Mais de 8 mil empresas não optantes pelo Simples Nacional têm divergências e podem se autorregularizar
Área do Cliente
Notícia
Big idea – a mãe das boas ideias e como encontrá-la
O conselho de Aaron Swartz é a essência para você encontrar uma big idea: “seja curioso, leia tudo, tente coisas novas. O que as pessoas chamam de inteligência, se resume a curiosidade.”
A Big idea surge da curiosidade. É um conceito abstrato difícil de se explicar com palavras, mas em sua essência é algo que você sente. Ninguém sabe ao certo definir esse conceito, nem mesmo os mais famosos do marketing, mas, em linhas gerais, ela é uma ideia direta que não precisa de duas sentenças para fazer sentido. Quando ela é ouvida, impregna na sua cabeça por algum tempo.
Esse é o objetivo das big ideas: impregnar ideias na mente das pessoas, fazendo com que a sua mensagem se torne interessante. Afinal, ser interessante é bem melhor do que ser vendedor. Quando você tem uma big idea, você consegue se fazer lembrado e fica ecoando na cabeça do seu público e, posteriormente, vende para ele.
É com ela que você vai começar sua comunicação em qualquer coisa que você queira fazer no marketing e é através dela que será possível desenvolver anúncios, conteúdos e textos que corroborem com essa primeira ideia. Encontrando uma big idea, posso te dizer: você terá um marketing forte que impregna na cabeça das pessoas.
Para isso, separei alguns pontos que eu uso aqui na minha empresa e com a minha equipe que podem te ajudar a encontrar big ideas:
Elas não são um título, uma promessa nem um slogan
Ela é a ideia por trás disso, uma faísca que vem na sua cabeça. Quando você faz uma promessa ou fala demais dos benefícios, você demonstra a intenção de vender e não é esse o propósito. As big ideas muitas vezes têm um cunho emocional, aposte nos aspectos que despertam emoções. Esqueça dos verbos imperativos.
Exemplo do que NÃO é uma big idea: Tratar a ansiedade em até quatro sessões.
Exemplo de uma big idea: Ansiedade não é normal.
Elas são únicas e diretas
É uma única ideia, a ideia que vai nortear sua comunicação e que não vai falar do problema que você pode resolver e, sim, mostrar um conceito, lembrando de fazê-lo sem ressaltar benefícios ou promessas. Essas ideias precisam ser diretas para poderem impregnar - não precisa de duas sentenças para fazer sentido - se tem uma vírgula, já não é boa.
Não se apegue às suas primeiras ideias - leia, seja curioso
Para isso você vai precisar de repertório e só tem uma forma de obter isso: exercitando sua habilidade de observação - preste atenção no que acontece ao seu redor o tempo inteiro, ótimas big ideas podem sair de conversas alheias no elevador, por exemplo, experiencie coisas novas, leia sobre assuntos diversos e anote tudo para não correr o risco de esquecer.
Seja curioso, leia tudo, tente coisas novas. O que as pessoas chamam de inteligência, se resume a curiosidade.
Aaron Swartz
Pode parecer muito complicado, mas, com prática, encontrar uma big idea que impregna na cabeça do seu público e te fazem chegar até o momento de venda vai ficar cada vez mais fácil.
E lembre-se que as melhores campanhas nem falam o nome do produto, mas sim de uma única ideia que não surgiu de uma mente ultra inteligente, mas de uma pessoa curiosa.
Notícias Técnicas
Novo marco regulatório garante interoperabilidade e segurança jurídica para contadores e empresas
O Ministério da Fazenda publicou a Portaria MF nº 1.853/2025, alterando pontos relevantes da Portaria MF nº 20/2023, que disciplina os julgamentos administrativos nas Delegacias de Julgamento da Receita Federal
Ampliação do Programa de Transação Integral (PTI) em 2026 incluirá débitos com agências e autarquias, elevando potencial de recuperação de créditos
Na contabilidade é preciso estar sempre atualizado sobre as novidades. Isso porque as mudanças são constantes e aceleradas
Notícias Empresariais
Descubra a diferença entre empreendedor e empresário e como desenvolver as duas habilidades para alcançar sucesso nos negócios
Quando conduzido com clareza, empatia e foco no desenvolvimento, até os feedbacks mais difíceis se tornam ferramentas de crescimento
A IA (inteligência artificial) impulsiona o ROI das empresas, modificando modelos de negócios, operações internas e estratégias
Prorrogação do drawback impede que exportadores prejudicados pelo tarifaço tenham de arcar com impostos e multas no caso de não conseguirem cumprir com as obrigações
O Brasil registrou, em maio de 2025, um total de 6,7 milhões de micro e pequenas empresas inadimplentes, segundo levantamento da Serasa Experian
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional