Foi disponibilizada neste portal a nova interface para geração e validação dos campos da Reforma Tributária com foco específico em NFe e NFCe
Área do Cliente
Notícia
Risco de recessão nos EUA: qual seria o impacto no Brasil e no mundo?
Nos últimos dias, ganhou força o debate sobre o risco de recessão nos Estados Unidos, com queda no mercado de ações e alguns indicadores mostrando um esfriamento da maior economia do mundo
Nos últimos dias, ganhou força o debate sobre o risco de recessão nos Estados Unidos, com queda no mercado de ações e alguns indicadores mostrando um esfriamento da maior economia do mundo.
A incerteza sobre os rumos da economia americana ocorre em um momento em que o presidente Donald Trump, que tomou posse em janeiro, anunciou novas tarifas comerciais a países como China, Canadá e México.
Trump também tem promovido corte de empregos públicos, em um esforço para diminuir o tamanho do governo e gastos públicos.
A ansiedade aumentou após entrevista recente à Fox News, na qual o presidente não descartou a possibilidade de recessão neste ano e mencionou um "período de transição" no país.
Muitos economistas salientam que, no momento, não há risco concreto de recessão, que costuma ser definida como dois trimestres consecutivos de queda no PIB.
Os Estados Unidos registraram crescimento nos últimos anos, o mercado de trabalho está aquecido e outros dados continuam positivos. Mas o clima de incerteza é prejudicial para a atividade econômica e pode afetar o nível de investimento.
As tarifas impactam o preço dos produtos importados, e os custos podem ser repassados aos consumidores, pressionando a inflação. Uma guerra comercial poderia afetar as cadeias de suprimentos globais.
O peso da economia americana significa que uma recessão nos Estados Unidos teria impacto global, inclusive no Brasil.
"Ainda que não seja nosso cenário base, a recessão nos EUA tem ganhado alguma probabilidade no curto prazo", diz à BBC News Brasil o economista Gustavo Rostelato, da gestora Armor Capital.
"Uma recessão no país limitaria e diminuiria o fluxo de negócios global. Dentro desse ambiente de menor crescimento, os bancos centrais podem trabalhar com a possibilidade de maior flexibilização da política monetária, com mais cortes de juros", afirma Rostelato.
Notícias Técnicas
A partir de 30/11/2025, os endereços abaixo não existirão mais, sendo necessário passar a usar as APIs do modo assíncrono.
Confira as instruções normativas, leis, resoluções e soluções de consulta editadas entre 1º e 31 de outubro de 2025 pelos órgãos federais e estaduais
Com a possível taxação dos dividendos em 2026, profissionais da contabilidade precisam liderar o planejamento de lucros, rever estratégias e orientar decisões que afetam diretamente o caixa e a remuneração dos sócios
Alta de novos CNPJs contrasta com fechamento precoce de empresas, reforçando o papel estratégico do contador na redução de riscos e na construção de negócios sustentáveis
Notícias Empresariais
Planejamento de caixa, renegociação e cortes seletivos estão entre as ações que garantem fôlego financeiro e competitividade
Estudos mostram: ser gentil consigo mesmo aumenta a motivação e acelera o aprendizado rumo ao sucesso
Descubra como implementar um Regime Fácil para o crescimento das pequenas e médias empresas no Brasil
A vulnerabilidade que não aparece nos relatórios, mas que define o futuro das equipes e da cultura organizacional
Ibovespa oscilou dos 153.234,96 até os 154.352,25 pontos
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional