Para algumas empresas, as férias coletivas são uma prática bastante comum. Geralmente, é uma carta na manga utilizada justamente no final do ano para enfrentar o desaquecimento comercial
Área do Cliente
Notícia
7 coisas para não dizer a um funcionário
Ser um bom chefe também significa saber se expressar corretamente
Ao lidar com funcionários, às vezes a paciência é testada pela falta de motivação. Aliás, só porque você é o chefe não quer dizer que você é perfeito. Todos já se arrependeram de ter falado algo inapropriado. Mas, diferente de outros cargos, é responsabilidade ainda maior do chefe se manter calmo e medir as palavras. A última coisa que você quer é que seus deslizes verbais afetem a produtividade de sua equipe, causando problemas bem maiores.
O site da Entrepreneur elaborou uma lista com sete frases que nunca devem ser ditas no trabalho, especialmente para funcionários. Um único descuido pode acabar com a sua reputação e destruir sua credibilidade.
“Eu sou o chefe, e você precisa me obedecer.” Em um ambiente de trabalho, todos são adultos. Você não pode esperar que seus funcionários aceitem este tipo de hipocrisia. Se você estabelece diferenças, então não pode esperar respeito em retorno.
“Você é sortudo por ter um emprego.” Se é assim que você se sente sobre qualquer um que seja de seus funcionários, então talvez o sortudo seja você de ainda estar trabalhando. Ninguém é produtivo em ambientes onde as pessoas se sentem em constante débito. Se houve complicações com um determinado funcionário, lide com elas de forma profissional. Encontre soluções ou saiba reconhecer de prontidão o que não está mais funcionando. A ideia de que deveriam beijar seus pés é imatura e evidencia falta de liderança.
“Se você não quer, tem quem queira.” Qualquer um pode se chamar de gerente ou de chefe, mas um bom líder consegue motivar seus funcionários. Ameaçar tirar o emprego de alguém, para que a pessoa faça o que é mandado, é insustentável. Talvez eles até se sintam amedrontados e sigam as instruções, mas, cedo ou tarde, eles perderão a motivação e farão apenas o necessário. Isso se não houver um pedido de demissão antes.
“Por que você é o único a implicar com isso?” Se, no caso, o funcionário é inflexível e resistente, então saiba conversar com ele em particular. Já se você está falando de um funcionário que coopera, mas está tendo dificuldades com uma situação específica, então talvez você não esteja sabendo ouvi-lo e considerar as alternativas apresentadas. Ou ainda, a pessoa pode estar tendo um dia ruim e atípico. Qualquer que seja a complicação, não assuma que estão sendo teimosos sem motivo, e definitivamente não faça a pergunta acima. Não compare funcionários. É como comparar filhos – e isso nunca é uma boa ideia.
“Eu não tenho tempo para isso.” Você está falando sério? Você é o chefe. É o seu trabalho arranjar tempo. Em vez de rejeitar algum pedido, separe alguns minutos para atender seus funcionários assim que estiver livre.
“Você não sabe o que é estresse.” O estresse é relativo para cada um e todos têm o seu. Só porque você decidiu que o seu é mais intenso, não significa que isso é verdade nem que ele pode ser descontado nos outros.
“Você está vendo aquele nome na porta?” É verdade que você deve ter trabalhado duro para chegar onde está, ou ainda que investiu dinheiro e tempo para empreender. Mas usar seu poder dessa forma não é válido. Mesmo sendo habilidoso, você precisaria de muita sorte para segurar seu negócio sem funcionários.
Notícias Técnicas
Em 2024, foi publicada a Lei nº 14.973, que aprovou as novas determinações sobre a desoneração da folha de pagamento
A bitributação é caracterizada pela cobrança de tributos incidentes sobre o mesmo fato gerador, por entes federativos distintos e no mesmo período
O balanço patrimonial e as demais demonstrações contábeis de fim de ano são, em regra, uma análise do índice de desempenho econômico e financeiro de uma empresa nos últimos 12 meses
Nota Técnica 2025.002.v.1.32 reúne novas adequações dos leiautes da NF-e e NFC-e à reforma tributária do consumo
Notícias Empresariais
Em um mercado acelerado, a diferença competitiva não está em fazer tudo rápido, mas em decidir certo e executar sem volta desnecessária
A adoção de práticas éticas deixa de ser diferencial e se torna exigência estratégica para RH, lideranças e governança, impulsionada por novas normas, IA e pressão das novas gerações
Questão passou a ser tratada como sobrevivência empresarial
Notícias e indicadores que podem influenciar os preços dos ativos nesta quarta-feira, 26 de novembro
Em meio à expansão da inteligência artificial nas empresas, habilidades humanas como criatividade, empatia, colaboração e inteligência emocional tornam-se essenciais para a relevância profissional em 2026
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional