A principal novidade é a unificação em uma única plataforma da emissão e consulta de todas as modalidades de certidões de regularidade fiscal
Área do Cliente
Notícia
Feriado de Tiradentes e Sexta-feira Santa: quem tem direito à folga?
Saiba como funcionam os dias de descanso entre 19 e 21 de abril, quem pode aproveitar e quais são as regras trabalhistas para cada tipo de escala
Alguns trabalhadores poderão aproveitar quatro dias de descanso a partir de sexta-feira (19). Esses dias de folga acontecem porque neste ano a Sexta-feira Santa cai no dia 19 de abril e, na segunda-feira (21), é celebrado o feriado de Tiradentes.
Entenda por que a segunda-feira é feriado, enquanto a sexta-feira não é, quem tem direito aos dias de folga e como negociar.
A advogada da área trabalhista da Innocenti Advogados Associados, Samanta Leite Diniz, explica que a Sexta-feira Santa, ou Paixão de Cristo, não é feriado nacional. Por outro lado, a data pode ser feriado estadual ou municipal.
“Na maioria das cidades, é considerado feriado religioso com base no art. 2º da Lei nº 9.093/95, que permite até quatro feriados religiosos locais por ano. Porém, em muitas cidades, como Americana (SP) e Piraí do Sul (PR), a Sexta-feira Santa não consta no rol de feriados religiosos da cidade”, diz a especialista.
Diferentemente da Sexta-feira Santa, o Dia do Trabalhador é um feriado nacional garantido pela Lei nº 662/1949 e obrigatório em todo o território brasileiro.
“Portanto, as empresas devem conceder a folga remunerada ao trabalhador (CLT, art. 70)”, explica Diniz.
Enquanto os pontos facultativos não são feriados legais, a dispensa do trabalho depende de decisão da empresa, caso não haja previsão em norma coletiva.
Neste ano, o Dia do Trabalhador cai em uma segunda-feira. A depender da escala de trabalho do funcionário, o dia poderá ser de folga ou compensado.
- Escala 5×2: Se o feriado cair em um dia útil, ele folgará normalmente, a menos que seja convocado para trabalhar — nesse caso, tem direito a pagamento em dobro ou compensação.
- Escala 6×1: Se o feriado cair em um dia de trabalho, a empresa deverá conceder a folga ou pagar o dia em dobro.
- Escala 12×36: Se o feriado cair em um dia de trabalho, o funcionário não ganhará a folga extra automaticamente, a menos que o acordo coletivo da categoria tenha tal previsão.
“As folgas compensatórias, ou o pagamento em dobro, estão previstos no art. 9º da Lei nº 605/49, que trata sobre o ‘repouso semanal remunerado e o pagamento de salários nos dias de feriados civis e religiosos’”, afirma Diniz.
A advogada da área trabalhista explica que a CLT permite o trabalho aos domingos, desde que haja escala de revezamento. Além disso, a cada, no máximo, sete semanas, o trabalhador deve folgar em um domingo.
Porém, no comércio, podem existir regras diferentes, segundo acordo ou convenção coletiva. Caso o trabalhador não tire um dia de folga na semana, o domingo deve ser pago em dobro.
Samanta Leite Diniz diz que o banco de horas é outra alternativa para compensar horas extras ou devidas. O sistema é previsto na CLT, desde que respeitados os prazos legais e as regras estabelecidas em acordo individual ou convenção coletiva.
Com o sistema de banco de horas, o empregado faz horas extras além da jornada normal, e esse período a mais é lançado no banco de horas. Em seguida, o empregado pode compensar esse tempo adicional com folgas ou redução de jornada.
Caso as horas não sejam compensadas no prazo legal, deverão ser pagas como hora extra, com o respectivo adicional (normalmente 50%).
Notícias Técnicas
A iniciativa integra a estratégia da Receita Federal de ampliação da oferta de serviços digitais, com foco na simplificação de processos, autonomia do usuário e redução da burocracia
Versão 11.3.0 do programa da ECF traz melhorias e novos campos de registro
RFB reforça que a EFD-Reinf deixará de permitir conexões utilizando os protocolos antigos já em agosto
Contadores precisam ficar atentos às entregas da EFD Contribuições, EFD-Reinf e DIRB, além da ECF até 31 de julho
Notícias Empresariais
Negócios que crescem após a crise são aqueles que conseguem proteger sua essência, ao mesmo tempo em que transformam suas formas de operar
Psicólogo explica como o excesso de gentileza no trabalho pode levar ao esgotamento emocional e oferece caminhos para equilibrar cordialidade com autenticidade
O Método 4P’s, criado por Théo Lobo, oferece uma estrutura sólida baseada em Pessoas, Processos, Produto e Propósito, promovendo inovação e crescimento sustentável nas empresas
Gestão humanizada é mais do que tendência é estratégia de negócios. Entenda por que empresas que priorizam o bem-estar têm mais lucros, engajamento e retenção de talentos
Pesquisa da IBM aponta que 78% das companhias no Brasil planejam aumentar verbas em IA, com foco em produtividade, inovação e retorno financeiro
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional