O MEI deve apresentar, até 31 de maio de cada ano, a Declaração Anual do Simples Nacional do Microempreendedor Individual (DASN-SIMEI)
Área do Cliente
Notícia
Cheque especial para MEI: confira os juros, regras e alternativas mais baratas
Cheque especial para MEI: confira os juros, regras e alternativas mais baratas
O cheque especial é um crédito pré-aprovado disponibilizado pelo banco quando a conta fica sem saldo. Bastante usada por pessoas físicas, a modalidade também está disponível para Microempreendedores Individuais (MEIs), com a mesma regra: os juros não podem ultrapassar 8% ao mês.
O Banco Central, conforme a Resolução CMN nº 4.765/2019, estabelece esse limite justamente para evitar o superendividamento, já que os MEIs são empreendedores de pequeno porte, com receita anual de até R$ 81 mil, mas especialistas alertam que, mesmo com o teto, o cheque especial ainda é uma das opções de crédito mais caras do mercado.
Mesmo com a regra clara, o Banco do Brasil cobrou juros acima de 8% ao mês entre janeiro de 2020 e outubro de 2022, afetando mais de 15 mil clientes e por conta disso, a instituição foi obrigada a devolver R$ 6,5 milhões aos correntistas que pagaram valores indevidos.
Os ressarcimentos já foram realizados, com correção pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), e os clientes não precisaram solicitar a devolução.
Diferente dos MEIs, outras empresas não têm um limite de juros fixado pelo governo. Agora, para aqueles que se enquadram como Microempresas (ME) e demais pessoas jurídicas, as taxas são definidas pelo banco com base no spread bancário e na Selic.
De acordo com o Banco Central, a taxa média do cheque especial para empresas chegou a 305,9% ao ano em outubro de 2024, o que equivale a 12% ao mês.
Como conseguir crédito com juros menores?
Como o cheque especial é um dos empréstimos mais caros, buscar alternativas pode ajudar a reduzir custos e uma opção interessante para Pequenas e Médias Empresas (PMEs) é o Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Pronampe) , que oferece taxas bem mais baixas:
- Juros da Selic + 6% ao ano;
- Prazo de pagamento de até 48 meses;
- Carência de até 11 meses
O especialista da Omie, Felipe Beraldi, reforça que no cenário atual, com inflação e juros altos, é essencial pesquisar e planejar bem antes de contratar crédito.
"Com a Selic elevada, o custo do dinheiro aumenta, impactando diretamente os pequenos negócios. Entender o momento econômico ajuda o empreendedor a tomar decisões mais seguras", explica Beraldi.
Uma outra opção ainda é que caso precise de crédito, é fundamental comparar as taxas e escolher as opções mais vantajosas para o seu negócio.
Com informações do Valor Investe
Notícias Técnicas
Entenda melhor o pagamento dos benefícios do INSS para aposentados, pensionistas e outros beneficiários nos próximos dias
Ministro ressalta que as discussões no GT sobre Emprego reafirmam o papel do BRICS como ator relevante na definição de políticas globais para o trabalho
A escalada dos transtornos mentais no ambiente de trabalho revela a urgência de políticas de bem-estar e a necessidade de romper com modelos
Prazo estendido até 30 de maio de 2025 e também vale para pagamento do imposto
Notícias Empresariais
Para estrategista-chefe da Monte Bravo, tendência é de novo pico histórico do Ibovespa nos próximos dias, mas se trata de um 'copo meio cheio e meio vazio'
A ausência de informações pode levar à malha fina e gerar sanções da Receita Federal
Previsão do Boletim Focus é de que a inflação encerre 2025 acima do intervalo de tolerância da meta
O chanceler brasileiro Mauro Vieira disse, na reunião dos ministros das Relações Exteriores do Brics que terminou nesta terça-feira
Entenda as regras sobre o descanso no 1º de maio e saiba quando a compensação é necessária
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.