O MAT representa um marco na busca pela modernização do ambiente de negócios brasileiro
Área do Cliente
Notícia
Como gerenciar os conflitos de gerações nas empresas
Com o avanço das tecnologias ficou ainda mais evidente as diferenças entre as gerações de profissionais no mercado de trabalho.
Com o avanço das tecnologias ficou ainda mais evidente as diferenças entre as gerações de profissionais no mercado de trabalho. A mais recente, a geração Z, nasceu em um mundo digitalizado, praticamente conectado graças à Internet e aos inúmeros aplicativos de comunicação, algo que não existia em um passado não tão distante, na época em que os Baby Boomers nasceram.
Mas quando esses diferentes perfis de pessoas – Baby Boomers, gerações, X, Y, Millenials e geração Z – se encontram no mercado de trabalho é quando acontecem os já conhecidos “conflitos de gerações”. Isso se dá principalmente pelas visões de vida distintas dos indivíduos que nasceram em determinada época. Estamos falando de relacionamentos, trabalho, valores, realização pessoal.
Mas então qual seria a melhor forma de realizar a gestão desses colaboradores para amenizar essas diferenças e não comprometer sua produtividade?
Cabe aos líderes de suas áreas desenvolver maneiras de se comunicar com cada público de forma clara, identificando as particularidades de cada um e usando-as como ferramentas para motivá-los e extrair o melhor de cada talento.
Mas quem são as pessoas de cada geração?
Os Baby Boomers são aqueles indivíduos nascidos entre 1940 (época da Segunda Guerra Mundial) e 1960. São mais conservadores e buscam estabilidade no emprego e um bom plano de carreira. Podem apresentar alguma dificuldade de adaptação às novas tecnologias, mas possuem a experiência a seu favor. Estão acostumados a uma liderança de comando e controle de atividades.
A geração X é composta pelos nascidos entre 1960 e 1980. São pessoas que nasceram no início da revolução tecnológica. Almejam estabilidade no emprego, mas são adaptáveis aos novos modelos de trabalho. São comprometidos com a carreira mas possuem um senso de independência e empreendedorismo e apreciam feedbacks de seus superiores.
Os nascidos entre 1980 e os anos 2000 compõem a geração Y, ou “Millennials”. Eles vivenciaram a maioria dos avanços tecnológicos e quebra de paradigmas que conhecemos atualmente. Por terem acompanhado o processo de globalização, tendem a ser mais pessoas mais flexíveis, menos tradicionalistas e buscam objetivos profissionais maiores. Viram o início da Internet e o desenvolvimento das tecnologias de comunicação, estão mais acostumados com a tecnologia do que as gerações anteriores. Buscam ocupar cargos de liderança desde cedo, são multidisciplinares, inovadores e não se prendem apenas a bons salários quando buscam por uma oportunidade no mercado de trabalho.
Os indivíduos nascidos a partir do ano 2000 fazem parte da geração Z. Nasceram junto com a ascensão da tecnologia e estão bastante familiarizados com ela, não tendo problemas em trabalhar de forma virtual e remota. São mais imediatistas e individualistas, reflexo da tecnologia atual, e levam o seu mundo na palma da mão, graças a recursos como smartphones e tablets. Vivem em ritmo acelerado, são questionadores e impacientes. Não se apegam a construir uma carreira em uma empresa como um Baby Boomer, e se houver uma oportunidade mais interessante não hesitam em mudar de emprego. Preferem ambientes de trabalhos horizontalmente hierárquicos, motivadores e participativos. São talentos mais difíceis de reter em uma organização.
O líder moderno deve ter habilidade para entender as necessidades humanas e as particularidades individuais de cada geração, além de reconhecer que cada uma delas é impactada de forma única e de acordo com suas experiências, histórias de vida, momento atual, expectativas futuras, entre diversos outros aspectos.
Status, autonomia, relacionamento, entre outros, são importantes fatores motivacionais e isso, certamente, varia para cada indivíduo. Aquela afirmação de que uma recompensa financeira é o suficiente para manter a equipe motivada, não serve mais. As pessoas são diferentes e saber lidar com essas diferenças e expectativas, será um grande diferencial para as organizações.
Notícias Técnicas
O MTE, por meio da Secretaria de Inspeção do Trabalho, notificou cerca de 165 mil empregadores que não estão cumprindo suas obrigações no Programa Crédito do Trabalhador, conforme a Lei nº 10.820/2003.
Oportunidade de autorregularização é referente a rendimentos de arrendamentos de imóveis rurais e as divergências ultrapassam R$ 1,7 bilhão
A iniciativa é descrita pela CNM como uma ferramenta de inteligência fiscal no âmbito do Simples Nacional
Para facilitar o uso do portal web da EFD-Reinf pelos usuários do e-CAC, foi incluída nova opção na pesquisa avançada dos eventos da série R-4000
Notícias Empresariais
Liderar em um mundo incerto exige mais do que técnica. Exige visão de futuro, empatia e a capacidade de aprender, desaprender e reaprender
Deixar a sucessão para depois pode ser o fator que decide se a empresa vai durar ou virar apenas uma memória de família
Em um mercado automatizado, a conexão humana e a empatia se destacam como chaves para o crescimento consistente
Apesar das reservas robustas, o déficit em transações correntes cresce e aumenta a dependência de capitais voláteis, elevando a vulnerabilidade do País às oscilações do mercado global
Persistir, mais do que crescer, é o verdadeiro sinal de força no empreendedorismo brasileiro
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional