipu nas contas emitidas em agosto.
- Deflação é quando os índices de preços de uma economia passam a cair ao invés de subir, sendo o oposto da inflação.
A queda aconteceu em meio à vigência da bandeira tarifária vermelha patamar 2, que acrescenta R$ 7,87 na conta de luz a cada 100 kWh consumidos, o que já sinaliza qual deve ser o resultado a ser divulgado pelo IBGE nesta quarta.
O que é IPCA
- O IPCA é calculado desde 1979 pelo IBGE. O índice é considerado o termômetro oficial da inflação e é usado pelo Banco Central para ajustar a taxa básica de juros, a Selic, que hoje está em 15% ao ano.
- Ele mede a variação mensal dos preços na cesta de vários produtos e serviços, comparando-os com o mês anterior. A diferença entre os dois itens da equação representa a inflação do mês observado.
- O IPCA mensura dados nas cidades, de forma a englobar 90% das pessoas que vivem em áreas urbanas no país.
- O índice pesquisa preços de categorias como transporte, alimentação e bebidas, habitação, saúde e cuidados pessoais, despesas pessoais, educação, comunicação, vestuário, artigos de residência, entre outros.
Expectativa de deflação
O mercado financeiro tem expectativas de queda para a inflação no mês de agosto. Segundo a Warren Investimentos, a deflação deve ser de -0,17%. A projeção é de que, em 12 meses, a taxa deve desacelerar de 5,23% em julho para 5,17% em agosto.
“De forma geral, projetamos uma leitura bem-comportada, reforçando nosso viés baixista para a inflação. Nossas projeções estão em 4,85% para 2025 e 4,50% para 2026”, diz o relatório da Warren.
Mais conservadora, a projeção do C6 Bank é de variação de -0,13%. O banco, no entanto, manteve a expectativa de IPCA em 5% em 2025, mas revisou para baixo as projeções para 2026.
O economista-chefe do banco, Felipe Salles, diz que começou a enxergar os sinais de que a economia não estava tão aquecida como o imaginado. “Um exemplo disso é que a inflação de serviços tem se mostrado ligeiramente mais branda, ainda que bastante elevada, apesar de a taxa de desemprego continuar no menor nível da série histórica. Essa percepção nos levou a revisar de 5,7% para 5,2% a projeção para o IPCA em 2026”, expõe ele.
Projeção acima da meta
Apesar das revisões nas projeções, tanto o mercado financeiro quanto o Banco Central (BC) esperam inflação acima da meta ao final de 2025.
A meta de inflação, definida pelo Conselho Monetário Nacional (CMN), é de 3% com tolerância de 1,5 ponto percentual (p.p.) para mais ou para menos, ou seja, o teto é de 4,5%. A partir desse ano a inflação passou a ser medida em formato de meta contínua, o que quer dizer que ela é contabilizada pelo acumulo de seis meses consecutivos.
Notícias Técnicas
Novas regras para preenchimento do DLI (código 2062) e critérios de Resoluções CMN e BCB
Locações e vendas continuarão com carga tributária equilibrada; novo cadastro trará mais segurança para proprietários e compradores a partir de 2027
Conteúdo já encontra-se disponível para download
NBC TPE 01 orienta escrituração de receitas e despesas, garantindo transparência e auditabilidade para partidos e candidatos
Notícias Empresariais
É preciso tratar a mentoria reversa como estratégia para oxigenar o repertório de líderes
Setor movimenta trilhões no Brasil e oferece opções de renda fixa, ações e FIIs
Mais do que gestos simbólicos, são escolhas aparentemente simples como o momento certo de assumir que podem definir o tom de uma gestão
Os próximos meses prometem ser desafiadores para as empresas, que precisam preparar as bases para um novo ciclo fiscal
Como o Blockchain resolve os problemas dos negócios modernos
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional