A Cidadania Fiscal da Receita Federal do Brasil publica a 2ª edição do Manual de Atendimentos NAF – Passo a passos executivos
Área do Cliente
Notícia
Desenrola Brasil: governo estuda permitir pagamento de dívidas de forma parcelada
Mudanças no Desenrola Brasil tem o objetivo de impulsionar a adesão, que está abaixo do esperado.
Lançado em outubro do ano passado, o programa Desenrola Brasil, destinado à renegociação de dívidas para a população com renda de até dois salários mínimos, deverá passar por ajustes operacionais para impulsionar a adesão.
Uma das mudanças estudadas pelo governo federal é a possibilidade de permitir o parcelamento das dívidas, que até então só podiam ser quitadas à vista.
A faixa 1 do Desenrola Brasil oferece descontos médios de 83% em dívidas bancárias e não bancárias, contando com o respaldo do Fundo Garantidor de Operações (FGO). Apesar dos números expressivos, com cerca de R$ 33 bilhões em dívidas renegociadas e quase 11 milhões de beneficiados, a iniciativa não atingiu as estimativas iniciais, decepcionando o setor bancário.
O secretário de reformas econômicas do Ministério da Fazenda, Marcos Pinto, ressalta que essa opção está em desenvolvimento e depende de medidas de segurança por parte dos bancos, com previsão de implementação até o fim do mês.
Outra mudança significativa é a abertura para que os clientes que acessam os sites dos birôs de crédito sejam redirecionados à plataforma do Desenrola Brasil, prevista para ocorrer até fevereiro.
Além disso, está em discussão a possibilidade de os clientes realizarem a renegociação diretamente nas plataformas dos bancos com os quais já possuem relacionamento. Essa alteração, que demandará implementações via APIs, ainda não tem uma data definida.
Desenrola Brasil
O programa busca superar o desafio de conscientizar o público elegível sobre as novas possibilidades.
A falta de conhecimento sobre como acessar o Desenrola Brasil, especialmente após as alterações, é apontada como um dos principais obstáculos, e espera-se que as mudanças no formato de pagamento incentivem uma maior participação nos próximos meses.
A expectativa é que a flexibilização no parcelamento das dívidas amplie o alcance do programa, proporcionando aos brasileiros uma oportunidade real de quitar seus débitos de maneira mais acessível e gradual, contribuindo assim para a recuperação financeira de milhões de famílias.
Notícias Técnicas
Principais regras, obrigações acessórias e prazos de recolhimento do IRRF conforme a Lei nº 15.270/2025
As alterações abrangem a redução do imposto devido, a tributação mensal das altas rendas e o ComprovaBet
Último dia para pagamento dos documentos de arrecadação será 30 de dezembro (terça-feira)
A Receita Federal disse nesta 5ª feira (18.dez.2025) que é bastante simples garantir o direito à não retenção do IRRF no caso de lucros apurados até 2025.
Notícias Empresariais
Uso indevido de dados no treinamento dessas ferramentas e vigilância excessiva são apontados pelos principais riscos. Confira também outros destaques de Legislação
Quando a empresa reduz o risco social de tentar e aumenta a clareza do que importa, o brilho volta
A equação é simples. IA não cria inteligência do nada. Ela amplifica aquilo que a empresa já tem
Erros de planejamento e na gestão financeira são os principais responsáveis pelo fechamento de 60% das pequenas empresas com menos de cinco anos no país
Prática cresceu com o aumento da preocupação com a saúde mental e sua relação com os indicadores de produtividade, engajamento e retenção
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional