O Comitê Gestor do Imposto sobre Bens e Serviços lançou, nesta sexta-feira (14), a Cartilha Orientativa para Emissão da NF-e do IBS volume 1
Área do Cliente
Notícia
Como a rede social afeta sua posição no mercado de trabalho?
Fabiana Teixeira, especialista em comunicação empresarial, pontua principais erros cometidos nas redes sociais para quem busca oportunidades
De alguns anos para cá a comunicação nas redes sociais se tornou ainda mais entrelaçada com nosso dia a dia, e hoje o comportamento no mundo on-line é considerado tão ‘vida real’ quanto as ações realizadas pessoalmente. Isto se reflete em todos os tipos de relacionamentos pessoais, principalmente aqueles relacionados ao trabalho.
De alguns anos para cá a comunicação nas redes sociais se tornou ainda mais entrelaçada com nosso dia a dia, e hoje o comportamento no mundo on-line é considerado tão ‘vida real’ quanto as ações realizadas pessoalmente. Isto se reflete em todos os tipos de relacionamentos pessoais, principalmente aqueles relacionados ao trabalho.
“Houve um tempo em que a rede social era tratada como uma área a parte, que parecia não ter consequências no mundo ‘real’,” explica Fabiana Teixeira, especialista em comunicação empresarial e branding. “Mas hoje ela é uma das partes mais importantes de conexão no mundo do trabalho, e é através do on-line que se formam muitas oportunidades, como clientes, empregos, investimentos e parcerias. E tudo isso cai numa pergunta: como você se comunica para o mundo?”
Fabiana pontua que muitos casos têm viralizado na internet, por exemplo, onde pessoas são eliminadas de processos seletivos por causa de seus perfis nas redes sociais, ou até foram demitidos por justa causa quando são ofensivos com a empresa ou o empregador em postagens. “Todos temos liberdade de expressão, mas isso não significa que estamos isentos de suas consequências. Da mesma maneira que certas coisas não devem ser faladas no ambiente de trabalho, também não devem ser gritadas em praça pública, o equivalente de um post público,” esclarece.
Segundo ela, uma das maiores dificuldades que encontra em suas mentorias é a de criar uma sintonia entre a persona on-line e off-line, já que elas devem, no final das contas, representar o mesmo indivíduo. E essa linha tênue pode variar de pessoa para pessoa. “Um exemplo: para um pode ser fácil ser amigável e atrativo quando se tem tempo para escrever uma resposta e fazer estratégia de mídia, mas frente a frente ele é tímido e não se comunica. Para outro, pessoalmente é uma pessoa extremamente cativante e educada, mas nas suas redes é ofensiva ou hostil. Essa discrepância pode causar perdas de oportunidade para os dois candidatos.” Fabiana explica que recrutadores e departamentos de RH hoje em dia, sempre estão de olho nas redes, e é de extrema importância manter isto em mente.
Apesar disso, a especialista pontua que não se deve perder a personalidade ou senso de humor, e se tornar robótico. “Até porque todo mundo sabe que ninguém é assim realmente, e fica nítida a fachada. Na intenção às vezes de se tornar atrativo ao mercado, a pessoa fica igual a todos, muito comum no LinkedIn ou Instagram, por exemplo. A mesma aparência, mesmas hashtags, mesmos emojis, e você pode acabar passando meio ‘batido’.”
Ela ainda ressalta: “Não é ruim ser diferente. É nas nossas diferenças que nos destacamos para o mundo e fazemos conexões reais, saímos daquele efeito manada que estaca a criatividade. É apenas necessário que esta expressão não seja feita de maneira grosseira,” esclarece.
Ela ainda oferece que num contraponto, o recrutador ou RH também deve reconhecer que as pessoas têm diferentes maneiras de se comunicar. “Você pode ser um comunicador amigável, que conversa com todos, ou pode ser analítico, que é introvertido, mais sério. Mas dentro destes parâmetros que formam nossa personalidade, é necessário se comunicar bem, mesmo que não igual a todos. Comunicação é prática, e é possível melhorar dentro das nossas limitações naturais.”
Fabiana finaliza dizendo que o seu posicionamento, a sua imagem, não é apenas aquilo que se faz ou se diz, mas um conjunto dos dois, e como você entrega sua verdade. “E hoje em dia, neste conjunto que forma você, é inclusa a vida dentro e fora das redes. Por isso, vale fazer uma autoanálise de onde se pode melhorar, e praticar a comunicação para que estas vidas se alinhem.”
Notícias Técnicas
Sistema foi totalmente remodelado para oferecer mais segurança, controle e transparência
A conferência do clima em Belém coloca a Amazônia no centro da economia verde e reforça o papel estratégico da contabilidade na gestão de impactos ambientais e na captação de investimentos sustentáveis
Artigo explora as principais mudanças e apresenta uma análise jurídica crucial sobre o Art. 76-A da Resolução 521, que pode redefinir a legalidade das operações Peer-to-Peer (P2P) no Brasil
CLT garante que a venda de 1/3 das férias é decisão exclusiva do empregado, que deve solicitar o abono pecuniário dentro do prazo legal
Notícias Empresariais
A habilidade de ser responsável não nasce pronta. Ela é treinável. Nasce de processos mentais que qualquer profissional pode desenvolver
Cinco resoluções simples e transformadoras para quem deseja iniciar 2026 com mais bem-estar, presença, limites saudáveis e um novo significado para o sucesso profissional e pessoal
Os ETFs de dividendos são uma opção para investidores que buscam renda recorrente com praticidade e diversificação
A evolução do CIO de operador técnico para catalisador de crescimento e inovação
Com juros no maior nível desde 2017, pequenas empresas enfrentam alta do crédito e risco crescente de inadimplência
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional