Especialistas apontam riscos à livre concorrência e à isonomia tributária com as regras do novo programa de mobilidade sustentável.
Área do Cliente
Notícia
As 10 empresas mais amadas para se trabalhar no Brasil
Os setores mais representativos foram empresas tech, indústrias e outros segmentos com maior participação de profissionais de nível sênior (35%) e liderança (30%)
O HUB de employer branding ILoveMyJob divulgou o ranking Loved Companies, que lista as empresas mais amadas para se trabalhar no Brasil. A pesquisa tem como objetivo destacar organizações que compreendem e atendem às expectativas dos talentos, além de mapear as tendências e práticas que moldam o mercado de trabalho no país.
O levantamento ouviu 865 profissionais de diferentes regiões do Brasil, com predominância no Sudeste e Sul, para identificar empresas que se destacam na gestão de pessoas e na criação de ambientes de trabalho baseados em bem-estar, inovação e propósito. Os setores mais representativos foram empresas tech, indústrias e outros segmentos com maior participação de profissionais de nível sênior (35%) e liderança (30%).
No topo do ranking nacional estão Natura, Vale e Grupo Boticário, reconhecidas por práticas modernas de gestão, estratégias de inovação e conexão com os valores dos colaboradores. Multinacionais como Google e Microsoft também apareceram entre as menções dos respondentes como exemplos de referência global em tecnologia e inovação. Apesar disso, o ranking destaca exclusivamente empresas que atuam no Brasil e atendem às especificidades do mercado local.
“Hoje, as empresas precisam ir além de salários competitivos. Escutar os talentos de forma ativa e rotineira é fundamental para criar ambientes que inspirem e atendam às expectativas crescentes dos profissionais. Essa prática não apenas melhora continuamente a marca empregadora, mas também permite antecipar comportamentos e construir relações duradouras com os colaboradores”, afirma Angélica Madalosso (capa), CEO da ILoveMyJob.
Quem são as 10 empresas mais amadas para se trabalhar
- 1º - Natura
- 2º - Vale
- 3º - Grupo Boticário
- 4º - Eurofarma
- 5º - Petrobras
- 6º - Eletrobrás
- 7º - Itaú
- 8º - Negócio Próprio (desejo de empreender)
- 9º - CPFL
- 10º - Echoenergia
O que faz uma empresa ser admirada pelos colaboradores?
De acordo com o levantamento, os fatores mais valorizados para definir um ambiente de trabalho ideal incluem:
- Clima organizacional positivo (18%)
- Transparência e comunicação eficiente (16%)
- Autonomia (12%)
- Flexibilidade (11%)
- Valorização e reconhecimento (10%)
- Ambiente respeitoso e inclusivo (9%).
Outro destaque foi o uso crescente da tecnologia e das redes sociais na atração e retenção de talentos. Plataformas como LinkedIn foram mencionadas por 46% dos respondentes como o principal canal de busca por oportunidades, seguidas por networking (32%) e sites de emprego (15%).
A inclusão do "Negócio Próprio" no Top 10, segundo o levantamento, reflete uma tendência apontada pelos respondentes em busca de maior autonomia na carreira. Os principais motivos de desligamento destacados na pesquisa foram remuneração ruim (45%), ausência de plano de carreira (30%) e sobrecarga de trabalho (15%).
Principais tendências observadas no ranking
Além das iniciativas das empresas mais bem posicionadas, o estudo apontou algumas tendências:
- Foco B2C: Empresas B2C, como Natura e Grupo Boticário, reforçaram sua presença por meio de um forte investimento em marca empregadora.
- Benefícios corporativos diferenciados: Empresas oferecem cada vez mais vantagens além do pacote tradicional. O Grupo Boticário, por exemplo, se destacou pelo Auxílio Pet, uma inovação no mercado. O estudo analisa que, possivelmente, a escolha dos benefícios partiu da escuta ativa das pessoas colaboradoras e, assim, reflete no bem-estar de todas elas.
- Transformação digital: Investimentos em tecnologia e digitalização impulsionam ambientes de trabalho modernos e dinâmicos. Empresas como Itaú se destacam nesse quesito.
- Inovação: Todas as empresas do ranking priorizam inovação, independentemente do setor. Natura, Vale e Grupo Boticário, por exemplo, buscam constantemente novas soluções e formas de melhorar processos.
- ESG: A maioria das empresas prioriza questões de ESG (Environmental, Social and Governance), com boas práticas corporativas, sustentabilidade e responsabilidade social e boas, que trazem impacto importante para atração e fidelização de talentos.
- Flexibilidade: Modelos híbridos e remoto seguem como preferência entre os talentos e contribui para um equilíbrio saudável entre vida profissional e pessoal da pessoa colaboradora.
- Setor: O ranking de 2024 mostrou um domínio de empresas do setor energético, impulsionadas pelo interesse em ESG e sustentabilidade.
A Loved Companies é realizada anualmente pela iLoveMyJob e apresenta uma análise sobre as melhores práticas de gestão de marca empregadora no Brasil. O relatório completo está disponível no site.
Notícias Técnicas
As alterações publicadas no Ajuste SINIEF nº 11/2025 removem a nomenclatura “CNPJ”
Proposta altera a CLT; projeto de lei segue em análise na Câmara dos Deputados
Transformações, desafios e novas dinâmicas moldam o presente e o futuro das relações de trabalho no Brasil em meio a demissões voluntárias
Maio é último mês de declaração do imposto de renda, mas também temos outras obrigações à vista
Notícias Empresariais
Instituto diz que rendimento médio de pessoas ocupadas chegou a R$ 3.410, novo recorde; para especialista, estímulos do governo são pontuais e não resolvem a crise
Evento conjunto da SP Chamber e do CECIEx na ACSP vai abordar o panorama atual do comércio exterior e os caminhos para o Brasil se destacar em meio à guerra comercial global em curso entre Estados Unidos e China
Norma da Receita Federal permite exclusão de receitas transferidas entre escritórios parceiros da base de cálculo das contribuições
As bolsas europeias avançam na manhã desta sexta-feira, após a China sinalizar disposição de iniciar negociações tarifárias com os EUA
Para estrategista-chefe da Monte Bravo, tendência é de novo pico histórico do Ibovespa nos próximos dias, mas se trata de um 'copo meio cheio e meio vazio'
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.