O MAT representa um marco na busca pela modernização do ambiente de negócios brasileiro
Área do Cliente
Notícia
Inflação muda relação custo-benefício e brasileiro começa a trocar café e óleo
Estudo indica que, em alguns segmentos, a troca acontece por itens mais caros
A disparada de preços vista nos índices de inflação tem feito com que muitos brasileiros troquem itens no carrinho de supermercado. Essa troca, porém, não necessariamente é apenas para produtos mais baratos.
Estudo da Kantar indica que, em alguns segmentos, a troca acontece por itens mais caros. Isso acontece porque os preços dos itens básicos subiram tanto que a diferença de valor para outro item mais sofisticado diminuiu, o que tem levado muitos consumidores a refazer a conta de custo-benefício de vários produtos.
O fenômeno afeta os itens considerados “commodities” – aqueles com preços determinados pelo mercado internacional.
O café em pó, por exemplo, registrou alta de 56,7% no acumulado de 12 meses até o fim do primeiro trimestre de 2022. Com a disparada dos preços, o consumo diminuiu e o volume de unidades vendidas no varejo diminuiu 1,9%.
Em compensação, o café solúvel teve queda de preço de 5,8% no mesmo período. Isso incentivou a troca do produto e a venda dessa categoria de café saltou 29,6% em um ano. O tipo solúvel, porém, segue com participação muito menor que a do café em pó no varejo brasileiro.
O mesmo fenômeno acontece com os óleos de cozinha. O óleo de soja aumentou 16% entre os primeiros trimestres de 2021 e 2022. Na esteira do reajuste, o consumo diminuiu em 4,9%.
Já os óleos especiais – como de milho, canola e girassol – tiveram reajuste menos intenso, de 4,5%, o que incentivou o consumo, que aumentou 27,8% em um ano.
O estudo da Kantar também observou movimento parecido em proteínas animais. O frango, que subiu 19,7% no período do estudo, viu o consumo estável no Brasil em um ano.
Já carnes processadas que normalmente têm custo por quilo mais elevado – como hambúrgueres, linguiças e outros embutidos – tiveram aumentos menos intensos nos preços.
Os hambúrgueres, por exemplo, tiveram aumento de 5,6% nos preços em um ano – bem menos que o frango e a carne bovina – o que que incentivou a demanda, que cresceu 5,6% no período.
Notícias Técnicas
O MTE, por meio da Secretaria de Inspeção do Trabalho, notificou cerca de 165 mil empregadores que não estão cumprindo suas obrigações no Programa Crédito do Trabalhador, conforme a Lei nº 10.820/2003.
Oportunidade de autorregularização é referente a rendimentos de arrendamentos de imóveis rurais e as divergências ultrapassam R$ 1,7 bilhão
A iniciativa é descrita pela CNM como uma ferramenta de inteligência fiscal no âmbito do Simples Nacional
Para facilitar o uso do portal web da EFD-Reinf pelos usuários do e-CAC, foi incluída nova opção na pesquisa avançada dos eventos da série R-4000
Notícias Empresariais
Liderar em um mundo incerto exige mais do que técnica. Exige visão de futuro, empatia e a capacidade de aprender, desaprender e reaprender
Deixar a sucessão para depois pode ser o fator que decide se a empresa vai durar ou virar apenas uma memória de família
Em um mercado automatizado, a conexão humana e a empatia se destacam como chaves para o crescimento consistente
Apesar das reservas robustas, o déficit em transações correntes cresce e aumenta a dependência de capitais voláteis, elevando a vulnerabilidade do País às oscilações do mercado global
Persistir, mais do que crescer, é o verdadeiro sinal de força no empreendedorismo brasileiro
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional