Para algumas empresas, as férias coletivas são uma prática bastante comum. Geralmente, é uma carta na manga utilizada justamente no final do ano para enfrentar o desaquecimento comercial
Área do Cliente
Notícia
Quatro dicas para aumentar os índices de satisfação dos clientes nas vendas
Antes considerado apenas um aplicativo para conversas, o WhatsApp tem se tornado um caminho essencial para alavancar as vendas. Um estudo desenvolvido pela Opinion Box mostra que 57% das marcas já utilizam o aplicativo de conversas para essa questão, mas nem todas conseguem transmitir segurança a seus clientes, o que pode impactar negativamente na lucratividade do negócio.
Antes considerado apenas um aplicativo para conversas, o WhatsApp tem se tornado um caminho essencial para alavancar as vendas. Um estudo desenvolvido pela Opinion Box mostra que 57% das marcas já utilizam o aplicativo de conversas para essa questão, mas nem todas conseguem transmitir segurança a seus clientes, o que pode impactar negativamente na lucratividade do negócio.
Pensando em ajudar empresas que desejam aumentar a satisfação de seus nas compras realizadas via WhatsApp, a startup OmniChat, líder no segmento de implantação de chat-commerce, traz quatro dicas importantes. “As empresas necessitam enxergar o WhatsApp não só como uma opção para vendas, mas sim como um canal de comunicação utilizado para esse fim. O ideal é trazer ao cliente um clima de conversa, onde ele se sinta tão confortável como se estivesse enviando mensagem a um amigo ou um parente, aproximando-o do vendedor e facilitando a finalização “, explica Mauricio Trezub, CEO da OmniChat.
Confira:
1. Tenha um WhatsApp oficial para sua empresa: o WhatsApp tem que ser visto como um canal oficial de contato com a empresa. Existem hoje soluções de chat-commerce que permitem a integração de diversos vendedores a um único perfil do WhatsApp Business. Com isso, o cliente salva um único número de celular e pode contatá-lo a qualquer momento, além de ver o logo da organização no perfil e todas as informações necessárias para que se sinta seguro ao falar e concluir suas compras pelas redes sociais. Afinal, uma boa primeira impressão pode ser o primeiro passo para atingir e satisfazer as necessidades do seu público-alvo.
2. Seja ágil na sua resposta: A pandemia do novo coronavírus fez com que as relações virtuais passassem a ter uma importância maior e isso inclui as vendas. Isso significa que as empresas precisam estar preparadas para atender o volume de clientes que os procuram. Um estudo realizado com clientes da OmniChat mostrou que, em atendimento de até 5 minutos, a taxa de conversão tem uma média de 17%. Quando o tempo de espera é de mais de 1 hora por uma resposta, este número cai para 2%. Investir em uma estrutura de atendimento é essencial para não demorar nas respostas, transmitir uma imagem de falta de consideração e frustrar a expectativa de quem quer realizar uma compra.
3. Treine seus atendentes: sem preparação, não há como atender alguém de forma satisfatória. Segundo a mesma pesquisa da Opinion Box, 62% dos clientes se sentem mais atraídos a comprar com marcas que possuem um atendimento de qualidade. A pró-atividade é algo essencial para que um vendedor consiga convencer o comprador. Quanto mais completas e detalhadas forem as respostas, principalmente para dúvidas, mais seguro o consumidor fica de que está fazendo a melhor escolha. Enviar fotos de mais opções, caso haja, detalhar as especificações de produtos e, principalmente, explicar minuciosamente as formas de pagamento é o mínimo que um cliente espera em seu atendimento.
4. Explore todos os recursos oferecidos: emojis, áudios, vídeos e fotos. Esses são apenas alguns dos recursos disponibilizados pelo WhatsApp para humanizar as relações virtuais. E por que não trazer esses artifícios para as conversas comerciais? Isso pode ser um grande diferencial para o seu negócio.
“Essas são apenas algumas dicas para que os clientes se sintam mais satisfeitos com os serviços oferecidos, mas o melhor caminho para continuar evoluindo na relação com o consumidor é não ter medo de arriscar. Novas ideias surgem a qualquer momento e uma delas pode ser a solução inovadora que a sua marca necessita para seguir aumentando seus índices”, finaliza o CEO.
Notícias Técnicas
Em 2024, foi publicada a Lei nº 14.973, que aprovou as novas determinações sobre a desoneração da folha de pagamento
A bitributação é caracterizada pela cobrança de tributos incidentes sobre o mesmo fato gerador, por entes federativos distintos e no mesmo período
O balanço patrimonial e as demais demonstrações contábeis de fim de ano são, em regra, uma análise do índice de desempenho econômico e financeiro de uma empresa nos últimos 12 meses
Nota Técnica 2025.002.v.1.32 reúne novas adequações dos leiautes da NF-e e NFC-e à reforma tributária do consumo
Notícias Empresariais
Em um mercado acelerado, a diferença competitiva não está em fazer tudo rápido, mas em decidir certo e executar sem volta desnecessária
A adoção de práticas éticas deixa de ser diferencial e se torna exigência estratégica para RH, lideranças e governança, impulsionada por novas normas, IA e pressão das novas gerações
Questão passou a ser tratada como sobrevivência empresarial
Notícias e indicadores que podem influenciar os preços dos ativos nesta quarta-feira, 26 de novembro
Em meio à expansão da inteligência artificial nas empresas, habilidades humanas como criatividade, empatia, colaboração e inteligência emocional tornam-se essenciais para a relevância profissional em 2026
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional