Foi disponibilizada neste portal a nova interface para geração e validação dos campos da Reforma Tributária com foco específico em NFe e NFCe
Área do Cliente
Notícia
Pix Automático pode reduzir custos de empresas, avaliam economistas
O Pix Automático permite o pagamento recorrente de contas (água, luz, plano de saúde e até streamings) e ficará disponível em 16 de junho
O Banco Central (BC) se prepara para lançar o Pix Automático, nova funcionalidade que permitirá ao cliente realizar pagamentos recorrentes — como planos de saúde, contas de luz e água e até serviços por assinatura — de forma automática.
A nova modalidade ficará disponível a partir de 16 de junho.
Custos de empresas podem ser reduzidos
Carla Beni, economista e professora da Fundação Getulio Vargas (FGV), ressalta que o Pix Automático pode ajudar a reduzir custos de empresas, que, com a modalidade, não precisam ter contas em várias instituições financeiras.
“Para a empresa ela [a modalidade de Pix Automático] pode, sim, reduzir custos na medida em que, dando essa opção do Pix Automático, ela pode receber de qualquer instituição, e não precisa ter conta nessas instituições”, diz.
Segundo Beni, o Pix Automático é uma espécie de “assinatura” que a empresa fará e isso pode reduzir as despesas.
“As empresas, por exemplo, que precisam ter contas em várias instituições para poder receber, trabalhar com vários fornecedores, cada um em um banco, pode passar a trabalhar com esse Pix Automático”, pondera.
O diretor de pagamentos para pessoa jurídica do Itaú, Angelo Russomanno, pontua que, em média, as empresas têm convênios com cinco a 10 bancos. Ele destaca que isso gera custos altos, complexidade de integração e esforço para conciliar os pagamentos.
“Com o Pix Automático, terão menos esforço para conciliar e poderão ter uma visão mais precisa do fluxo de caixa, melhorando o controle de riscos e retrabalhos – e na prática, reduzindo o tempo nessa gestão e ganhando eficiência”, avalia Russomanno.
O Banco Central listou alguns dos benefícios para o cliente que aderir ao Pix Automático. Entre eles estão: elevar a eficiência, diminuir os custos dos procedimentos de cobrança e reduzir a inadimplência.
Russomanno destaca que a nova modalidade tem capacidade de elevar a adimplência — cumprimento de obrigações — de pagamentos em até 30%, quando comparado aos avulsos via boleto e QR Code.
Ainda na avaliação dele, assim que for lançado, o Pix Automático potencializará “esse ganho” pois tem maior abrangência de instituições financeiras e alcance dos clientes pagadores que o débito automático.
Entenda o Pix Automático
- O novo serviço permitirá a realização de transferências instantâneas em pagamentos programados pelo Pix. Dessa forma, será possível pagar contas de energia, telefone, escolas, academias, entre outros serviços.
- Embora alguns bancos já ofereçam o serviço, o lançamento oficial do Pix Automático está previsto para 16 de junho.
- Diferente do débito automático, o Pix Automático possibilita a programação em qualquer instituição financeira que o cliente tenha conta. Os pagamentos podem ser feitos em qualquer dia da semana. O cancelamento é feito pelo próprio aplicativo do banco.
- Como funciona: o usuário autoriza uma única vez o pagamento das cobranças por Pix Automático e define regras, como o valor máximo de cada pagamento e se vai usar ou não linha de crédito.
- Nos dias anteriores ao pagamento, a empresa envia cobrança ao banco do pagador, que deve agendar o pagamento e notificar o pagador — que pode conferir, antes do pagamento e no próprio aplicativo da conta.
- Depois, o banco do pagador efetiva o pagamento da cobrança na data indicada, seguindo as regras definidas.
BC programa novas atualizações no Pix
No calendário do Banco Central, estão previstas novas atualizações referentes ao Pix e à segurança bancária. São eles: Pix Parcelado e autoatendimento do Mecanismo Especial de Devolução (MED).
De acordo com o BC, o Pix Parcelado deverá estar disponível a partir de setembro. Por meio desse serviço, será possível que o pagador parcele uma transação via Pix, enquanto o recebedor terá acesso a todo o valor instantaneamente.
Em nota, a autoridade monetária explicou que a funcionalidade “tem potencial para estimular o uso do Pix no varejo para a compra de bens e serviços de valor mais elevado, ao favorecer quem não tem acesso a esse tipo de operação”.
O Pix Parcelado poderá ser usado para qualquer tipo de transação Pix, inclusive para transferências.
Já o MED funcionará como um canal para rastrear recursos desviados indevidamente. Por meio desse mecanismo, o usuário será capaz de contestar transações Pix por meio do aplicativo dos bancos, de forma 100% digital.
O uso desse canal será liberado apenas em caso de fraudes, golpes e crimes. O BC determinou que as instituições financeiras devem disponibilizar a funcionalidade a partir de 1º de outubro.
O MED pode ser usado para desacordos comerciais, casos envolvendo terceiros de boa-fé e envio de Pix para a pessoa errada por erro do próprio usuário pagador (como erro de digitação de uma chave).
Notícias Técnicas
A partir de 30/11/2025, os endereços abaixo não existirão mais, sendo necessário passar a usar as APIs do modo assíncrono.
Confira as instruções normativas, leis, resoluções e soluções de consulta editadas entre 1º e 31 de outubro de 2025 pelos órgãos federais e estaduais
Com a possível taxação dos dividendos em 2026, profissionais da contabilidade precisam liderar o planejamento de lucros, rever estratégias e orientar decisões que afetam diretamente o caixa e a remuneração dos sócios
Alta de novos CNPJs contrasta com fechamento precoce de empresas, reforçando o papel estratégico do contador na redução de riscos e na construção de negócios sustentáveis
Notícias Empresariais
Planejamento de caixa, renegociação e cortes seletivos estão entre as ações que garantem fôlego financeiro e competitividade
Estudos mostram: ser gentil consigo mesmo aumenta a motivação e acelera o aprendizado rumo ao sucesso
Descubra como implementar um Regime Fácil para o crescimento das pequenas e médias empresas no Brasil
A vulnerabilidade que não aparece nos relatórios, mas que define o futuro das equipes e da cultura organizacional
Ibovespa oscilou dos 153.234,96 até os 154.352,25 pontos
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional