No último mês do ano é tempo do pagamento da 2ª parcela do 13º salário. E aí, você já sabe quanto vai receber ou como calcular o valor a ser pago aos empregados?
Área do Cliente
Notícia
Banco Central muda PIX para facilitar devolução de valores em casos de roubos e fraudes
MED, opcional por enquanto e obrigatório em fevereiro de 2026, permite que vítimas recuperem valores transferidos
O Banco Central publicou nesta quinta, 28/8, a Resolução nº 493, que altera o regulamento do Pix para ampliar a efetividade do Mecanismo Especial de Devolução (MED). Criado como ferramenta de segurança do sistema, o MED permite que vítimas de golpes, fraudes ou transações feitas sob coerção recuperem valores transferidos de forma indevida.
Atualmente, a devolução só pode ser feita a partir da conta usada diretamente pelo fraudador. Na prática, criminosos conseguem esvaziar rapidamente esses recursos, dificultando a restituição. Com as mudanças, o MED passará a rastrear o caminho do dinheiro, identificando contas intermediárias envolvidas no fluxo da fraude. A partir desse rastreamento, os recursos poderão ser devolvidos ao usuário em até 11 dias após a contestação.
Segundo o BC, a medida deve aumentar o volume de devoluções bem-sucedidas, desestimular a prática de fraudes e bloquear o uso recorrente de contas ligadas a atividades criminosas. O compartilhamento das informações entre instituições financeiras também facilitará a prevenção de novos golpes.
A nova funcionalidade estará disponível de forma opcional a partir de 23 de novembro de 2025 e será obrigatória em 2 de fevereiro de 2026.
Outra inovação prevista é o autoatendimento do MED. A partir de 1º de outubro de 2025, todas as instituições participantes do Pix deverão disponibilizar em seus aplicativos um canal direto para contestação de transações suspeitas. O recurso dispensará a mediação de atendentes, tornando o processo mais ágil e aumentando a chance de os valores ainda estarem disponíveis para devolução.
A resolução também altera regras do Fórum Pix, fórum de governança que reúne representantes do mercado e do BC. Foi criado o Grupo Estratégico de Segurança do Pix (GE-Seg), que poderá propor parâmetros técnicos e estudos voltados à proteção dos usuários. O texto ainda detalha procedimentos sobre bloqueio imediato de valores suspeitos, devoluções parciais, rastreamento de transações e ajustes nas regras de chaves Pix.
Notícias Técnicas
Sanciononada a Lei 15.246, de 2025, que torna permanentes as mudanças propostas pelo Poder Executivo no Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF).
Nova regra visa evitar uso indevido de faturamento duplo e garantir tratamento fiscal justo
Mudanças da Receita aumentam o rigor sobre deduções de ICMS, afetando contabilidade, planejamento fiscal e compliance das empresas
O painel está disponível na página da Jurisprudência do TST e permite acesso rápido a informações sobre processos, incluindo temas analisados pelo STF
Notícias Empresariais
A autodisciplina transforma rotina em propósito e esforço em crescimento — e é assim que nasce o equilíbrio entre resultado e bem-estar
Veja como proteger seu empreendimento de possíveis sufocos financeiros
Modelo de governança corporativa deixou de ser exclusiva apenas às grandes instituições
Queda na percepção da situação atual é compensada pela alta nas expectativas, com destaque para o comércio
O modelo CLT desabou e o brasileiro precisou se virar para sobreviver
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional