Nos últimos meses, 90 estabelecimentos já foram autuados por descumprirem a obrigação de publicar o Relatório de Transparência Salarial; em setembro, novo levantamento será disponibilizado pelo governo
Área do Cliente
Notícia
2021: o ano para finalmente usar inteligência de dados na sua empresa
Já faz algum tempo que a inteligência de dados deixou de ser uma novidade e passou a ser encarada como um componente indispensável na estratégia de vendas de qualquer empresa B2B de grande porte, em qualquer lugar do mundo.
Já faz algum tempo que a inteligência de dados deixou de ser uma novidade e passou a ser encarada como um componente indispensável na estratégia de vendas de qualquer empresa B2B de grande porte, em qualquer lugar do mundo. No entanto, esse recurso demorou a chegar no Brasil e no cotidiano das pequenas e médias empresas, que só agora perceberam que podem e devem se beneficiar das vantagens competitivas que essa tecnologia traz para os negócios, sobretudo nas estratégias multicanal.
Em 2020, a crise causada pela pandemia escancarou ainda mais a necessidade do uso de inteligência digital para a sobrevivência dos pequenos negócios. Esse cenário também trouxe uma série de mudanças no perfil e comportamento do consumidor, que agora está mais digital, tornando os dados algo ainda mais vital para a saúde dos negócios. O crescimento de novas formas de consumo foi potencializado, principalmente, pela questão endêmica e sanitária imposta pelo distanciamento social decorrente da pandemia. Isso não significa que as vendas físicas acabaram, pelo contrário. Basta ver a movimentação intensa registrada no comércio físico durante os primeiros dias em que seu funcionamento voltou a ser autorizado. Mas certamente indica que os negócios precisam se reinventar para suportar trabalhadores e consumidores remotos, aumentando assim sua presença online.
Nesse contexto, a inteligência de dados vem assumindo uma importância ainda maior, quase que vital, para o futuro das empresas de qualquer tamanho, mas principalmente para as pequenas e médias. Quer um exemplo? De acordo com o Dell Technologies Index 2020, índice que mede a maturidade da transformação digital das empresas, 87,5% das empresas com escritório no Brasil tiveram alguma estratégia relacionada à transformação digital durante o ano passado. Uma vez dado esse o passo, a preocupação é entender todos os dados gerados por essa realidade e garantir a segurança neste ambiente. Ainda segundo o estudo, a principal preocupação com investimento dos respondentes é com cibersegurança e privacidade (66%) e a segunda é com análise e gestão de dados (65,5%).
Estudos como esse trazem um ponto de atenção muito forte que as empresas devem levar em consideração para os próximos anos: fazer com que a (tão falada e pouco praticada) cultura do data-driven faça parte das estratégias dos negócios visando o aumento da produtividade das organizações. Resumindo, todas as áreas de uma empresa devem estar preparadas para tomar decisões baseadas em dados estruturados, que possam se ajudar entre si e impulsionar o atingimento de metas e objetivos.
Com auxílio de tecnologias inovadoras de inteligência de dados, como as já conhecidas das grandes corporações, mas em breve trending topics entre as pequenas e médias, DMP (Data Management Platform) e CDP (Customer Data Platform), é possível identificar, por exemplo, as interações mais indicadas dadas o às particularidades de cada cliente, identificando o que é preciso fazer para atraí-lo e quais as ações mais efetivas para fidelizar esse consumidor. Portanto, a empresa passa ter em suas mãos o conhecimento da melhor abordagem, oferta e comunicação para cada tipo de mídias utilizado em sua estratégia de marketing e vendas.
Mas para alcançar eficiência no uso de dados, há dois desafios principais. O primeiro deles é contar com profissionais capacitados para implementar e manter as ferramentas em uso. Aqui estamos falando do desafio que a tecnologia nunca será capaz de substituir, o olhar humano para o processo. Em negócios de baixa maturidade tecnológica, de acordo com uma pesquisa da Gartner, os profissionais perdem 37% do tempo captando dados e 23% os gerenciando, apesar disso apenas 3% das informações captadas são realmente relevantes para o negócio. Agora imagine a tecnologia sendo responsável por todo esse processo e as pessoas voltadas para analisar os dados relevantes e tomar decisões com base neles.
O segundo desafio é ter em mãos as principais plataformas de maneira unificada. Nesse caso, para uma escolha atenta e criteriosa de provedores de tecnologia, passa a ser necessário considerar a capacidade técnica e o entendimento de negócio do provedor. Não adianta ter todo seu estoque cadastrado em um ERP que não está integrado à sua plataforma de vendas online e esta, por consequência, à sua estratégia de mídia.
A partir de 2021, a inteligência de dados e a personalização da experiência multicanal não podem andar separadas, para qualquer porte de empresa. O futuro que falamos por tanto tempo, chegou. Essa prática não é mais exclusiva para grandes empresas, a tecnologia está disponível e ao alcance de todos. Mais do que uma oportunidade, é o segredo para o sucesso!
Notícias Técnicas
Por meio da Solução de Consulta Cosit nº 156/2025, a Receita Federal entendeu que não há respaldo legal para a empresa sucessora se apropriar de créditos de PIS e Cofins
Norma publicada em 29 de agosto de 2025 amplia obrigações de instituições de pagamento na e-Financeira
Governo garante crédito facilitado, alívio fiscal e manutenção de empregos para empresas brasileiras afetadas pelas tarifas de 50% impostas pelos Estados Unidos
Novas regras para tributação de obras e serviços de construção civil
Notícias Empresariais
Gestão com foco no futuro fortalece empresas e estimula inovação contínua
Saiba o que esperar para o minidólar nesta terça (09)
Como evitar riscos tributários que podem gerar multas, processos e bloqueios e proteja o futuro da sua empresa
PCampanhas de desinformação e deepfakes impulsionadas por IA são cada vez mais usadas para acessar dados sensíveis, interromper operações e obter ganhos financeiros ou políticos
Empreendedores que aprendem a controlar o medo tendem a agir de forma mais estratégica e apresentam maiores chances de sucesso
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional