As atualizações dizem respeito a verificações necessárias no conjunto de regras aplicadas tanto à SEFIN Nacional, documentos fiscais autorizados no ambiente nacional
Área do Cliente
Notícia
Não existe fracasso, existe feedback.
Na programação neurolinguística (PNL), usa-se o termo “modelo de mundo” para se referir a todas as experiências e memórias individuais que coletamos no decorrer da nossa vida.
O nosso modelo de mundo é influenciado pela nossa cultura, pelas pessoas da nossa convivência e pelo ambiente em que vivemos. Quando você expõe a sua opinião ou ponto de vista você está usando o seu modelo de mundo, e a partir desse raciocínio, pode-se concluir que os feedbacks dizem muito mais sobre quem os deu do que quem os recebeu.
Feedback pode ser um tema delicado, a depender de como ele é interpretado. Muitas pessoas sentem-se constrangidas em dar feedbacks e outras se sentem desconfortáveis com a possibilidade de recebê-los. A PNL aborda o tema de uma forma simples e esclarecedora: o ponto de partida é de que não existe fracasso e sim feedback. Partindo desse pressuposto, receber um feedback significa poder evoluir e avançar.
Outro esclarecimento é de que o feedback, por ser baseado em um modelo de mundo específico, não é uma verdade absoluta e pode ser simplesmente descartado. Ao receber um feedback, a atitude correta é de ouvir e agradecer. A informação pode ser utilizada pelo receptor na sua totalidade, em partes, ou até ser descartada, caso ele julgue que ela não é coerente o suficiente.
Feedbacks aleatórios não trazem informação relevante e podem confundir mais do que direcionar. Imagine, por exemplo, alguém que recebeu a logomarca do seu novo negócio e se sente inseguro. O ideal seria buscar pessoas cujo conhecimento sobre design e branding estejam presentes nos seus modelos de mundo. Esses conhecimentos são fundamentais para que o feedback seja coerente. Ao invés disso, muitos procuram familiares e amigos e recebem feedbacks mais emocionais e menos técnicos.
Segundo a PNL, a melhor formato de feedback é o “sanduíche”. Ele funciona em camadas: deve-se iniciar com um reconhecimento, em seguida com sugestões concretas de melhoria e, finalmente, deve-se apontar algo extremamente positivo no comportamento do receptor, a “cereja do bolo”. Esse tipo de feedback engaja e direciona.
No caso da logomarca citado acima, poderia ser algo do tipo: “Eu reconheço a intenção do design de fazer uma logo única. Na minha percepção, há três pontos a serem melhorados: a escolha das cores, a proporção entre os elementos e o tamanho da fonte. O ponto alto da logo está na autenticidade dos elementos escolhidos. Ela representa bem o seu modelo de negócios.”
Se o feedback engaja e direciona, ele terá atendido bem à sua função. É bem simples. Experimente!
Notícias Técnicas
Novas regras para preenchimento do DLI (código 2062) e critérios de Resoluções CMN e BCB
Locações e vendas continuarão com carga tributária equilibrada; novo cadastro trará mais segurança para proprietários e compradores a partir de 2027
Conteúdo já encontra-se disponível para download
NBC TPE 01 orienta escrituração de receitas e despesas, garantindo transparência e auditabilidade para partidos e candidatos
Notícias Empresariais
É preciso tratar a mentoria reversa como estratégia para oxigenar o repertório de líderes
Setor movimenta trilhões no Brasil e oferece opções de renda fixa, ações e FIIs
Mais do que gestos simbólicos, são escolhas aparentemente simples como o momento certo de assumir que podem definir o tom de uma gestão
Os próximos meses prometem ser desafiadores para as empresas, que precisam preparar as bases para um novo ciclo fiscal
Como o Blockchain resolve os problemas dos negócios modernos
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional