Receita Federal divulga calendário com vencimentos de obrigações acessórias e contábeis
Área do Cliente
Notícia
Como reagir com coragem em meio a uma crise, segundo os soldados de operações especiais
Crises são inevitáveis. Mas com esse treinamento mental, você pode reagir com mais clareza e coragem quando o momento chegar
Crises podem surgir de todos os lados: mudanças econômicas, transformações tecnológicas, decisões políticas — e, para líderes empresariais, cada uma pode colocar tudo em risco. Mas o que fazer para não congelar no momento mais crítico?
Pesquisadores da Universidade Estadual de Ohio estudaram o treinamento das Forças Especiais dos EUA e descobriram lições valiosas para qualquer líder enfrentar situações de alta pressão.
O inimigo: a espiral da autocrítica
Segundo o professor Angus Fletcher, a hesitação diante de uma crise nasce, muitas vezes, da vergonha de erros passados. Esse “flashback negativo” mina a confiança e leva à paralisia. Quanto mais indecisão, mais erros — e o ciclo continua.
A técnica das Forças Especiais
Para quebrar esse padrão, soldados são treinados a relembrar, com riqueza de detalhes, um momento em que agiram com coragem e eficácia. Ao escrever e visualizar cada etapa daquela memória positiva, eles criam um “flashback protetor” para usar em situações futuras.
Em testes com gestores corporativos, esse método reduziu a hesitação e aumentou a velocidade de resposta em cenários de alta pressão.
A ciência por trás da coragem
Pesquisadores como a neurocientista Wendy Suzuki e a psicóloga Meg Jay reforçam: reviver memórias positivas ajuda a combater a ansiedade e aumenta a resiliência. Ao lembrar-se de momentos de força, o cérebro fica mais preparado para enfrentar novos desafios.
Como aplicar no dia a dia
- Prepare-se antes: escreva sobre uma situação difícil em que você agiu bem.
- Visualize os detalhes: reviva emoções, passos e decisões.
- Acesse essa memória na crise: quando o medo vier, use essa lembrança para recuperar a confiança.
Crises são inevitáveis. Mas com esse treinamento mental, você pode reagir com mais clareza e coragem quando o momento chegar.
Notícias Técnicas
O Informe Técnico 02.2024, versão 1.10, trouxe a inclusão de um novo meio de pagamento na emissão da NF-e e da NFC-e
Entre as principais novidades da Reforma Tributária sobre o consumo, está o novo mecanismo de cashback, que estabelece a devolução de parte dos tributos recolhidos para famílias de baixa renda
O governo federal criou, por meio de Lei, uma pensão especial de um salário-mínimo. O Decreto que regulamentou a lei, entrará em vigor em 29 de novembro de 2025.
Empregadores domésticos têm até hoje (31) para regularizar débitos do FGTS. Após o prazo, casos serão encaminhados à fiscalização
Notícias Empresariais
Trocar Posso fazer isso? por Como posso fazer isso? ativa a coragem e transforma medo em ação, segundo o FBI
No Brasil, IA aplicada sem políticas de capacitação pode gerar desemprego e concentração de renda; uso estratégico é essencial para equilibrar eficiência e inclusão
Advogado e presidente da Conaje alerta para armadilhas comuns em períodos de Selic elevada
Dados do Impostômetro mostram que tributos podem representar até 77% do preço final
Bancos só respondem em caso de erro grave em operações de câmbio, segundo Resolução 277 do BC
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional
