No último mês do ano é tempo do pagamento da 2ª parcela do 13º salário. E aí, você já sabe quanto vai receber ou como calcular o valor a ser pago aos empregados?
Área do Cliente
Notícia
Empresas: pagar ou não pagar os 20% do fim da desoneração da folha de pagamento
Enquanto entidades representativas dos setores diretamente afetados ainda avaliam o que recomendar aos associados, empresários ouvidos por esta Convergência Digital recomendam prudência diante da indefinição sobre a política de desoneração da folha. Em especial, porque a próxima data de recolhimento do imposto é quinta, 2/5.
“Por prudência, hoje as empresas deveriam se programar para recolher a contribuição patronal do mês de abril, desconsiderando a desoneração, ou seja, recolher com apuração de 20% sobre a folha de pagamento”, afirma um executivo do setor de software e serviços.
Há quem destaque que a decisão provisória do ministro Cristiano Zanin, por ter sido tomada no dia 25 último, poderia ensejar o pagamento reduzido, relativo tão somente aos dias subsequentes em que a desoneração não está mais valendo – deixando os primeiros 25 dias sob o regime de contribuição sobre a receita.
Mesmo quem aponta para essa questão, porém, reconhece que é outro movimento arriscado, pela própria dificuldade de recolher o tributo de forma diferenciada em um mesmo exercício.
“Minha recomendação seria de que as empresas deveriam recolher até segunda ordem, no dia 2 de maio, que é o recolhimento da contribuição patronal, recolher já considerando a contribuição, a apuração, a base de cálculo da folha de pagamento, 20% sobre a folha de pagamento. Essa seria a orientação mais conservadora. Logicamente vão ter empresas que não vão respeitar essa orientação e que vão continuar recolhendo pela desoneração pelo menos mais um mês, talvez, até que as coisas fiquem mais claras. Vai ser difícil ter uma uniformidade de decisão. Cada empresa vai avaliar e vai assumir o risco que estiver disposta a assumir”, diz um empresário do setor de tecnologia.
Notícias Técnicas
Sanciononada a Lei 15.246, de 2025, que torna permanentes as mudanças propostas pelo Poder Executivo no Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF).
Nova regra visa evitar uso indevido de faturamento duplo e garantir tratamento fiscal justo
Mudanças da Receita aumentam o rigor sobre deduções de ICMS, afetando contabilidade, planejamento fiscal e compliance das empresas
O painel está disponível na página da Jurisprudência do TST e permite acesso rápido a informações sobre processos, incluindo temas analisados pelo STF
Notícias Empresariais
A autodisciplina transforma rotina em propósito e esforço em crescimento — e é assim que nasce o equilíbrio entre resultado e bem-estar
Veja como proteger seu empreendimento de possíveis sufocos financeiros
Modelo de governança corporativa deixou de ser exclusiva apenas às grandes instituições
Queda na percepção da situação atual é compensada pela alta nas expectativas, com destaque para o comércio
O modelo CLT desabou e o brasileiro precisou se virar para sobreviver
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional