Mais de 8 mil empresas não optantes pelo Simples Nacional têm divergências e podem se autorregularizar
Área do Cliente
Notícia
Redes sociais: como a relevância cultural impacta o sucesso das marcas
Confira os números da recente pesquisa realizada pelo Twitter e a Kantar
Na era das redes sociais, ditar tendências e gerar impacto social relevante exercem papel importante sobre o desempenho das marcas no mercado, de acordo com uma pesquisa realizada pelo Twitter, em parceria com a consultoria Kantar, para entender as principais razões de decisão de compra para os brasileiros.
A relevância cultural de uma marca, ou seja, o conjunto de características que possam trazer algo positivo para a sociedade e estejam em conexão com os temas atuais, é decisiva quando o assunto é intenção de compra e recomendação. No primeiro caso, a correlação entre ambos é de 99%, enquanto que no segundo ela é de 98%.
O estudo também reforça a importância do engajamento das marcas nas redes sociais: quanto mais as marcas se conectam com tendências, eventos e questões da sociedade, mais são percebidas como culturalmente relevantes. Isso se reflete na atuação delas no Twitter, uma vez que empresas que usam continuamente a plataforma para essas conexões têm diferença de 10 pontos percentuais em relação a marcas que não estão presentes. A presença no Twitter, segundo o levantamento, traz um aumento de 16 pontos percentuais no awareness da marca, 10 p.p. na associação de mensagem, 6 p.p. de favorabilidade de marca e 3 p.p. de intenção de compra.
"Para as pessoas, é essencial que as marcas se conectem com os momentos importantes, sejam eventos, ocasiões ou pautas em discussão. Fazer parte do que está acontecendo na sociedade gera relevância e, consequentemente, beneficia sua marca dentro das prioridades dos consumidores", argumenta Camilla Guimarães, gerente de pesquisa do Twitter no Brasil. Para se ter uma ideia, outro estudo recente da rede social, em parceria com a Magna, mostra que a relevância cultural é o principal fator para decisão de compra para 26% dos consumidores.
Segundo o novo estudo, a presença em conversas sobre temas atuais, como uma grande manifestação pública, final de campeonato esportivo ou data comemorativa, tem se mostrado eficaz em diversos setores da indústria. É o caso da correlação entre o investimento no Twitter Brasil e a relevância cultural das marcas de refeições (96%), telecomunicações (85%), tecnologia (74%) e serviços financeiros (72%).
A pesquisa aponta também a forte influência da relevância cultural sobre a receita das empresas norte-americanas. Ao observar as principais marcas dos EUA, notou-se que há uma correlação de 73% entre a relevância e a receita. A pesquisa ouviu 2 mil brasileiros em dezembro de 2020 e considerou 100 marcas de 13 segmentos da indústria no país.
Notícias Técnicas
Novo marco regulatório garante interoperabilidade e segurança jurídica para contadores e empresas
O Ministério da Fazenda publicou a Portaria MF nº 1.853/2025, alterando pontos relevantes da Portaria MF nº 20/2023, que disciplina os julgamentos administrativos nas Delegacias de Julgamento da Receita Federal
Ampliação do Programa de Transação Integral (PTI) em 2026 incluirá débitos com agências e autarquias, elevando potencial de recuperação de créditos
Na contabilidade é preciso estar sempre atualizado sobre as novidades. Isso porque as mudanças são constantes e aceleradas
Notícias Empresariais
Descubra a diferença entre empreendedor e empresário e como desenvolver as duas habilidades para alcançar sucesso nos negócios
Quando conduzido com clareza, empatia e foco no desenvolvimento, até os feedbacks mais difíceis se tornam ferramentas de crescimento
A IA (inteligência artificial) impulsiona o ROI das empresas, modificando modelos de negócios, operações internas e estratégias
Prorrogação do drawback impede que exportadores prejudicados pelo tarifaço tenham de arcar com impostos e multas no caso de não conseguirem cumprir com as obrigações
O Brasil registrou, em maio de 2025, um total de 6,7 milhões de micro e pequenas empresas inadimplentes, segundo levantamento da Serasa Experian
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional