IN também alinha regra aplicável às empresas do Simples Nacional
Área do Cliente
Notícia
Estas são as 3 habilidades mais valiosas para profissionais de marketing em 2023
Uma delas é a inteligência emocional é essencial para entender as necessidades e expectativas dos clientes
Assim como em todas as áreas, o marketing está em constante evolução. E para se destacar em um mercado competitivo, os profissionais de marketing precisam ir além das habilidades técnicas. Além do conhecimento em estratégias de marketing, o profissional do futuro precisa desenvolver soft skills, ou seja, habilidades comportamentais que os ajudem a se adaptar às mudanças, pensar em soluções criativas e lidar com pessoas de forma eficaz.
Por isso, para 2023 acredito que existem três soft skills especialmente valiosas: adaptabilidade, criatividade e inteligência emocional.
A adaptabilidade é a capacidade de se ajustar e se moldar às mudanças do ambiente de trabalho. Os profissionais de marketing precisam ser capazes de se adaptar rapidamente a novas situações, abordagens e estratégias e estar dispostos a aprender e se atualizar constantemente. Isso envolve estar aberto a novas ideias, ser flexível em relação a mudanças de plano e ser capaz de lidar com a ambiguidade.
Outra soft skill crucial para os profissionais de marketing é a criatividade, que envolve a capacidade de gerar ideias originais e inovadoras, e que é essencial para o desenvolvimento de estratégias de marketing eficazes. Em um cenário de negócios cada vez mais competitivo, os profissionais de marketing precisam ser capazes de pensar de forma inventiva, criar soluções inovadoras e encontrar maneiras criativas de alcançar e envolver o público-alvo.
A inteligência emocional é outra soft skill valiosa para os profissionais de marketing, principalmente nos tempos atuais, quando é sabido que a pandemia e a vida corrida afetaram tanto essa frente. Ela nada mais é que a capacidade de compreender e gerenciar suas próprias emoções e as emoções dos outros.
No campo do marketing, onde o relacionamento com o cliente é fundamental, a inteligência emocional é essencial para entender as necessidades e expectativas dos clientes, lidar com feedbacks e construir relacionamentos positivos com eles.
Além dessas três soft skills principais, outras habilidades comportamentais também serão valiosas para esses profissionais, como, por exemplo, a habilidade de manter uma comunicação eficaz, tanto verbal quanto escrita, além da capacidade de colaborar com colegas de diferentes áreas e backgrounds, uma vez que o marketing muitas vezes envolve trabalho em equipe e projetos interdisciplinares.
Acredito também que a habilidade de análise de dados e a interpretação de insights será cada vez mais relevante, pois, com o uso recorrente de dados no marketing e o impacto das IAs nessa área, os profissionais precisam ser capazes de coletar, analisar e interpretar dados para obter informações valiosas sobre o desempenho de suas estratégias e fazer decisões informadas, e também aliar as novas tecnologias a esse processo.
Por fim, a habilidade de se manter atualizado com as tendências do mercado e as mudanças na indústria de marketing também é um atributo essencial, pois para trabalhar nessa área é preciso estar disposto a aprender e se atualizar constantemente para se manter relevante e eficaz em um ambiente de negócios em constante transformação.
Em um cenário de marketing dinâmico e altamente competitivo, acredito que essas são as habilidades comportamentais essenciais para que os profissionais dessa área sejam capazes de enfrentar os desafios e aproveitar as oportunidades que surgirem. Cada vez mais as empresas, como a Rocket Lab, estão priorizando profissionais mais humanos e que tenham essas soft skills bem alinhadas com a cultura empresarial – e não olhando apenas para conhecimento técnico.
* Renato Bastos é diretor da Rocket Lab no Brasil.
Notícias Técnicas
Foi sancionada a Lei 15.257/25, que revoga leis antigas da Previdência Social. O texto foi publicado no Diário Oficial da União desta quinta-feira (13)
Publicação de outubro de 2025 remove capítulos do envio síncrono, consolida APIs REST e reforça requisitos técnicos, segurança e boas práticas para integração com a EFD-Reinf
Nova nota técnica atualiza os leiautes da NF-e e da NFC-e para atender às regras da Reforma Tributária de Consumo
Pesquisa foi realizada com a participação de 1.390 executivos de oito setores. Confira também outros destaques de Legislação
Notícias Empresariais
O que empresas inovadoras mostram é que produtividade não está apenas no fazer. Está no pensar, no priorizar e no proteger energia mental para aquilo que realmente importa
No acumulado do ano, o indicador registrou deflação de 0,80%, e, em 12 meses, teve alta de 0,34%; resultado veio em linha com expectativas
Ferramentas de IA podem ajudar as PMEs contra as fraudes?
As novas regras do PAT redefinem taxas, interoperabilidade e competitividade, ampliando o poder de escolha do trabalhador e trazendo mais segurança para empresas, RH e comércio
O valor equivale a cerca de 2,9% do PIB
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional